Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Placa RK21717 da HP P1005

Avalie este tópico:

edumanend

Posts em destaque

Olá boa tarde ao grupo do forum...

Pessoal estou com uma  Impressora P1005 cuja a placa da fonte é esta RK21717 que não liga nada, está morta... ao verificar e efetuar a primeiras medições notei que não está tendo os 24v no capacitor do secundário que deveria ter e na parte secundária da bobina não sai voltagem nenhuma... na parte primária dela está chegando 54v... alguém poderia dar um help? Desde já agradeço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

seu tópico foi movido para a area de fontes e nobreaks (estava na de identificação de componentes).

54V é uma medida estranha. Você mediu em quais pontos, e em que escala? 

Veja se tem tensão entre os pinos do C207, na escala de 200vdc. Se não tiver, confira se não há curto no Q501, e o fusível FU102 (fica quase escondido atrás do conector de entrada de energia).

Link para o comentário

@zazulak Amigo, efetuei os testes que tu falou... nos pinos do C207 há 54.2v... o FU102 está ok, e o Q501 aparentemente não está em curto porém esta chegando apenas 1.4v nele... Uma pergunta, na parte secundária da bubina que fica entre a fonte primaria e secundária teria que sair alguma voltagem certo? E está ficando zerado... 

Link para o comentário

Sim, depois do diodo (DA501) deveria ter os 24V. 

Por acaso essa fonte já foi mexida antes? Pergunto isso porque entre a ponte retificadora e o capacitor principal tem um termistor ntc (TH101 ou 201), e é comum algum técnico desavisado colocar no lugar dele um varistor. As vezes ele abre, mas não é muito comum abrir..

Veja como está a tensão na ponte retificadora.. medindo em ac entre os pinos do meio e dc entre as das pontas.

Se ela foi mexida, é bom conferir também se não há alguma trilha partida. As vezes a trilha parte bem próximo ao terminal do componente e fica dificil de enxergar a olho nu. 

Link para o comentário

@zazulak Cara fiz os testes que tu pediu, o termistor NTC TH201 que fica próximo a ponte retificadora não esta aberto... aparentemente, já as tensões que pediu para verificar...  nos pinos do meio da ponte retificadora estão zerados sem voltagem nenhuma... já nos pinos laterais tem os 115v normal... agora eu já não sei dizer se é normal ou não pois estou sem o esquema eletrico da placa... Não consigo achar em lugar algum... Já este diodo que tu falou o DA501 não encontrei em nenhum lugar da placa... ele fica próximo a algum componente em específico?

Link para o comentário

DA501 era pra ser o diodo da saída, que fica preso no dissipador menor. Pode ser que a numeração dele na placa seja outra (não tenho a placa da p1005, estava me baseando na da 1015). 

Siga medindo desde o conector da entrada de força até a ponte retificadora.. com certeza tem alguém aberto aí. 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...