Postado 5 de Abril de 2020 6 anos Boa tarde, estou iniciando em manutenção de notebooks, e estou com um notebook da Acer modelo E5-571 que acende o led azul mas não inicia. Desmontei para verificar as medidas e verifiquei que um mosfet de endereço PQ304 está estranho, quando faço a medida dele sem ligar a fonte pego o multímetro coloco na posição de diodo e coloco o positivo no source e o negativo no dreno ele me dá um valor de 512 em qualquer um dos source ou dreno, até ai tudo bem, mas quando jogo o positivo no gate para ele armar ele zera estes valores, ok, mas se eu seguro por alguns segundos o valor começa a subir, mesmo eu não tendo colocado o negativo no gate para ele desarmar... Será que este mosfet está com defeito? Se alguém puder me ajudar, muito obrigado.
Postado 5 de Abril de 2020 6 anos @Elizeu Silva Bandeira no lugar de "Mosfet PQ304" coloca (Não liga)! O relato do defeito, e o problema sobre o mosfet, você disse tudo no primeiro post #1! Clica no botão EDITA do primeiro post, vai até o titulo e faz a alteração!
Postado 5 de Abril de 2020 6 anos @Elizeu Silva Bandeira , sempre que tenho duvidas num mosfet, testo ele fora da placa. Quando você pluga o carregador encontra as tensões primarias de 3v, 5V? Caso positivo, o processador esquenta quando a placa está ligada?
Postado 6 de Abril de 2020 6 anos Autor @Rogerio Nascimento, quando ligo a placa na entrada deste mosfet chega 19,45 v e sai 3v, dai pra frente eu encontro sempre 3v. E sim, quando eu ligo a placa o processador esquenta. Editado: 6 de Abril de 2020 6 anos por Elizeu Silva Bandeira
Postado 6 de Abril de 2020 6 anos @Elizeu Silva Bandeira segundo o esquema que estou usando, esse mosfet é o comutador e chaveia a tensão de carregamento da bateria! Como o colega mencionou, você pode testar ele fora para uma aferição mas consistente em relação ao funcionamento do mesmo. No caso de duvida sobre o funcionamento do mosfet, substitui ele por outro. Aferi os pinos 1,2,3,4,5,6 e 20 do pu301 e post! Editado: 6 de Abril de 2020 6 anos por Leonildo
Postado 6 de Abril de 2020 6 anos Autor Ok @Leonildo assim que fizer as aferições eu posto. Muito obrigado.
Postado 6 de Abril de 2020 6 anos cara muito provavelmente este Fet é um comutador, substitui ele por outro caso tenha sucata para verificar. Fet comutador tem a função de liberar a tensão da bateria para o circuito quando o charger detecta que vc desconectou o carregador do circuito. Acredito que ele não esteja danificado, realmente não e para este fet ter os 19 do outro lado não.
Postado 7 de Abril de 2020 6 anos Autor Em 06/04/2020 às 09:32, Leonildo disse: @Elizeu Silva Bandeira segundo o esquema que estou usando, esse mosfet é o comutador e chaveia a tensão de carregamento da bateria! Como o colega mencionou, você pode testar ele fora para uma aferição mas consistente em relação ao funcionamento do mesmo. No caso de duvida sobre o funcionamento do mosfet, substitui ele por outro. Aferi os pinos 1,2,3,4,5,6 e 20 do pu301 e post! Boa tarde @Leonildo fiz a medição no pu301 e fica assim: dos pinos 1 ao 4 o multimetro na posição de diodo fica no 1, no pino 5 ele tem uma variação, vai aumentando e volta para o 1, dos pinos 6 ao 13 fica no 1, no pino 14 fica 000, no pino 15 da 965, nos pinos 16 e 17 fica em 1765 e do 18 ao 20 fica em 1...
Postado 13 de Abril de 2020 6 anos @Elizeu Silva Bandeira Elizeu acho que não deve se prender agora um componente. Acho seria interessante você analisar tensões. Para isso você vai precisar do esquema. Você tem? Assim você pode acompanhar onde a tensão vai e podemos analisar junto.
Postado 13 de Abril de 2020 6 anos Veja porque é importante trabalhar com o esquema e o quanto antes ir se acostumando a trabalhar nele. Note que PQ304 é o mosfet comutador como foi dito por nosso colega @Leonildo . Porque está focado nele agora se a placa não está ligando. Com a placa desligada, sem bateria apenas com o carregador conectado veja as tensões desta tabela: Veja todas as tensões na placa que estão na coluna S5 sinalizadas como ON (indicando que deve aparecer). No aguardo...
Postado 13 de Abril de 2020 6 anos Autor @K0rTymuito obrigado pela resposta, e tentei abrir o esquema mas não consegui por normas do forum.
Postado 13 de Abril de 2020 6 anos Autor Ok, @K0rTy, hj não vou conseguir fazer a medição, mas amanhã cedo farei isto e posto aqui. Muito obrigado.
Postado 13 de Abril de 2020 6 anos Saudação @Elizeu Silva Bandeira. Seja bem vindo. Explique melhor seu problema, pelo que entendi a placa está ligando mas sem imagem, é isso? Vc disse que até processador aquece. Então o cooler gira? Tem as tensoes 3 e 5vs? Em 06/04/2020 às 09:05, Elizeu Silva Bandeira disse: Na entrada deste mosfet chega 19,45 v e sai 3v, dai pra frente eu encontro sempre 3v. Para que fique claro: PQ304 é comutador da bateria, se no dreno vc tem 19v e no source apenas 3v significa que vc está sem a bateria na placa. Caso a bateria estiver na placa, então a tensão do source passará a ter a tensão da bateria. Não é nesse setor seu problema. Um defeito típico nesses modelos de placa é corrompimento de BIOS, vc dispoe de um gravador de eprom, caso necessário?
Postado 13 de Abril de 2020 6 anos Autor @R2-D2, muito obrigado pela explicação sobre o PQ304, era isto mesmo a bateria não estava conectado então saia 3v. Não tenho gravador eprom mas posso arrumar uma. Consigo baixar o arquivo de BIOS no site do fabricante? Sim encontro os 3 e 5v normalmente, O cooler gira quando ligo e depois de uns 3 segundos ela desliga e não sobe o logo da BIOS e nem o sistema operacional Editado: 13 de Abril de 2020 6 anos por Elizeu Silva Bandeira
Postado 14 de Abril de 2020 6 anos Antes de gravar a BIOS verifique as tensões a seguir: PL1002: +1.5VSDGPUP PL802: +CPU_CORE PL602: +1.05VSP PL502: +1.35VP
Postado 16 de Abril de 2020 6 anos Autor Em 14/04/2020 às 10:53, K0rTy disse: Antes de gravar a BIOS verifique as tensões a seguir: PL1002: +1.5VSDGPUP PL802: +CPU_CORE PL602: +1.05VSP PL502: +1.35VP Desculpa a demora em responder, não encontro tensão em nenhum destes componentes... É pra chegar tensão neles? Pela tabela voltagem rails é pra estar off... Então está ok? Editado: 16 de Abril de 2020 6 anos por Elizeu Silva Bandeira Complemento
Postado 16 de Abril de 2020 6 anos Autor 17 minutos atrás, K0rTy disse: @Elizeu Silva Bandeira PR303 há tensão? Sim, chega 19,45v
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.