Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aprendendo a soldar com as pontas certas

Avalie este tópico:

Ablacon64

Posts em destaque

Escolher a ponta certa para a estação de solda é muito importante para o sucesso do retrabalho com componentes SMD.

Este site da Hakko permite que você faça buscas pelo tipo de ponta, pelo tipo de solda a ser feita ou pela série de ponteiras.

Quando você pesquisa, as pontas adequadas para o tipo de trabalho são mostradas e em alguns casos até vídeos ensinando a utilizar as ponteiras são apresentados.

Material muito bom para consulta, deixem em seus favoritos!

Link do site:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Imagem de exemplo:

image.php?di=WAZX

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comprei a minha no mercado livre. foio mais barato que achei !

Link para o comentário

Estas pontas não estão parecendo pontas boas, estão baratas demais. As pontas originais da Hakko são mais caras e não são difíceis de achar, no ebay tem todas.

O problema da ponta "genérica" é a falta de tratamento e o revestimento feito de material de baixa recuperação térmica, então elas demoram para aquecer e estragam rápido. Também oxidam muito facilmente.

No site da Hakko tem um link explicando as camadas de tratamento que as pontas recebem mas não consegui achar no momento, dêem uma pesquisada lá. Achei esse mas tem um mais completo:

Quanto às ponteiras do site, cada soldador tem modelos específicos, por exemplo, a minha 986 usa as 900M series, então não tem disponível para ela as pontas tipo J, A, a espátula SMD e aquelas que pegam o CI por todos os lados dos terminais.

Link para o comentário

obrigado pela partilha  :)

eu tenho cá dois ferros de soldar em casa e vejo-me a rasca para encontrar pontas, porque o normal é as pontas serem de 6mm de largura e para o meu ferro tem que ser de 5mm de largura..

mais algum tem esse problema?

a semana passada precisei de uma ponta tipo faca e por acaso lá encontrei uma no ebay...

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

Fora o eBay que demora muito para chegar, vocês sabem onde posso encontrar? Alguém que tenha encontrado uma de boa qualidade?

Fiz uma pesquisa no google, mas só aparece aquelas do Mercado Livre.

de uma olhada nessa loja. tem uma grande variedade.

Link para o comentário

Boa postagem.

Eu estava pensando montar uma pinça termica parecida com a toyo ts 189 e usar na minha yaxum.

O problema são as ponteiras, procurei procurei e não achei nada do tipo que casasse com os ferros de solda da yaxu.

Se eu for montar terei que fazer as ponteiras, nem sei se vai dar.

Link para o comentário

rsstp21, a maioria das YaXun usam pontas da série 900M, são fáceis de achar. Qual modelo é a sua?

Hoje que vi por acaso a sua pergunta.

A minha estação é a 881d, no ml tem pontas pra ela. O que estava pensando seria pegar dois ferros de solda pra ela e transfomar em uma pinça termica parecida com essa

Só que terei que fazer todas as ponteiras com fio rigido de cobre e adaptar, porque as ponteiras teriam que ser diferentes. Da pra fazer,  mas da uma puta de uma mão de obra, fazer e arranjar um jeito de adaptar nas pontas dos ferros.

Outra idéia  é usar a ts 189 na estação que tenho, dai vem outra dificuldade, saber se o ferro de solda da  pinça ts 189 da na yaxun 881d. Parece que é diferente, não tenho certeza.

Outra idéia seria comprar yaxun 936, uma pinça toyo, mas  vem mais custos;  eu aqui não vou recuperar nem tão cedo o investimento, portanto quanto menos gastar melhor.

O ideal seria fazer, sairia a baixo custo.

A ideia dos dois ferros de soldas  acho q daria certo, resistencias em paralelo, e os sensores também, que não sei se são termistores ou termopares, isso daria uma ponteira com temp. ajustavel, 25W x 24 volts,  baixo custo.

Agora vc se pergunta porque essa idéia?.Soldar componentes minusculos com estação de ar é um sufoco, cansativo, além de ficar aquecendo a placa ou um componente por exemplo.

Aconteceram 3 acidentes aqui em uma placa de ps3, soltou um capacitor da gpu, um outro de perto da cpu quando fui retirar o dissipador, e um pad da placa onde fica a cpu, que é recuperavel. Os capacitores eu já soldei, agora só falta recuperar o pad do cpu.

Entendeu?.

Se tiver alguma sugestão, sera bem vinda.

E fica ai a idéia, princpalmente a de fazer essas pinças, que ajudaria e muito a todos a baixo custo..

Link para o comentário

Bem mais viável.

Usar dois ferro da yaxun sera mais trabalhoso, embora tenha recurso do controle de temperatura.

Para capacitores do tipo que soldei ontem, vou envergar a ponta do ferro e enfiar uma ponta agulha nele, ou até mesmo fazer uma e fim de papo.

Se eu achar necessário controlar a temperatura eu coloco um controlador a parte no soldador.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...