Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Osciloscópio é uma ilusão?

Avalie este tópico:


notsat

Posts em destaque

Vi no Blog Versis uma matéria a respeito que o osciloscópio pode ser uma ilusão. Vocês concordam?

 

Vejam o post:

 

image.php?di=76E4

Muitos profissionais de manutenção sonham em comprar um osciloscópio, imaginando que ele irá resolver todos os seus problemas.

 

Por teoria o osciloscópio permite localizar todos os defeitos de uma placa, mas isso é uma ilusão na prática e o instrumento frequentemente se torna um enfeite na bancada, sendo muito pouco usado.

 

Para ser útil, o profissional tem que dominar a operação do osciloscópio e também conhecer muito bem o funcionamento da placa. O osciloscópio pode ser uma excelente ferramenta para desenvolvimento e estudos, mas nem sempre para manutenção quando não se conhece o funcionamento da placa.

 

Aqueles traços na tela osciloscópio podem ser incompreensíveis, e às vezes parecem mais com teias de aranha e mesmo quando entendemos o que é mostrado na tela do osciloscópio e achamos uma falha, vem outro problema: “Qual componente está com defeito?”.

 

Sem o conhecimento sobre o funcionamento da placa e sem o esquema elétrico, é muito difícil associar algo visualizado no osciloscópio ao componente com defeito.

 

Hoje porém já existe no mercado ferramentas que podem substituir o sonho dos técnicos por osciloscópio por outro que não vai frustá-lo quando realizado -  os Localizadores de Defeitos VRS-565 e VRS-575 da VeRSis. São mais úteis para o técnico na manutenção do que os osciloscópios. Com eles, não é necessário relacionar as curvas apresentadas na tela com outras informações prévias que deveriam estar na cabeça ou anotadas em um caderno. Basta analisar rapidamente se duas curvas são iguais ou não, e quando achamos uma diferença, é muito mais fácil chegar ao componente com defeito, pois os Localizadores de Defeitos indicam qual componente ou a região da placa está com defeito.

 

Outra vantagem dos Localizadores de Defeitos é que o teste é feito com a placa desligada. Pessoas inexperientes, como estagiários, podem fazer o teste sem o perigo de danificar a placa.

 

O osciloscópio, somente em casos muito específicos, pode ser útil no reparo, porém os Localizadores de Defeitos são sempre úteis para encontrar defeitos em qualquer circuito eletrônico, permitindo um rápido retorno no seu investimento.

 

 

Fonte:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o mais importante é a criatividade e a habilidade do técnico! pois de nada adianta ter excelentes ferramentas e não saber usa-las, é ai que entra o bom e velho improviso: achar formas de adequar as ferramentas disponíveis de acordo com as necessidades que se apresentam no momento, um bom osciloscópio nunca será um item supérfluo na bancada do técnico, se este está abandonado e servindo apenas de enfeite: é porque o técnico ainda não aprendeu a usa-lo, mas nunca é tarde para isso!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Outra vantagem dos Localizadores de Defeitos é que o teste é feito com a placa desligada.

 

Putz cada merda que se diz por aí, e nos casos que o defeito só aparece depois do start, faz o que com o tal Versis?  vira peso pra papel?

 

O osciloscópio não precisa provar nada, está na eletrônica desde os primórdios, já esse tal Versis??? Poderiam simplesmente  tentar demonstrar de forma clara, objetiva e prática sua eficácia,  ao invés de tentar confundir algum iniciante.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia

sou totalmente contra esse texto pois para min o osciloscópio e indispensável na bancada pois alguém me diga se existe alguma forma de se visualizar os pulsos e formas de onda do sinal sem ele mas uma  coisa e fato não existe nenhum instrumento que substitua o técnico em si e seu conhecimento e capacidade de raciocínio em analisar o circuito a ser reparado mas os instrumentos de medidas e aferições estão para auxiliar no trabalho

  essa e minha humilde opniao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Ablacon, nunca vi tanta besteira junta sobre um aparelho.

Isso tá parecendo politica, ao invés de o cara mostrar as qualidades dele, fica mostrando os defeitos dos outros mesmo que esses defeitos não existam somente para vender o próprio peixe.

 

Uso osciloscópio regularmente e posso dar um exemplo claro do uso sobre um note que estou trabalhando desde ontem.

O aparelho é um STI 1422 com placa R42II1 que pisca o LED ao apertar o botão de power e apaga em seguida. Com o osciloscópio pude ver os pulsos antes das bobinas de 3v e 5v e as mesmas fontes estabilizadas depois das mesmas. Como tudo isso acontece muito rapidamente então não dá para medir as fontes secundárias com o multímetro e passei a conferir essas fontes com o osciloscópio trigando e congelando as medidas para poder ver as fontes ligando e desligando, pulsando antes e estáveis depois das bobinas e me chamou a atenção que a PL8 responsável pelo GFX_CORE e a PL9 responsável por 1.1v não ligavam e como a placa de vídeo liga depois da fonte de 1.1v, fui diretamente no OZ8111 que é o PWM dessa fonte. Ele recebe todos os sinais porém não libera VREF no pino 14 e não chaveia os mosfets para criar a tensão na bobina. Resultado: esse PWM deve estar com defeito!

 

Agora a questão: como vocês poderiam medir esses sinais com um multímetro se tudo acontece em apenas alguns milissegundos e não dá tempo do multímetro medir essas tensões? como vocês veriam os mosfets trabalhando e pulsando a quase 100KHz em uma fração de segundo que fica ligado? como vocês poderiam medir esses componentes sem as curvas versis para comparar, apenas usando o esquema elétrico? então por casos como esse que posso dizer que realmente não é das ferramentas mais usadas mas com certeza uma hora você vai precisar e é muito mais útil que um localizador versis.

 

Não digo que esse localizador não preste mas acho que sem as curvas de amostra, ele terá pouquissima utilidade enquanto que um osciloscópio e um pouco de prática com ele terá mais uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas "Cassio Almeida":

 

- Pois, é para isso para que serve um osciloscópio, bem como outras mais básicas mas essenciais.

- Ainda bem já utiliza nessas funções, pois imagino que consegue chegar a conclusões mais rapidamente.

- O grande problema não é dar uma aula básica mas passar esse tipo de informações para iniciantes.

- Somente com prática e utilização diária é que se vai lá e isso não se consegue ensinar.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é nessa o pessoal da Versis foi mal, essa postura não existe em marketing, eles tinham que demonstrar mais popularmente o  uso não  fazer uma comparação ridícula desta.

e outra O PREÇO DO EQUIPAMENTO deles é fora de realidade, antes era uns 7000,00 agora acho que tinha de 4 ou 5 mil um mais simplinho,

AGORA ENTRE NOS da eletrônica, TEM CONDIÇÃO DO HARDWARE valer isso? falo pelo material, e tecnolOgia empregada na parte eletrônica,  um televisor LCd tem mais tecnologia e material que aquela caixinha, o SOFTWARE SIM, valeria mais,

mas acho que ELES DEVERIAM VENDER O EQUIPAMENTO DELES POR UNS 1.000,00 E POUCOS REAIS. e venderiam muito, ANTES QUE OS CHINESES  LANCEM UM EQUIVALENTE por uns 100 ou 200 dólares e olhe lá. isso é o que vai acontecer,

Todo equipamento é importante, mas tbm vc deve saber ou aprender usa-lo , parado na prateleira por falta de conhecimento é que não serve para nada, assim como outros,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boas ferramentas só damos o valor quando as temos e as sabemos utilizar, pessoalmente o osciloscópio para reparação de pcs muitas das vezes fica desligado lá no canto, mas quando a reparação é de uma placa com valor económico muito elevado onde não podemos arriscar estragar ai temos de fazer um diagnostico perfeito e as boas ferramentas aliadas ao conhecimento não tem preço.

 

este novo "aparelhometro" precisa de uma placa boa como referência segundo entendi, ou seja tenho que ter uma boa e uma avariada !!! qual o interesse disso? medir resistencia meço com o multimetro dos chinos agora comparar isso a um osciloscópio valha me deus....

é só uma opinião

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, as vezes uma lampada  e dois pedaços de fio, fazem  muito mais que um super multimetro, tudo depende da situação em que se está empregando a ferramenta, e de quem está operando esta ferramenta, cada recurso tem sua utilidade, esta comparação citada no tópico é desprezivel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de migrar para manutenção de informática, trabalhei 15 anos com todo tipo de aparelhos eletrônicos, não recusava quase nada. Em meados de 1995 comprei meu scope, que já reparei eu mesmo duas vezes inclusive. A mudança na qualidade da manutenção de video cassetes foi enorme, por exemplo, ali inúmeros ajuste mecânicos finos são feitos observando a forma de onda vinda das cabeças de video.

 

Um osciloscópio é ferramenta universal, claro que exige saber usá-lo e também conhecimento do circuito que está sob analise, mas é o método mais acurado e rápido de seguir sinais.

 

Já o versis pode ser também universal, intuitivo e nem exige experiência, pode ter seu bom uso quando a manutenção for de um número limitado de modelos específicos em grande quantidade, porque aí qualquer pessoa poderá ser o "técnico". Já para quem trabalha com multimarcas e equipamentos diversos, precisar ter catalogado as incontáveis formas de ondas de todo o circuito das incontáveis marcas e modelos em profusão no mercado não é muito real. A imensa maioria das vezes não teremos isso a mão, aí contará sempre a boa e velha análise de circuitos, e aí ter um scope nos defeitos cascudos alivia tensões (as emocionais...rs).

 

Péssima estratégia dessa empresa, viu no osciloscópio o concorrente por conta do preço de mercado que escolheu para o próprio produto e então decidiu apelar para o ataque por desconstrução.

 

Quando o chinês lá acabar a engenharia reversa que já está em andamento...rs...xiiii..a galinha dos ovos de ouro vai botar ovos comuns...

 

abraço

 

Márcio Campos

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A engenharia reversa já está começando:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

image.php?di=4IFM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta VerSis é uma marketeira!

Pior é tentarem enfiar na cabeça dos técnicos que osciloscópio não serve... Desde que eletrônica é eletrônica, se usa osciloscópio para diagnosticar e reparar circuitos. Ele é muito útil e fica melhor ainda quando se tem o esquema elétrico e as formas de onda para os pontos cruciais são fornecidas. Quem da antiga aí não reparava TV, monitor, som, vídeo cassete, usando inclusive o osciloscópio e análise do esquema elétrico?

Essa versis promete um equipamento "milagroso", mas que não é assim, seria fácil se tivésemos um equipamento idêntico bom junto ao defeituoso, mas aí para que se usaria a Versis? Imagine ficar catalogando formas de sinais, baseadas em que?

E pior, são caríssimos, e conheço gente que comprou e odiou o negócio, foram na ilusão de "descobrir defeitos" e descobriram que gastaram uma fortuna para encher a Versis de grana.

 

Que eles vendam o peixe, mas não desmerecendo um ilustre ajudante do técnico, o osciloscópio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

so em falar que Osciloscópio e ilusão já prova que  que esta empresa esta com má intensão para seus clientes e a prova da incapacidade da empresa!!

Agora a verdade e que tem muita gente que usa osciloscópio de enfeite ou por não saber usar, ou não ter conhecimento de seu uso adequado dessa grande ferramenta que ajuda em muito todo tipo de reparo na eletrônica !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar minha opinião, acredito que para alguem vender algum equipamento não precisa falar uma besteira dessas, se eles não sabem usar ou acha que o equipamento deles e um deus que resolve tudo isso dai e uma tremenda imbecilidade. tenho meu scope e ja me rendeu muita ajuda sobre utilizar tem muito curso por ai pela net muito bom e so gastar uma graninha e pronto ja esta apto a usar. assim acredito que seja uma ferramenta indispensal !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esta estratégia de marketing é um autêntico tiro no próprio pé por parte da Versis.

 

se pensarmos bem, ela baseia-se em muitas concepções erradas, que são autênticos mitos.

 

a área da reparação não difere em nada das outras áreas, assim como da vida em geral. não há caminhos fáceis, atalhos, gambiarras, o percurso é sempre feito de pedras. já viram algum músico, bailarino, desportista obter sucesso sem paixão, dedicação, persistência, etc? não basta ter talento, é preciso trabalhá-lo.

 

o que é árduo é conhecer a arquitectura das placas, que é algo que implica muito estudo e esforço e é um percurso para toda a vida do técnico, porque quanto mais aprendemos, mais nos apercebemos de que há muito mais a aprender. porém, é perfeitamente possível obter os conhecimentos necessários para a reparação da maioria das placas em algumas semanas ou poucos meses, dependendo de alguns factores. claro que o resto da vida será à volta de pormenores, mas é aí que se vê a diferença e é isso que dá prazer.

o técnico, à medida que o seu conhecimento aumenta, sente necessidade de recorrer a determinadas ferramentas, como o caso do osciloscópio. na verdade, nesse processo de evolução, o técnico vai utilizar cada vez mais o osciloscópio e eventualmente cada vez menos os esquemas eléctricos.

 

a utilização do osciloscópio não é difícil. qualquer pessoa com bases de electrónica aprende a utilizar os principais recursos do osciloscópio em poucas horas e há imensa informação gratuita e de excelente qualidade acerca do assunto na internet. evidentemente que é uma ferramenta que possui alguns recursos mais complexos, mas que nem sempre são assim tão úteis, e também tudo se aprende com um pouco de prática. não há que ter medo do osciloscópio.

 

quem repara as placas somos nós e não o osciloscópio. acho que foi o colega paulo que definiu num tópico o osciloscópio como o instrumento onde podemos ver as coisas acontecendo na electrónica.(espero não me ter enganado). pois bem, acho que essa é a melhor definição de osciloscópio que já encontrei. o osciloscópio é a mais preciosa ferramenta da área da electrónica porque permite-nos ver o que acontece (ou não) e como acontece. mas quem interpreta os sinais é o técnico, ele é que verdadeiramente VÊ e isso depende directamente do seu grau de conhecimento do funcionamento da placa que está a reparar.

 

imaginem um local onde o homem foi substituído pela máquina, onde os técnicos não são mais seres humanos e sim robôs. é nesse local de ficção, de ilusão que os analisadores de defeitos têm lugar.

 

quanto ao osciloscópio, meu companheiro de décadas, ele está na minha bancada aqui e agora. e com licença, porque tenho algumas placas para reparar e ele, como sempre fez, vai ajudar-me

nisso.

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ilusão são esses comparadores (analisadores), o osciloscópio é uma ferramenta essencial na minha bancada, sem ele eu perderia muito mais tempo pra encontrar o componente defeituoso, pra quem trabalha com áudio nem se fala, acontece que muita gente sai comprado instrumento por beleza e esquece da qualidade, um bom osciloscópio tem que está dentro das faixas de frequência que vc trabalha, não adianta compra um digital de 100 mhz se um de 20 analógico da e sobra, se bem que eu não troco o segundo pelo primeiro, quem já comprou osciloscópio analógico sabe do que estou falando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Ah como seria bom se isso realmente funciona-se! Todos nossos problemas e dores de cabeça acabariam, e também poderia-se até substituir grandes técnicos com anos de experiência e altos salários por meninos inexperientes pagando pouquíssmo pela mão de obra afinal o conhecimento passaria a ser dispensável e todo o estudo, horas e horas de leituras já não serviriam para mais nada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...