Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Megabox MG5HDPlus Não Atende o Controle Remoto

Avalie este tópico:

geansantos

Posts em destaque

Oi pessoal.

Estou com um megabox  mg5 hd plus que não obedece o controle remoto por nada, antes disso ele estava inoperante não ligava nada ai abri verifiquei os componentes detectei alguns capacitores smd  ceramicos em curto subtitui os mesmos depois troquei um ci regulador de tencão que estava em curto ai o aparelho passou a ligar normalmente porem nao obedece os comandos do controle remoto o controle esta normal testei em outro aparelho igual que consertei antes desse com poblemas parecidos porem no outro não teve poblemas com controle sò não ligava mas troquei 2 capacitores smd ceramico e resolveu o poblema , mas o segundo ta me quebrando a cabeca gostaria muito da ajuda dos colegas daqui do forum, eu não sou tecnico ainda mas estou me esforcando pra chegar a ser,

Um caso inusitado aconteceu aqui depois de quebrar cabeca com ele eu resolvi retirar o sensor IR do que tava bom pra colocar no que não atendia o controle e tive uma surpresa negativa o que estava bom tambem parou de funcionar, agora ligam mas não atendem o controle nem um nem outro, vou deixar uma imagem daqui do forum mesmo de uma placa igual para vcs possam me ajudar o poblema, agora em 2 .

Megabox mg5 imagem da placa.jpg

Editado: por CJ
Adicionar a foto real da placa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@geansantos Boa tarde amigo,resolvi um problema desse em um cinebox e era um capacitor ceramico smd com fuga...

verifique toda a linha do sensor..verifique tbm a tensão que alimenta o sensor se esta correta,no meu caso foi assim que cheguei a solução e quando resolvi o problema tinha 3v3 alimentando o sensor,creio que seja a mesma tensão nesse seu aparelho ai...

• Joinha 1
Link para o comentário

Amigo como posso saber se o capacitor esta em fuga ou não?

Eu ainda não sou tecnico estou aprendendo, esse aqui o sensor e de tres pinos tem 5,03v no pino 3 e 0v nos outro, e o segundo aparelho que deu poblema no sensor quando troquei de um pra outro pr testar se era poblema no sensor IR tem 3,26v no pino 1 e 5,09v  no pino 3.

Editado: por geansantos
Link para o comentário

Amigo ja destroquei e nao funciona nem no que tava com comunicação com controle primeiro nem no segundo que ficou com defeito depois da troca e destroca do IR .

Lembrando que eu testei os dois sensores IR nos dois decos ai o que tava bom parou, agora são 2 parados sem comunicação.

E o que apresentou primeiro o poblema do controle tem a voltagem dos 5,v  mas não tem a dos 3,v .

E o segundo que funcionava normalmente o controle que agora já não funciona mais, ele tem as tenções dos 3,v e 5,v mas não ha comunicação com o controle  .

Link para o comentário

1 hora atrás, Eletrônica Fernandes disse:

@geansantos coloque o multimetro na escala de continuidade e meça os capacitores na linha do ir,eles nao podem dar nenhum tipo de continuidade em ambos lados (ou seja quando inverter as pontas tbm nao pode dar continuidade)

Eu ja tinha feito com a ponteira preta do teste digital no metal da entrada usb da placa e não ha sinais de curto na linha .

Link para o comentário

11 minutos atrás, fxsat disse:

Boa tarde amigo!

Já verificou se tem alimentação no sensor?

Um conselho, não retire peça de um aparelho funcionando, para testar em um que não funcione, algumas vezes pode dar errado.

amigo no que deu defeito primeiro tem 3,27v  pino 1 e 5,2v pino 3 sem o IR

Link para o comentário

9 minutos atrás, fxsat disse:

As tensões estão normais!

Veja na imagem logo abaixo, se a se a linha  que tracei representando a trilha, esta normal.

Linha em preto = parte de cima;

Linha em branco = parte de baixo.

1703143938_MG5HDPlus.jpg.253e998bc81a5275afdc98b174fed1c4.jpg

@fxsat sim amigo, ambas dando continuidade tanto na parte de cima qunto na parte de baixo!

Link para o comentário

@fxsat ola amigo, vou descrever as informações  aqui e usar a imgem da plca passada pelo amigo Aguia Eletronica do forum AzBrJason, informações do deco que antes funcionava e parou  depois da troca e destroca do IR
Terminais do IR 3,25v pino 1 e 5,09v pino 3 e 5,09v nos capacitores e tambem nos 2 lados do resistor 5,09v.
Medidas da  placa as primeiras da coluna são da marcada e as do lado são da minha placa 

marcada>minha placa

3,03v      >  3,23v
3,30v    >   3,29
1,24v    >   1,23v
1,50v    >   1,48v
1,13v    >   1,13v L esquerdo 1,38v L direito
3,12v    >   3,61v e 3,29v lado baixo e l alto
13/18v>  15,6v e 15,12v lado baixo e alto
5v  > >  > 3,78v lado esquerdo e tem momentos que oxila pra menos baixa ate 3,v  e do lado direito da bobina e ao contrario oxila sempre pra mais, variando, a momentos que chega a quase 9 v.

Observação ùnica ligacao dos terminais do IR com o Chip Controlador SOP-18 e atraves o pino 2 no IR e pino 4 do ci  ligados ambos ao GND da placa.

Creditos dessa imagem ao amigo Aguia Eletronica do forum azbrjason 

Creditos  ao amigo Aguia Eletronica do forum AzBrJason.jpg

Link para o comentário

4 horas atrás, geansantos disse:

@fxsat ola amigo, vou descrever as informações  aqui e usar a imgem da plca passada pelo amigo Aguia Eletronica do forum AzBrJason, informações do deco que antes funcionava e parou  depois da troca e destroca do IR
Terminais do IR 3,25v pino 1 e 5,09v pino 3 e 5,09v nos capacitores e tambem nos 2 lados do resistor 5,09v.
Medidas da  placa as primeiras da coluna são da marcada e as do lado são da minha placa 

marcada>minha placa

3,03v      >  3,23v
3,30v    >   3,29
1,24v    >   1,23v
1,50v    >   1,48v
1,13v    >   1,13v L esquerdo 1,38v L direito
3,12v    >   3,61v e 3,29v lado baixo e l alto
13/18v>  15,6v e 15,12v lado baixo e alto
5v  > >  > 3,78v lado esquerdo e tem momentos que oxila pra menos baixa ate 3,v  e do lado direito da bobina e ao contrario oxila sempre pra mais, variando, a momentos que chega a quase 9 v.

Observação ùnica ligacao dos terminais do IR com o Chip Controlador SOP-18 e atraves o pino 2 no IR e pino 4 do ci  ligados ambos ao GND da placa.

Creditos dessa imagem ao amigo Aguia Eletronica do forum azbrjason 

Creditos  ao amigo Aguia Eletronica do forum AzBrJason.jpg

Em relação às tensões mencionada logo acima, essas pequenas diferenças, esta dentro do aceitavel.

A unica que me chamou à atenção foi a de 5v, que relatou uma variação de ate 9v, não é normal!

Link para o comentário

14 minutos atrás, fxsat disse:

Em relação às tensões mencionada logo acima, essas pequenas diferenças, esta dentro do aceitavel.

A unica que me chamou à atenção foi a de 5v, que relatou uma variação de ate 9v, não é normal!

@fxsat  sim, como tou começando agora não tenho a experiência devida mas achei estranho isso é percebi pelas trilhas que  um dos pinos do  ir está ligado a um dos lados da bobina .

Outra coisa é normal o resistor que tá ligado ao ir ter as mesmas tensões dos 2 lados ? 

E também próximo do transistor posição q18 na placa tem 2 ou tres resistores bem pequenos pretos sem identificação que apresentam continuidade de uma ponta pra outra com o circuito desligado.

Essas são alguma cituações que me parecem fazer parte do poblema! 

O que vc me diz ?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...