Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Reflow Maneira correta de fazer

Avalie este tópico:

mjske1496858115

Posts em destaque

Q tal assim,  :D  :D  :D :D  :D  :D  :D

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
viu que o cara nem tirou a placa da carcaça...  :o  :o  :o  :o  :o

ou assim...

>>>> Assim com o forno no maximo, por 30 minutos... hehehe...

ou quem sabe assim... Com esse metodo aproveita e coloca um frango para assar na lamparina, rs.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Não esqueça dos potinhos de iogurte para acabar de empenar a placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou passar pra vc a minha experiência com REFLOW e, apesar da maioria não gostar, comigo funciona a mais de 7 anos, então não vou muito pela opinião dos outros que não fazem do meu jeito.

Eu tenho o costume de dar duas opções para os meus clientes, quando são assistências, o reflow e o reballing, cada um com seu valor, ai ele decide o que acha melhor.

Eu dou garantia no meu reflow porque não faço um simples ME, que serve somente pra vc identificar o defeito.

O correto é ser feito com estação, não recomendo de forma alguma fazer um reflow com ar quente, ai sim vai acontecer o que a maioria aqui relata.

Pra reflow não precisa ser uma estação top, mas tem que ter temperatura controlada.

Faço da seguinte forma:

Prepare a placa como se fosse fazer um reballing, retire plásticos e coloque fita de aluminio em cima do BGA se ele tiver capacitores, como os 6500.

Remova toda a resina do BGA.

Coloque um bom fluxo nas laterais do BGA, uma fina camada somente. ( Uma boa forma de saber que não colocou fluxo demais, é verificar, após o reflow, que não ficou fluxo do lado de fora do BGA)

Ponha a placa na estação e deixe a temperatura chegar aos 200°, vá cutucando o BGA até perceber que ele soltou, após soltar, aguarde 10 segundos e desligue a estação.

Com isso vc amoleceu todas as esferas, o fluxo ajudou as esferas que estavam com mal contato a se fixarem melhor nos pads e o BGA só sofreu um aquecimento, enquanto que em um reballing, ele sofre no mínimo, se tudo der certo de primeira, 3 aquecimentos.

Existe também a técnica de colocar uma moeda de 5 centavos em cima do BGA, mas eu só faço isso quando o BGA é pequeno, como antigamente nos 6100 e 6500.

Mas nada impede de se usar uma nos outros modelos, não vejo prejuízo nisso, mas tem que ser no máximo uma de 5 centavos, por causa do peso das outras.

Não estou recomendando o REFLOW pra ninguém, só quis deixar o meu relato que existem técnicas diferentes pro mesmo procedimento, por isso para alguns funciona e para outros não.

Depois de comprei minha R490 raramente faço reflow, mas as vezes aparece uma placa ou outra que liga e trava, indicando que deve ter poucos pontos com solda fria, ai faço só o reflow e nunca tive retorno desses.

Posso te dizer que reflow não funciona nos DV4, DV5, etc, já fiz alguns para testes e 30% voltaram, então não vale a pena, nesses casos só reballing mesmo.

2

Penso e trabalho da mesma forma que vc tiburfi na grande maioria os clientes optam pelo refllow e até hj só voltou 10%dos que fiz.

Agora lamparina com potinho de iogurte foi demais.

Link para o comentário

Existe um culpado bem real nos dias de hoje. Que todos sabemos e os fabricantes também o sabem. E eles próprios têm a solução para tudo isto.

Aplicar o Chumbo que foi proibido no estanho!

Solda sem chumbo é o culpado, dou deixar um link que explicar o que acontece.

Espero que gostem

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Um abraço

Link para o comentário

Vou passar pra vc a minha experiência com REFLOW e, apesar da maioria não gostar, comigo funciona a mais de 7 anos, então não vou muito pela opinião dos outros que não fazem do meu jeito.

Eu tenho o costume de dar duas opções para os meus clientes, quando são assistências, o reflow e o reballing, cada um com seu valor, ai ele decide o que acha melhor.

Eu dou garantia no meu reflow porque não faço um simples ME, que serve somente pra vc identificar o defeito.

O correto é ser feito com estação, não recomendo de forma alguma fazer um reflow com ar quente, ai sim vai acontecer o que a maioria aqui relata.

Pra reflow não precisa ser uma estação top, mas tem que ter temperatura controlada.

Faço da seguinte forma:

Prepare a placa como se fosse fazer um reballing, retire plásticos e coloque fita de aluminio em cima do BGA se ele tiver capacitores, como os 6500.

Coloque um bom fluxo nas laterais do BGA, uma fina camada somente. ( Uma boa forma de saber que não colocou fluxo demais, é verificar, após o reflow, que não ficou fluxo do lado de fora do BGA)

Ponha a placa na estação e deixe a temperatura chegar aos 200°, vá cutucando o BGA até perceber que ele soltou, após soltar, aguarde 10 segundos e desligue a estação.

Com isso vc amoleceu todas as esferas, o fluxo ajudou as esferas que estavam com mal contato a se fixarem melhor nos pads e o BGA só sofreu um aquecimento, enquanto que em um reballing, ele sofre no mínimo, se tudo der certo de primeira, 3 aquecimentos.

Existe também a técnica de colocar uma moeda de 5 centavos em cima do BGA, mas eu só faço isso quando o BGA é pequeno, como antigamente nos 6100 e 6500.

Mas nada impede de se usar uma nos outros modelos, não vejo prejuízo nisso, mas tem que ser no máximo uma de 5 centavos, por causa do peso das outras.

Não estou recomendando o REFLOW pra ninguém, só quis deixar o meu relato que existem técnicas diferentes pro mesmo procedimento, por isso para alguns funciona e para outros não.

Depois de comprei minha R490 raramente faço reflow, mas as vezes aparece uma placa ou outra que liga e trava, indicando que deve ter poucos pontos com solda fria, ai faço só o reflow e nunca tive retorno desses.

Posso te dizer que reflow não funciona nos DV4, DV5, etc, já fiz alguns para testes e 30% voltaram, então não vale a pena, nesses casos só reballing mesmo.

Reflow e raro sair bem feito como o caro colega, e so funciona bem se a qualidade da solda for boa e nao estiver com muito oxido, pois com o tempo as soldas vao se fragmentando e o oxigenio vai penetrando adentro criando varias camadas de oxido, tanto interno as bolinhas e fora dela...  Tao logo a solda por mais que seja refundida, nao fica com a mesma qualidade de uma solda nova. Ra fiz alguns reflows aqui que ja estao durando mais de 1 ano, enquanto um bga bem feito ja tem mais de 3 anos, sei disso porque uso as maquinas aqui na oficina. Maquinas que uso dioturnamente.

Ou seja, quando a solda dos pads ainda estiverem brilhante ainda compensa Reflow, porem se elas estao foscas siguinifica que esta ja oxidada e provavelmente toda trincada...

Concorda?

Link para o comentário

sem duvidas o reball é melhor, maiss, ja fiz algunssss e alguns reflaw, possuo ir6000, das marcas acer,dell,sony,philco que eu ja fiz o reflaw, muito raramente voltaram por mesmo defeito, tem not que fiz reflaw e ja passa de 1 ano e ainda estão perfeitas.. as que voltavam bastante eras os famosos hp DVs.

Link para o comentário

sem duvidas o reball é melhor, maiss, ja fiz algunssss e alguns reflaw, possuo ir6000, das marcas acer,dell,sony,philco que eu ja fiz o reflaw, muito raramente voltaram por mesmo defeito, tem not que fiz reflaw e ja passa de 1 ano e ainda estão perfeitas.. as que voltavam bastante eras os famosos hp DVs.

Darlan, na nossa área não dá para sabermos o verdadeiro sucesso dos consertos, pois acreditem ou não, grande parte das vezes que o defeito volta a acontecer o cliente não retorna para reclamar, ele considera que "jogou dinheiro fora" e se vira para comprar um novo. Inclusive porque a garantia geral dada pelos colegas é apenas 90 dias e um reflow pode aguentar isso, enquanto um componente soldado em fábrica pode durar a vida inteira do notebook.

Quem gasta um bom dinheiro num conserto não aceita que dure menos de um ano (ou até dois), se durar mais que os 3 meses e voltar o defeito a pessoa só amaldiçoa o técnico à distância e nem dá satisfação...rs, e promete nunca mais consertar nada, inclusive..."essas assistências são tudo picareta", repete a todo mundo.

Reballing já é difícil saber a eficácia, ninguém aqui passa a mobo no raio-x para ver a qualidade da ressoldagem nos perfis escolhidos. Sabe-se lá quantos clientes nem reclamaram porque passaram-se os 3 meses, mas jogaram o note num canto praguejaram contra a marca, contra o técnico...hehehe.

Por isso considero reflow profissionalmente como por a reputação em alto risco...rs.

abraço ao colega.

Link para o comentário

Tiburf, tamo junto amigo, assino em baixo tudo oque vc disse e faço o mesmo. não fujo as responsabilidades como tecnico ao informar que o reball é a maneira  correta de resolver em defintivo o probelama, porem já fui mt apedrejado aqui mesmo por dizer que meus reflows que são feitos assim como os seus, tem um aproveitamento de 75%. o cliente em muito dos casos ,só precisa que o notebook vá funcionar por mais uns 6 meses e assumi o risco. emfim,muitos tecnicos novatos quando aprendem a fazer o reball,apedrejam quem faz reflow,porem não cabe a nós escolher como será feito , e sim ao cliente, nosso trabalho é informar o correto.  e só pra complementar, reball é a maneira correta se o tecnico souber fazer,se tambem não souber....dá na mesma.não sou de anos de experiencia em reball...tem só 2 anos que faço, devo ter feito uns 30 reball só. desses 30 apenas um não deu certo.

Link para o comentário

e amigo eu tbm tenho uma note na bancada dv2000 que fiz reflow e ta a muito tempo aki mais como nos trabalhamos no ramo sabemos tratar o note digamos assim, pq tem cliente que adora usar no colo em cima da cama ai nao tem jeito nen um reball com chip novo, pasta com otima dissipaçao de calor cooler ligado direto consegue deixar ele funcionando por muito tempo, esse e um dos motivos porque nao gosto muito de reflow agora ja fiz reflow em muitos amazom pois akeles sim erao dor de cabeça eu fazia e cobrava um valor simbolico mais explicava tudo para o cliente troca da placa por uma da positivo ou reflow sem garantia

Link para o comentário

Darlan, na nossa área não dá para sabermos o verdadeiro sucesso dos consertos, pois acreditem ou não, grande parte das vezes que o defeito volta a acontecer o cliente não retorna para reclamar, ele considera que "jogou dinheiro fora" e se vira para comprar um novo. Inclusive porque a garantia geral dada pelos colegas é apenas 90 dias e um reflow pode aguentar isso, enquanto um componente soldado em fábrica pode durar a vida inteira do notebook.

Quem gasta um bom dinheiro num conserto não aceita que dure menos de um ano (ou até dois), se durar mais que os 3 meses e voltar o defeito a pessoa só amaldiçoa o técnico à distância e nem dá satisfação...rs, e promete nunca mais consertar nada, inclusive..."essas assistências são tudo picareta", repete a todo mundo.

Reballing já é difícil saber a eficácia, ninguém aqui passa a mobo no raio-x para ver a qualidade da ressoldagem nos perfis escolhidos. Sabe-se lá quantos clientes nem reclamaram porque passaram-se os 3 meses, mas jogaram o note num canto praguejaram contra a marca, contra o técnico...hehehe.

Por isso considero reflow profissionalmente como por a reputação em alto risco...rs.

abraço ao colega.

maioria dos clientes aqui sao amigos, e indicados de amigos, tenho certeza que nao perdi nenhum kkk, como disse eu passo as duas opçoes para o cliente, e caso volte a dar defeito, que digo com toda certeza tirando os hp, dificil um not voltar, e se voltar e dar defeito nao tendo jeito devolvo o dinheiro para o cliente sem problemas, pois garanto o serviço...  vejo muitos condenarem o reflaw, mais sei la, comigo praticamente todos ficam perfeitos, claro que sempre tem as "perolas" que ai ja passo direto para reball..

Link para o comentário

a citação do marcio não está errada,reball é o melhor caminho. apenas uma  aversão dos fatos, 'uma solta feita de fábrica pode durar uma vida toda". axo que se esse fosse o caso,não teriamos tantos notes para rebalar hauahuaha , mas enfim , é isso ai.

Condordo plenamente, e o maior problema está na lead free. Ao trocar o chip, por um novo. alguem deixa as esferas que vem com ele? Ou retira e poe as que com chumbo?

Link para o comentário

coloque pasta de solda (marca soldatec ou algum de sua preferencia)em volta do chip em apenas 2 lados aqueça o chip ate a pasta sair do outro lado depois coloque a estação em 350° passe em torno de 4 minutos com a distancia em 5 centímetros depois deixe esfria 5 minutos depois refaça o mesmo processo espere esfria e seja feliz se o problema for apenas reflow vai ta resolvido. 

Link para o comentário

Faço da seguinte forma:

Tiburfi, o procedimento é esse, a diferença é que eu falo pro cliente que se for Reball é 300,00 e o Reflow é 150,00 e não tem garantia que fique bom, caso volte ele vai ter de pagar a diferença e fazer o Reball. A maioria escolhe o Reflow(rsrs) e tem outra coisa, depende de qual é a placa e se o Note ta dando vídeo ou não. Qdo o Note ta dando vídeo, mas trava ou algum componente não ta funcionando o sucesso de reflow é quase 100%, agora tem placa que é melhor nem fazer, tipo hp 1000/2000 que vai voltar e vc vai estressar o chip À toa, fica a dica.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...