Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Reflow Maneira correta de fazer

Avalie este tópico:

mjske1496858115

Posts em destaque

Tome cuidado pois a distancia da placa e o soprador e o tempo depende da qualidade da sua estação de ar, algumas pessoas escolhem colocar fluxo Tb o padrão FluxPlus EFD PN7019057, ele é muito bom mais aconselho vc a usar sem fluxo para teste e se for fazer para finalizar com fluxo, mias aconselho que a melhor forma de fazer um BGA e Reballing, mais fica a dica para sua pergunta.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tome cuidado pois a distancia da placa e o soprador e o tempo depende da qualidade da sua estação de ar, algumas pessoas escolhem colocar fluxo Tb o padrão FluxPlus EFD PN7019057, ele é muito bom mais aconselho vc a usar sem fluxo para teste e se for fazer para finalizar com fluxo.

Abraço se gostou de um joinha.

Não é aconselhável o uso de fluxo,pois vc irá fazer o chip "sambar" na placa.Faça apenas o ME,se subir imagem faço o reballing direto.Existem casos que mesmo o ME não dando certo,com o reballing resolve.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Reflow NÃO EXISTE como procedimento de conserto (nem amador), porque NÃO FUNCIONA, simples assim.

Reflow são aqueles métodos bárbaros que os leigos têm postado às centenas no youtube e depois nos comentários todos ficam ofendendo as assistências e os técnicos, dizendo que "cobram uma facada só para dar uma aquecidinha na placa achando que as pessoas são otárias".

Márcio Campos

Link para o comentário

como vc faz esses teste felepego

Olá , são testes mais complexos amigo ! Requer grande experiência em placas de Notebook

amigo acho que o pessoal aqui do fórum deve saber um pouco ou bastante de eletrônica,por mais complexo que seja o teste não custa nada vc tentar passar suas experiencias e conhecimentos para a comunidade daqui do fórum,o máximo que pode acontecer é vc estar usando aparelhos de testes que alguns não tenha como um osciloscópio,mais uma dica por menor que seja sera recebida por todos com muita gratidão.

fica ai meu apelo colega.

Link para o comentário

Olá ,  São inúmeros defeitos causados por BGA e inúmeros testes a fazer. Complexo que eu falo é porque levei tempo demais para aprender isso.Então , se quer consertar placa de Notebook ESTUDE !!! A persistência é o menor caminho do êxito.

Charles Chaplin

boa noite colega,porque estamos cadastrados aqui neste fórum?para aprender e compartilhar nossos conhecimentos certo?"conhecimento sem compartilhar é um conhecimento morto"pois somente vai servir para vc,e se vc esta aqui como eu estou tambem,é sinal que nosso conhecimento não é tão grande assim.

colega não leve a mal oque estou lhe falando,eu simplesmente estou colocando o meu ponto de vista em relação de se saber e não querer compartinhar,quanto a vc querer ou não isso é com vc,um abraço.

Link para o comentário

Oi, a melhor maneira de fazer um refluxo com uma estação de ar quente, pré aquecer o BGA a 150 graus, durante 2 min, (ele coloca líquido ou gel fluxo Amtech 559 a esta temperatura), em seguida, a 180 graus durante 2 minutos e, em seguida, a 220 graus durante mais 2 minutos, de modo não realçou a BGA. Desculpas para o meu Português.

Para temperaturas, você deve colocar um aparelho e vá freou verificando o mesmo

Link para o comentário

Bom  , não fugindo do assunto do tópico Reflow  Maneira correta de fazer. Amigo , eu te indico não trabalhar com reflow.No início eu trabalhava assim  :Notebook chegava , se eu detectasse problema de BGA eu fazia o reflow e entregava a máquina pro cliente e alguns voltavam cerca de 60 % e eu fazia reball , só que quando eu colocava o chip na placa , o mesmo estava em curto.Então tinha que comprar outro chip . Agora eu apenas faço reball(em chips que funcionam reball,pois tem chip que fica em curto fácil MCP ) ou troco logo o chip , bom é isso, o melhor é o reball ou a troca do chip .

Link para o comentário

Isso acontecia porque o BGA já levava muito aquecimento e acaba por pifar!

se contar os aquecimentos que fazia!

(1) soldadora de fabrica (2) o reflow (3) retirar quando voltava com reclamação (4) aplicar as esferas (5) soldar de novo.

Isto tudo se tudo correr bem que por vezes as esferas não ficam bem e tem de se aquecer de novo!

Eles aguentam mas também não se pode abusar!

Um abraço e tenha cuidado com aquecimentos desnecessários.

Link para o comentário

hj em dia eu nao faço mais reball faço um ME se der certo troco o chip por um novo esse nao falha nao tem volta mais eu to fazendo pouquissimos ainda bem pois sao 2 coisas que nao gosto de fazer BGA e Troca do super I/O

Eu ja prefiro ter de fazer reball que ficar pesquisando defeitos, multi io e uma delicia de trocar.

Link para o comentário

Q tal assim,  :D  :D  :D :D  :D  :D  :D

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
viu que o cara nem tirou a placa da carcaça...  :o  :o  :o  :o  :o

ou assim...

>>>> Assim com o forno no maximo, por 30 minutos... hehehe...

ou quem sabe assim... Com esse metodo aproveita e coloca um frango para assar na lamparina, rs.

Link para o comentário

Bons vídeos para rir :D:D:D

Mas temos de dizer a verdade que resolve la isso resolve, o material vai dilatar com o calor e faz com que faça contacto.

E ao ligar, liga e fica a trabalhar passado pouco tempo podem voltar a desmontar para fazer tudo de novo ate que chega o dia que não resolve mais.

Isto só serve para despistar avaria!

Depois de comprovar para dar ao cliente o melhor serviço, ou faz Reballing ou troca mesmo o BGA por um novo.

Link para o comentário

Vou passar pra vc a minha experiência com REFLOW e, apesar da maioria não gostar, comigo funciona a mais de 7 anos, então não vou muito pela opinião dos outros que não fazem do meu jeito.

Eu tenho o costume de dar duas opções para os meus clientes, quando são assistências, o reflow e o reballing, cada um com seu valor, ai ele decide o que acha melhor.

Eu dou garantia no meu reflow porque não faço um simples ME, que serve somente pra vc identificar o defeito.

O correto é ser feito com estação, não recomendo de forma alguma fazer um reflow com ar quente, ai sim vai acontecer o que a maioria aqui relata.

Pra reflow não precisa ser uma estação top, mas tem que ter temperatura controlada.

Faço da seguinte forma:

Prepare a placa como se fosse fazer um reballing, retire plásticos e coloque fita de aluminio em cima do BGA se ele tiver capacitores, como os 6500.

Remova toda a resina do BGA.

Coloque um bom fluxo nas laterais do BGA, uma fina camada somente. ( Uma boa forma de saber que não colocou fluxo demais, é verificar, após o reflow, que não ficou fluxo do lado de fora do BGA)

Ponha a placa na estação e deixe a temperatura chegar aos 200°, vá cutucando o BGA até perceber que ele soltou, após soltar, aguarde 10 segundos e desligue a estação.

Com isso vc amoleceu todas as esferas, o fluxo ajudou as esferas que estavam com mal contato a se fixarem melhor nos pads e o BGA só sofreu um aquecimento, enquanto que em um reballing, ele sofre no mínimo, se tudo der certo de primeira, 3 aquecimentos.

Existe também a técnica de colocar uma moeda de 5 centavos em cima do BGA, mas eu só faço isso quando o BGA é pequeno, como antigamente nos 6100 e 6500.

Mas nada impede de se usar uma nos outros modelos, não vejo prejuízo nisso, mas tem que ser no máximo uma de 5 centavos, por causa do peso das outras.

Não estou recomendando o REFLOW pra ninguém, só quis deixar o meu relato que existem técnicas diferentes pro mesmo procedimento, por isso para alguns funciona e para outros não.

Depois de comprei minha R490 raramente faço reflow, mas as vezes aparece uma placa ou outra que liga e trava, indicando que deve ter poucos pontos com solda fria, ai faço só o reflow e nunca tive retorno desses.

Posso te dizer que reflow não funciona nos DV4, DV5, etc, já fiz alguns para testes e 30% voltaram, então não vale a pena, nesses casos só reballing mesmo.

• Joinha 2
Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...