Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Necessito de ajuda para encontrar mosfet equivalente

Avalie este tópico:

Posts em destaque

amigo vc tem certeza que testou esse processador em outra placa, pois peguei um defeito semelhante ao seu e era o processador com problema tinha só um mosfet queimado, teste com outro processador pra ver

Sim parceiro, eu estava usando nela 2 processadores bons.... que funcionava normal noutra placa.....

Cheguei a conclusao q é o PWM, porem ainda não o consegui para substituir e confirmar.

VLW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

raulchartouni, veja se no source do fet 2sk3918 (Q315) tem de 1,25v. Sem essa tensão uma parte do cpu não é alimentada e consequentemente não informa que cpu está conectado no soquete e a PW não funciona. Pode ser esse fet, ou o defeito pode também estar  no ci RT8105 (u59). Ás vezes é necessário trocar os fets controlados pelo ci. Veja na figura.

5957a2e896933_sada_12.jpg.74bfd7fe26ad614c64124c1ec1fbd4d4.jpg

rt8105.jpg.92bc7d20a765d89d0d1005dc7a379bc2.jpg

Link para o comentário

Amigo muitas vezes trocamos os fets do vcore em curto e esquecemos que pelo menos em minhas experiencias a maioria danificava o ci de pwm que já não informava as voltagens de VID corretamente, em seu lugar eu trocaria este CI, abçs

Exatamente, foi a conclusao que eu cheguei, pesquisando... mexendo com a placa e trocando informações com a galera do forum.

Estou vendo se consigo o PWM para trocar e confirmar....

Obrigado

Link para o comentário

raulchartouni, veja se no source do fet 2sk3918 (Q315) tem de 1,25v. Sem essa tensão uma parte do cpu não é alimentada e consequentemente não informa que cpu está conectado no soquete e a PW não funciona. Pode ser esse fet, ou o defeito pode também estar  no ci RT8105 (u59). Ás vezes é necessário trocar os fets controlados pelo ci. Veja na figura.

Vlw pela força ai amigo....

medi o source do fet (Q315) e tem 1.35v

porem este e os demais fets da foto abaixo não saquei pra fazer o teste fora da placa....

Ja o RT8105, tem como medir pra saber se ele esta bom, ou só trocando?  Tirei as tensoes dele logo que ligo a placa (SEM PROCESSADOR E SEM MEMORIA). 

SEGUE IMAGEM:

10o2ve9.jpg

Link para o comentário

Amigo, quanto aos mosfets equivalentes podem ser k3918 na entrada e k3919 na saída, em algumas placas eles já vem originalmente assim. Não sei se o colega já fez isso , mas aconselho a substituição de todos os eletrolíticos mesmo que indiquem normais nos testes fora do circuito e testar também os 8 capacitores cerâmicos que ficam no meio do socket , esses são menos problemáticos mais tudo pode acontecer.

Link para o comentário

• 4 meses depois...

Amigo, quanto aos mosfets equivalentes podem ser k3918 na entrada e k3919 na saída, em algumas placas eles já vem originalmente assim. Não sei se o colega já fez isso , mas aconselho a substituição de todos os eletrolíticos mesmo que indiquem normais nos testes fora do circuito e testar também os 8 capacitores cerâmicos que ficam no meio do socket , esses são menos problemáticos mais tudo pode acontecer.

Obrigado amigo. Estava com a placa parada aqui já  algum tempo, agora consegui um PWM de uma sucatinha e troquei.

Agora ela dá um sinalzinho de vida, ela nem virava o cooler quando ligava o cabo 12v + processador no SOCKET

Agora ela liga e BIPA falta de memoria.

Ja testei 4 memorias diferentes e de marcas diferentes.

Na placa POST acusa codigo C1 - C1 que realmente trata-se de falta de memoria.

Li um pouco a respeito e teve um caso que um cara regravou a bios e resolveu.

Como esta placa é DUAL BIOS nao acredito que a duas estejam corrompidas.

Até por desencargo, peguei e virei as bios... troquei uma pela outra fisicamente na placa, -> Ficou na mesma.

Agora é outro problema.... não sei por onde começar a trilhar.

Saberia dizer qual a corrente e circuito que alimenta os slots de memoria?

E medindo nos pinos dos slots nas costas da placa quais pinos teria que dar quais voltagens?

Vou continuar pesquisando mas quem puder dar uma força ai, fico grato.

OBRIGADO

Link para o comentário

Raul, bom dia! Já me ofereci em te mandar o ci pwm, bastame enviar uma MP para que possa me infor,ar a forma de envio. abraços.

Ainda estou esperando aquele PWM que ficou de me enviar....

Nem se fosse importado da CHINA demoraria tanto.

Te enviei varias MPs. Ganhou um joinha e depois sumiu né?!!!

Entendo.

Link para o comentário

Obrigado amigo. Estava com a placa parada aqui já  algum tempo, agora consegui um PWM de uma sucatinha e troquei.

Agora ela dá um sinalzinho de vida, ela nem virava o cooler quando ligava o cabo 12v + processador no SOCKET

Até por desencargo, peguei e virei as bios... troquei uma pela outra fisicamente na placa, -> Ficou na mesma.

E medindo nos pinos dos slots nas costas da placa quais pinos teria que dar quais voltagens?

OBRIGADO

Problema resolvido, plaquinha funcionando novamente.

Vi que no fet que alimenta a memoria estava chegando apenas 1.35 V. entao segui a corrente e cheguei no CI - RT 8105

Troquei o CI e funfou beleza.

TÓPICO RESOLVIDO.

OBRIGADO A TODOS QUE COLABORARAM.

Link para o comentário

Bom dia amigo!

Desculpe, mas esses Mosfets podem ser utilizados para substituir quais modelos?

Desde já agradeço.

OBRIGADO

Problema resolvido, plaquinha funcionando novamente.

Vi que no fet que alimenta a memoria estava chegando apenas 1.35 V. entao segui a corrente e cheguei no CI - RT 8105

Troquei o CI e funfou beleza.

TÓPICO RESOLVIDO.

OBRIGADO A TODOS QUE COLABORARAM.

É isso aew, não desistiu e acabou resolvendo o problema. Vim acompanhando o seu tópico desde o início e aí está o resultado de muita paciência e persistência. Aparentemente os problemas então eram o FET em curto a PWM e esse CI né?

Parabéns pelo resultado!

Link para o comentário

• 1 ano depois...

image.php?di=XS9E   TÓPICO TRANCADO!!!

Tópico abandonado pelo Autor! Não abandonem seus tópicos, resolvendo ou não, a comunidade precisa do seu retorno e finalização do tópico!

Lembre-se:  Você poderá precisar do fórum novamente, ninguém quer gastar seu tempo ajudando se o autor não dá o feedback em seus tópicos.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...