Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acteon ACKM73C - MB SRR Rev.: C1 - Diodo fritando

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Bom dia, esse modelo de notebook chegou na minha assistência funcionando, mas com a carcaça e uma dobradiça da tela quebrada, resolvi os problemas aparentes, mas agora que fui ligar para apresenta a cliente, ele não funcionou, a cliente deixou para avaliar, claro que deu "chilique" - deixei funcionando e agora não está mais - e coisas do gênero. Desmontei todo, tem voltagem no jack e no botão start, procurando por algo que esquentasse fora do normal, encontrei o D1 um diodo de nomenclatura (7N SK14), procurando nas minhas sucatas encontrei um SK34. Será que posso substituir?

Postado

Pela análise do datasheet, Vc pode usar sim, o sk34 também é um retificador com tensão rms 28v, somente suporta uma corrente muito maior, pode ficar despreocupado. Agora se eu fosse Vc verificaria esta linha pra ver se não tem alguém com fuga ou em curto, o problema pode não ser o diodo e sim alguma coisa depois dele.

Boa sorte!!!

Postado

Pela análise do datasheet, Vc pode usar sim, o sk34 também é um retificador com tensão rms 28v, somente suporta uma corrente muito maior, pode ficar despreocupado. Agora se eu fosse Vc verificaria esta linha pra ver se não tem alguém com fuga ou em curto, o problema pode não ser o diodo e sim alguma coisa depois dele.

Boa sorte!!!

Pois é, verifiquei o datasheet e foi esse o meu medo, será que por ele deixar passar uma corrente de 3A contra a de 1A que o SK14 deixa, isso não pode ser perigoso? Vou seguir teu conselho e analisar melhor o circuito que ele participa, pois realmente testei ele fora da placa e está ok, com continuidade apenas de  um lado.

Postado

Romero boa tarde.

Já peguei alguns notes com essa placa com os seguintes problemas.

1º Regulador esquentado com ausência dos 5v na L2, curto no Q26.

2º Regulador esquentando e apresentando os 5v na L2 Q33 em curto mosfet.(Ocasionado geralmente por curto na USB)

Sem contar que também pode ser o próprio U2 defeituoso.

No seu caso eu apostaria no Q26 em curto, retire e teste. O problema é que na maioria das vezes ele leva com ele o U2.

Nesse caso não sei qual ci sua placa usa se o ISL6227 ou APW7108 mas qualquer um dos dois pode ser usado ok.

• 6 meses depois...
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...