Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Notebook CCE Win WM545B MBA14HV0X PCUSB+ Só liga com a bateria, áudio e touch inoperantes

Featured Replies

Postado

Amigos esse note chegou na bancada apenas para troca do teclado, substituído por um novo e montado ao ligar fez um ruido, desliguei conferi se a montagem estava ok e liguei novamente, voltou o ruído, desliguei e para tirar as dúvidas conferi a montagem novamente, na terceira tentativa ligou sem ruído, abriu o windows e fui perceber que o áudio não estava presente, assim como o touch não funciona  e as letras xcvbnm no teclado novo também não. Observei um sinal de fuga no D2 (sk34) com uma resistência de 10r dos dois lados, mas não creio ser esse o problema. Sem a bateria conectada eu tenho na L1 4.9v e no Q9 19.9v. Estou sem o esquema, alguém poderia me ajudar? 

Postado
Em 22/01/2020 às 11:20, Ana Costa disse:

Amigos esse note chegou na bancada apenas para troca do teclado, substituído por um novo e montado ao ligar fez um ruido, desliguei conferi se a montagem estava ok e liguei novamente, voltou o ruído, desliguei e para tirar as dúvidas conferi a montagem novamente, na terceira tentativa ligou sem ruído, abriu o windows e fui perceber que o áudio não estava presente, assim como o touch não funciona  e as letras xcvbnm no teclado novo também não. Observei um sinal de fuga no D2 (sk34) com uma resistência de 10r dos dois lados, mas não creio ser esse o problema. Sem a bateria conectada eu tenho na L1 4.9v e no Q9 19.9v. Estou sem o esquema, alguém poderia me ajudar? 

Verifique se o SIO não esta esquentando.

Postado

É bem comum o codec de áudio U25 queimar nestas placas, e sendo ele alimentado pela linha de 5V bem como o touchpad, possivelmente o Codec de áudio queimado está fazendo com que o touchpad não seja alimentado corretamente desta forma impedindo também o seu funcionamento.

O teclado novo parece estar com defeito, substituiria por outro de outro fornecedor para novo teste, antes de partir pra análise do conector, das trilhas e dos componentes que interligam o Super I/O ao conector e inclusive deste, que estando danificado poderia também ocasionar o defeito.

Pode ser ainda que alguma derivação da linha de 5V responsável por alimentar os ditos cujos não esteja acontecendo por falha do mosfet comutador responsável e ou falha de seu acionamento, desta forma impossibilitando o funcionamento correto de ambos...

Postado
  • Autor

@Jack O'Neo Eu achei que poderia ser algo com relação ao codec, retirei e resoldei ele novamente,  consegui resolver o problema das letras do teclado e do touch. 

Editado: por Ana Costa

Postado
  • Autor

@Jack O'Neo Bom dia, resoldei o codec de áudio e conferi as tensões , mas o notebook não consegue encontrar o hardware de áudio ao iniciar. Preciso de uma parte do esquema que pegue o codec até o conector de saída dos falantes. Acho que a alguma trilha rompida ou algum resistor aberto nessa linha. Poderia me ajudar?

Postado

@Ana Costa bom dia me parece que seu problema está no Ci U25 como o @Jack O'Neo citou, ressoldar não vai resolver deve trocar o mesmo, se ele estiver com defeito o SO não vai encontrar hardware de áudio mesmo, ainda a outras hipóteses como configuração de bios, que pode desativar o áudio da placa e ou o próprio sistema

Postado
  • Autor

@cristi amigo, não creio se tratar do U25, pois tenho tanto as tensões de entrada quanto de saída, a questão esta na linha de áudio. Agradeço a informação, vamos ver se resolvo.

Postado

@Ana Costa Eu já arrumei algumas dessas placas com defeito similar, o codec de áudio nunca sobrevive (na minha experiência), aparece tensão DC na saída dos auto-falantes, mas os transistores internos responsáveis por amplificar o áudio estão queimados, o que deverias encontrar ali na saída é áudio ( se houver algo sendo reproduzido é claro, mas se o sistema não reconhece o CI nem tem como reproduzir algo), e áudio é AC, que deverias encontrar ali acoplado em DC com um pequeno offset (2.1V normalmente) que é usado para permitir o swing da onda completa na etapa de entrada, o 0V AC passa a ficar alinhado com os 2.1V DC e dessa forma a parte negativa da onda varia de 2.1V até 0V DC, e a parte positiva vai de 2.1V até 4.2V.

Sempre um valor abaixo de 2.5V DC é usado como offset e acoplado com o 0V AC, isso para garantir que a onda completa caiba na faixa de tensão DC visto que há pequenas perdas de tensão na etapa de potência que nunca permitiriam que a saída chegasse aos 5V utilizados na alimentação do CODEC, embora alguns tenham perdas menores e consigam chegar a 4.7V, caso onde o offset DC nas saídas de áudio ficam em 2.3V normalmente. 

Se o sistema não identifica hardware de áudio, este é outro indício de que o chip está danificado, mas isso é menos comum, e pode inclusive indicar que a ressolda do CI não foi bem executada, vale apena analisar pino a pino com uma lupa/microcópio/afins, não sei qual o equipamento de inspeção tens disponível aí... É mais usual queimar a etapa de saída interna e o sistema continuar a detectar o CI.

Quando a etapa de saída do amplificador integrado no codec dança, normalmente os auto-falantes queimam suas bobinas, as vezes abrem-se, e as vezes esquentam tanto que derretem os arredores (feitos de plástico) e ficam trancadas, vale apena perder um tempinho pra determinar o correto funcionamento dos auto-falantes antes de passar um orçamento.

Mas fique a vontade pra procurar pelo em ovo, algumas pessoas precisam, e ou, até apreciam, aprender do jeito mais difícil.

Boa sorte.

Postado
  • Autor

@Jack O'Neo bom dia! Troquei o Ci U25 por um novo e testado, testado também os auto-falantes. Procedi como recomendado pelo amigo, fiz uma varredura na soldagem dos pinos com meu microscópio digital que tenho na bancada, tudo normal, nenhuma solda fora do lugar! AB1, AB2, AB3 E AB4 conferidas. Quanto as tensões(trabalho com uma fonte assimétrica) nas saídas de áudio eu tenho 1.3V DC nos pinos 34 e 35 tenho uma tenção de 3.3V AC. a tensão de +5_CODECAVDD está em 4.3. Ao ligar o sistema e abrir um vídeo chego a ouvir um áudio muito baixo quase imperceptível, e o sistema continua sem reconhecer o áudio.

Postado

@Ana Costa Existe uma inconsistência no seu relato acima, o codec de áudio é conetado ao PCH recebe dele sinais digitais, os converte em áudio analógico, amplifica e entrega as saídas, sejam elas os fones ou os auto-falantes, no entanto, isso só deveria acontecer com um dispositivo de áudio reconhecido e com um driver de som propriamente instalado.

Estando um driver propriamente instalado em um dispositivo de áudio reconhecido no sistema, e aparecendo áudio muito baixo nos auto-falantes durante a reprodução de sons, isso normalmente indica curto na etapa de amplificação interna do codec, que acaba deixando passar (em alguns casos, não é regra) o áudio sem amplificação, ou falta de alimentação da etapa de amplificação.

Por desencargo de consciência eu verificaria S1, S2, S3, e S4, são proteções e podem ser removidas para teste principalmente caso apresentem curto, verificaria também se CODEC_GND e AMP_GND estão aterradas como deveriam, pois ausência de terra também faria com que a etapa de amplificação do CI não funcionasse adequadamente, bem como a ausência de +5V_AMP.

Verificaria ainda se os conectores P2 não estão danificados atrapalhando o sistema de reconhecimento da saída ativa.

Isso levando em conta que haja um driver de som instalado e funcionando em um dispositivo reconhecido.

Não havendo dispositivo reconhecido no sistema, trocaria o U25 novamente, desta vez por um sabidamente bom, idêntico ao original.

Nunca peguei um caso destes, nem ouvi falar, mas em último caso não funcionando após a nova troca do componente eu desconfiaria das trilhas  que interligam o codec pinos 4, 5, 6, 8, e 9 ao PCH e do próprio PCH, e também de componentes menores nestas linhas.

P.S: Algumas bios, tem a opção de desabilitar o chip de som, seria prudente conferir se é o caso desta aí.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.