Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

fontes chaveada

Avalie este tópico:

nereu1301

Posts em destaque

Bom dia

Tenho recebido diversas fontes originais para conserto.

Muitas são simples fuzíveis, capacitores ou resistores mas outros são de conserto um pouco mais complexos como recebi um esta semana e não consegui consertar.

A fonte teve um curto que fez um estrago grande, consegui fazer retornar o primário mas não teve jeito de voltar o secundário

e é ai que quero chegar.

Quero propor um subforum para tratar de fontes chaveadas!

Para simples troca de capacitores e fuzíveis a net tá cheia de tutorias, mas quando é um pouco mais complicado não tem nada (ou quase nada).

Acho que é um ganho interessante e que normalmente não nos toma muito tempo.

Procurei aqui no forum e encontrei muito pouco. Se não fui muito eficiente na procura me desculpem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho bem legal poder consertar essas fontes,

o problema é o valor, pois eu vendo fontes originais por volta de R$ xxx,00 e ja tendo algum lucro, Se for consertar a do cliente, se perder 30 minutos ja temos que cobrar pelo menos uns R$ xx,00 o que praticamente inviabiliza o conserto.

O que vc's acham disso ?

Ps. Desculpem postar valores, mas foi necessário para explicar minha opnião.

-----------------------------------

Não é permitida a postagem de valores no fórum.

Link para o comentário

aqui trabalho da seguinte maneira.

troca de Fio, indutor com o fio quebrado, retificador em curto conserto.

complicou um pouquinho vendo outra pro cliente.. não vale a pena perder muito tempo nesses aparelhos..

alem de já ter algum material sobre isso aqui no forum..

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Amigo Alexandre, compreendi a idéia e é mais ou menos por ai mesmo.

Eu projeto um ganho mensal e esse ganho vai me dizer qual é o valor da minha hora trabalhada e se o serviço que vou executar pagar essa hora, não recuso o serviço. Normalmente esses pequenos serviços são lucrativos.

Amigo Perciva, eu imagino um subforum mais detalhado e especifico, mas valeu. Vou dar uma conferida mais a fundo no que já tem

Link para o comentário

Amigo eu procedo da seguinte maneira com estas fontes chaveadas...recebo várias para conserto então oque eu faço abro ela e analiso o primário dela para ver se existe curto até os transistores chaveadores...ou até a analise de tensão do standbay caso passe disso não arrumo porque acaba se tornando inviável...e arrumo outra fonte recondicionada ou nova dependendo do bolso do cliente fica a dica...

Link para o comentário

Também faço  como o amigo IBANEZ10, Msa geralmente troco a fonte do cliente por uma nova

ou recondicionada, ae o cliente que decide.

A velha do cliente  fica na base da troca, e ae quando minha mulher tem tempo ela conserta a fonte,

se valer a pena.

sim, minha mulher é técnica tb.

Edson

Link para o comentário

Obrigado pelas respostas.

A base de troca realmente é uma boa ideia. Vou por em prática. Recebo a estragada e depois com calma a conserto.

Já que agora estou no local certo, vou aproveitar para tirar uma duvida com os amigos:

Se tenho tensão correta em todo o primário mas nada no secundário qual componente poderia estar com problema?

Link para o comentário

neste caso somente testando os componentes do secundário...mas verifica sempre os diodos do retificador que parecem com transistores mas na verdade são diodos..outro componentes que danifica muito e o CI de tensão do power good,mas caso ele danifique somente outro do mesmo modelo para poder substituir...uma coisa que acontece muito nestas fontes e problema de solda fria muitas imperceptível a olho nu ..oque da para fazer neste caso pegar soprador de ar quente e começar a soprar ar na placa do lado da trilhas na placa toda ele acaba ressoldando toda placa e fica funcionando tranquilo espero ter ajudado....caso foi útil não esqueça do joinha..

Link para o comentário

Boa noite

Amigo Ibanez10, é justamente até ai que eu encontro tensão.

A leitura desse componente seria do lado primario corrente alternada (110 no anodo e catodo) e continua no lado secundario (20 no emissor e coletor)?

Você diz na mensagem que o ci deve ser igual. não é possível um semelhante nas tensoes?

Link para o comentário

Amigo neste CIs sempre tem uma numeração..faça o seguinte pela numeração dele pega o datasheet do CI...observe sempre que o Vcc dele geralmente e o pino 12 ou 13 depende muito do CI..medi a tensão deste pino caso não esteja chegando tensão o CI esta em curto...mas também da para saber no teste a frio pra ver se o CI esta em curto caso não consiga o datasheet...com ponteira vermelha do multímetro analógico na escala X1 coloca ela no terra do secundário e aponta preta no pino Vcc do CI se o ponteiro mexer o CI esta em curto..

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...