Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HP dv4 La-4117p nao liga

Avalie este tópico:

BRAYM NETWORKS

Posts em destaque

Fernando, repare bem no esquema, os PQ305 e 306 são ativados pela tensão de 5V que está sempre presente no TPS51125, ao receberem esta tensão eles enviam ao Terra os sinais de ENTRIP desabilitando assim as saidas controladas por PWM.

Removendo os PQ, as ENTRIPS ficam open e as saidas das bobinas são habilitadas.

Com o aparelho em perfeito funcionamento, o I/O dispara o sinal de EC_ON que mata a tensão de 5V impedindo que os PQ cheveiem e matem as ENTRIPS.

Já vi tanto este esquema que acabei de escrever tudo isto de cabeça  :)):)) :)) Malditos computadores  :)):)) :))

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas depois...
  • Respostas 104
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Principais posts deste tópico

Imagens Postadas

amigos, soh pra constar que não abandonei o tópico, a maquina continua comigo na bancada aguardando a chegada do I/O...

Essa IO ta vindo de Jegue? rsrsrs.

nem me fala cara, to na maior espectativa, falei ontem com o vendedor e disse q extraviou nos correios e que estaria mandando hj uma nova peça, é f...

Link para o comentário

Pessoal, beleza²²

Vamos lá... chegou o I/O , fiz a substituiçao e voltei os pq305 e pq,306, mas nao ligou, verifiquei q na bobina tenho os 5v, mas na outra bobina nao tenho os 3v... regravei a bios tbm mas sem chance.... eu poderia injetar os 3v nessa bobina q ta faltando ?

Link para o comentário

Atualizando, injetei 3v na pl302 ai o jack acendeu, logo pensei resolvi, mas antes de ver aonde poderia puxar corretamente os 3v, apenas com a fonte original ligada ao jack percebi que o PU301 frita os dedos, seria ele o problema de nao estar tendo os 3v na pl302, ou eu que fiz cagada ?

Link para o comentário

Bom, se temos 5V novamente já é um bom sinal.

Quem ativa a saída de 3V que passa pela bobina é a ENTRIP2, remova o PQ306 e veja se a linha de 3V passa a funcionar.

-O TPS deveria estar funcional já que voce anteriormente removendo os PQ305 e 306 obteve os 3 e 5 volts controlados por PWM.

-Um curto na linha de 3V também mataria a sua linha de 5V.

-Acredito que o TPS pode estar esquentando por voce estar aplicando tensao com a ENTRIP2 aterrada.

Boa sorte  8)

Link para o comentário

Bom, se temos 5V novamente já é um bom sinal.

Quem ativa a saída de 3V que passa pela bobina é a ENTRIP2, remova o PQ306 e veja se a linha de 3V passa a funcionar.

-O TPS deveria estar funcional já que voce anteriormente removendo os PQ305 e 306 obteve os 3 e 5 volts controlados por PWM.

-Um curto na linha de 3V também mataria a sua linha de 5V.

-Acredito que o TPS pode estar esquentando por voce estar aplicando tensao com a ENTRIP2 aterrada.

Boa sorte  8)

Amigo, retirei o pq306 e agora eu tenho novamente os 3v na bobina, e agora?

Link para o comentário

Bom, vamos repassar um pouco a situacao até agora....

O TPS precisa de ENTRIPS 1 e 2 abertas para poder habilitar as saidas de 5 e 3 volts respectivamente.

As ENTRIPS sao controladas pelos transistores PQ305 e PQ306, estes tem a sua base sempre alimentada por VL (pin 17 do TPS), quando o I/O comeca a trabalhar, ele dispara EC_ON que vai aterrar a tensao de VL e permitir que as ENTRIPS sejam liberadas do contato com o terra, habilitando assim as saidas de 5 e 3 volts que passam pelas bobinas.

Existe o sinal de EC_ON ??  Voce pode verificar isso no gate de PQ307.

Se o sinal existe, e as ENTRIPS efetivamente deixaram de estar conectadas ao terra o aparelho deveria funcionar. Claro, existem vários fatores que poderiam interferir nesta teoria, mas......  voce ligou 3V na PL302 e o aparelho deu sinais de vida, portanto agora que voce tem os 3V na bobina o aparelho também deveria dar sinais de vida.

Link para o comentário

O sinal de EC_ON está ausente.

Estou com uma placa dessas aqui na minha mao pensando como o LED pode ter funcionado aplicando 3V coma  fonte e nao com o TPS funcionando normalmente.

As possibiliddes que me ocorrem no momento sao

Verificar o funcionamento de Q44 - Se este estiver em curto vai matar o pulso de EC_ON

Estive também aproveitando para realizar alguns testes e descobri que.....

RSMRST nesta placa só aparece depois de presionado o botao de power, mas um pulso que nasce no I/o e está sempre presente é o de PWRBTN_OUT# que somente deve ter uma oscilacao depois de pressionar o botao de power.

O cristal Y7 sem duvidas é importante para o funcionamento do integrado porém, mesmo sem ele o AC_LED ascende e o pulso de PWRBTN_OUT# é liberado, ou seja, o I/O trabalha ao menos parcialmente sem o seu cristal.

Outra coisa que reparei me baseando no relato acerca do AC_LED é que inmediatamente depois que o I/O comeca a funcionar, ele aterra o seu pin97 permitindo que o PQ3 conduza e ligue o ledzinho do carregador, ou seja, ao menos por um momento o seu I/O estava funcionando.

Link para o comentário

Estou com uma placa dessas aqui na minha mao pensando como o LED pode ter funcionado aplicando 3V coma  fonte e nao com o TPS funcionando normalmente.

Verificar o funcionamento de Q44 - Se este estiver em curto vai matar o pulso de EC_ON

RSMRST nesta placa só aparece depois de presionado o botao de power, mas um pulso que nasce no I/o e está sempre presente é o de PWRBTN_OUT# que somente deve ter uma oscilacao depois de pressionar o botao de power.

O cristal Y7 sem duvidas é importante para o funcionamento do integrado porém, mesmo sem ele o AC_LED ascende e o pulso de PWRBTN_OUT# é liberado, ou seja, o I/O trabalha ao menos parcialmente sem o seu cristal.

Outra coisa que reparei me baseando no relato acerca do AC_LED é que inmediatamente depois que o I/O comeca a funcionar, ele aterra o seu pin97 permitindo que o PQ3 conduza e ligue o ledzinho do carregador, ou seja, ao menos por um momento o seu I/O estava funcionando.

Cara, desculpa-me a ignorancia e falta de conhecimento, mas como testo p\ saber se o q44 esta em curto.. mais uma vez desculpa-me

Link para o comentário

medindo o q44 ele esta da mesma maneira que o pq307 (tensoes iguais)

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...