Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

ACER 5733-6663 / LA-6582P / Não liga

Featured Replies

Postado
  • Autor

@GBS_Info como eu faço essa ressolda? eu retiro o componente e coloco novamente ou apenas estanho o ferro eu passo nos pinos? talvez não esteja sabendo fazer isso.

• Respostas 55
  • Visualizações 2k
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Imagens Postadas

Postado
  • Autor

Eu notei que quando começo a medir próximo a ele as tensões aparecem por isso eu estanhei o ferro coloquei pasta de solda e fui passando nos 6 pinos.. ou devo retirar na estação e colocar novamente com outra solda nova?

Postado

@Sergio.lucas 

Não há necessidade de retirá-lo.... pode ressoldar com ele no local.

Pode ser que esse componente não esteja 100%.

Para um bom funcionamento, os gates do PQ100 devem estar em nível lógico baixo (0v).

Veja que o PQ101 tbm tem importância na liberação das entrips.

ata20.png

Vc pode tbm aferir o PQ100 no momento em que a placa não liga, dessa forma saberemos se falta algum sinal neste componente.

Img5.1.png

Editado: por GBS_Info

Postado

@Sergio.lucas 

Veja que a tensão VL é a mesma que VREG5 e possui 5v.... essa tensão "não" pode passar pelo PR570 e ir de encontro aos gates do PQ100.

Se isso acontecer, o PQ100 satura e aterra as entrips.

Postado

@Sergio.lucas caso tenha dúvidas se é esse circuito que está causando o nosso problema que quase certo que seja 

Afim de teste retire a pr570 e veja se a entrips surgem normalmente tirando e colocando o carregador amigo 

Postado
  • Autor
2 horas atrás, GBS_Info disse:

@Sergio.lucas 

Não há necessidade de retirá-lo.... pode ressoldar com ele no local.

Pode ser que esse componente não esteja 100%.

Para um bom funcionamento, os gates do PQ100 devem estar em nível lógico baixo (0v).

Veja que o PQ101 tbm tem importância na liberação das entrips.

ata20.png

Vc pode tbm aferir o PQ100 no momento em que a placa não liga, dessa forma saberemos se falta algum sinal neste componente.

Img5.1.png

Nas medições assim que eu ligo os Gates no pino 2 e 5 estão com 4.9v e possivelmente o resistor que está próximo a esses mosfet seja o PR570, ele fica com 5v de um lado e 4.9v do outro.. então ele pode ser o problema?

2 horas atrás, GBS_Info disse:

@Sergio.lucas 

Veja que a tensão VL é a mesma que VREG5 e possui 5v.... essa tensão "não" pode passar pelo PR570 e ir de encontro aos gates do PQ100.

Se isso acontecer, o PQ100 satura e aterra as entrips.

Então é isso mesmo que está acontecendo, pois a tensão está passando.

Postado
  • Autor
1 hora atrás, wjinformatica disse:

@Sergio.lucas caso tenha dúvidas se é esse circuito que está causando o nosso problema que quase certo que seja 

Afim de teste retire a pr570 e veja se a entrips surgem normalmente tirando e colocando o carregador amigo 

Vou remover ele e fazer o teste.

Postado

Verifique o pq101 amigo. Pois ele recebe um sinal na sua base daí ele satura levando os 5v ao terra e com isso os MOSFETs de cima entram em corte liberando as entrips

Veja se na base está recebendo o sinal 

Se não estiver tem que ser visto de onde vem esse sinal. E caso esteja recebendo troque o pq101 que deve ser ele a causa.

Postado
  • Autor
2 minutos atrás, wjinformatica disse:

Verifique o pq101 amigo. Pois ele recebe um sinal na sua base daí ele satura levando os 5v ao terra e com isso os MOSFETs de cima entram em corte liberando as entrips

Veja se na base está recebendo o sinal 

Se não estiver tem que ser visto de onde vem esse sinal. E caso esteja recebendo troque o pq101 que deve ser ele a causa.

Ao ligar o PQ101 está com 5v na base e os pinos de coletor e emissor estão com 0v

Postado
7 minutos atrás, Sergio.lucas disse:

Ao ligar o PQ101 está com 5v na base e os pinos de coletor e emissor estão com 0v

É assim que tem que estar sempre. Quando não liga temos o que na base? 

Postado
  • Autor
1 minuto atrás, wjinformatica disse:

É assim que tem que estar sempre. Quando não liga temos o que na base? 

É assim que fica quando não liga!

Postado
19 minutos atrás, Sergio.lucas disse:

Aqui você disse ao ligar. E não faz sentido 

Antes você disse que os gates de pq100 tem 5v e agora você disse que o coletor do pq101 tem 0v 

Tem algo errado aí amigo na sua análise 

Editado: por wjinformatica

Postado
1 minuto atrás, Sergio.lucas disse:

Perdão @wjinformatica o que estava querendo dizer que ao ligar na fonte assimétrica já fica dessa forma, mas sem a tensão de 3.3V na bobina.

Desfoca da bobina. Temos que ter as entrips em alta para liberar a oscilação nas bobinas. 

Afinal quando não liga no coletor do pq101 e os gates do pq100 temos quantos volts? Pois uma hora falasse uma coisa e outra hora falasse diferente. Essa é a mesma linha a tensão tem que ser a mesma nesses pontos 

Postado
  • Autor

@wjinformatica os gates do PQ100 quando não liga ficam com 4.97 a mesma coisa que chega na base do PQ101 eu apenas arendondei para 5v mais as medições que estou falando não está mudando de uma hora para outra.

Postado

@Sergio.lucas por isso estamos batendo cabeça amigo 

Está tendo 5v no coletor e não na base. 

A base é o pino que fica sozinho em cima do transistorScreenshot_20181104-233243.png. Temos 0v nele amigo?

Postado
  • Autor
5 minutos atrás, wjinformatica disse:

@Sergio.lucas por isso estamos batendo cabeça amigo 

Está tendo 5v no coletor e não na base. 

A base é o pino que fica sozinho em cima do transistorScreenshot_20181104-233243.png. Temos 0v nele amigo?

@wjinformatica na base o pino sozinho do transistor tem 4.97, está certo não?

Postado
  • Autor

Agora piorou a situação, desliguei e liguei novamente e está agora com 0.86v, a mesma coisa está chegando na bobina que era para ter 5v, ou seja, perdir a tensão de 5v que sempre estava presente.

Postado

@Sergio.lucas erro meu o pino sozinho é o coletor

a base olhando o pino sozinho em cima a base é o da esquerda.

image.png

na base não temos nada?

Postado
  • Autor
1 minuto atrás, wjinformatica disse:

@Sergio.lucas erro meu o pino sozinho é o coletor

a base olhando o pino sozinho em cima a base é o da esquerda.

image.png

puxa era para mim ter verificado o datasheet, eu achei que também o pino sozinho era a base.

Postado
  • Autor
7 minutos atrás, Sergio.lucas disse:

Agora piorou a situação, desliguei e liguei novamente e está agora com 0.86v, a mesma coisa está chegando na bobina que era para ter 5v, ou seja, perdir a tensão de 5v que sempre estava presente.

Agora não estou nem com a tensão de 5V. Sim a base no caso está zerada.

Postado

@Sergio.lucas quando fazemos a analise de uma placa temos que perder o foco em um coisa e focar em outras

os 5v que interessa é o do pino 17 do pu1000 la ainda temos os 5v? 

se sim esquece as bobinas estamos vendo as entrips só elas estando em alta vamos ter as tensões das bobinas

Postado
  • Autor
5 minutos atrás, wjinformatica disse:

@Sergio.lucas quando fazemos a analise de uma placa temos que perder o foco em um coisa e focar em outras

os 5v que interessa é o do pino 17 la ainda temos os 5v? 

se sim esquece as bobinas estamos vendo as entrips só elas estando em alta vamos ter as tensões das bobinas

@wjinformatica estou mencionando isso justamente pois a tensão no pino 17 VREG5 não está mais aparecendo.

Postado

@Sergio.lucas entendo é que se tu não falar com clareza complica, pois apenas passamos a analise e tu deve fazer e passar ela com clareza

você falou tanto das bobinas que para mim era esses os 5v que estavas falando.

se o PU1000 esta com alimentação próxima de 19v no pino 16, esta recebendo próximo de 2,5v no pino 13 ele gera o pino 3, 8 e 17 que são suas fontes internas 

se ele ta alimentado pino 19  e habilitado pino13 e não ta gerando elas ou uma delas dai deu pau nele dai tem que trocar ele para voltarmos ao problema das entrips

Postado
  • Autor

@wjinformatica estava sendo claro nas medições, o problema é que agora não está mais aparecendo a tensão de 5v, pois percebi que agora não está mais chegando 19v no pino 16 do PU1000, está com tensão de 2.2v. Algo aconteceu.. Olhei a tensão que estava chegando no PQ52 que é o mosfet de Entrada e verifiquei que ele está com 18.72 nos pinos 1 a 4 e nos pinos 5 a 8 está com essa tensão de 2.2V

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.