Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido HP Pavillion DM4/Placa ZIDANE2 6050A2402401 MB-A02/Não liga

Avalie este tópico:

Manoel74

Posts em destaque

Olá pessoal, desde já agradeço a quem poder mim ajudar.

Pois bem, oque aconteceu com esse notebook foi o seguinte, caiu cachaça na parte lateral onde fica o cooler, ao abrir o mesmo a placa estava bastante oxidada, fiz a limpeza com álcool isopropílico e não havia componentes em curto, a luz do Jack não acendia, ao fazer um ME na PCH  e dar uma aquecida na placa, a PCH começou a esquentar, verifiquei quê o "FET Q501" estava em curto, fiz a substituição do mesmo e o curto sumiu, agora a luz do Jack acende, porém não liga.

Tenho as tensões +V3A e +V5A.

Tenho 2.91V no botão Power, vai a 0V ao pressionar o botão.

Carrega a bateria normalmente, o LED indicador de carga acende.

Já regravei a bios com um arquivo daqui do eletrônicabr, arquivo feito backup de uma maquina 100%.

A placa desse notebook tem chip de vídeo dedicado.

Estou utilizando esse esquema: 

Esquema.jpg

Editado: por Manoel74
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Manoel74 alterou o título para HP Pavillion DM4/Placa ZIDANE2 6050A2402401 MB-A02/Não liga
15 minutos atrás, Leonildo disse:

@Manoel74 qual é a tensão no gate do q41? +15A saí do u20!

Como citado acima, não chega nenhuma tensão.

Partindo do ponto que é gerado pelo U20, no pad2 do D32 tenho a tensão de 5.70V.

D32.jpg

Adicionar mais detalhes.
Link para o comentário

@Manoel74 Então no gate do q41 tem tensão agora? Parece que o q38 tava com fuga! 

O sinal CORE_PWEN# é um sinal invertido, só estar ativo quando ta em nível baixo. Nesse caso ele ta deixando o q38 em corte possibilitando a tensão de +15A trafegar na malha para ir de encontro ao gate do q41 para que a transferência de tensão seja concluída! Coloca outro no lugar do q38 para ver se é isso mesmo! Com tensão no gate do q38 a tensão de +15A vai ser a terrada. Quando o botão power é acionada ela vai a nível baixo e o que eu disse mais cima acontece! 

Espero que eu esteja correto!

Link para o comentário

43 minutos atrás, Leonildo disse:

@Manoel74 Então no gate do q41 tem tensão agora? Parece que o q38 tava com fuga! 

O sinal CORE_PWEN# é um sinal invertido, só estar ativo quando ta em nível baixo. Nesse caso ele ta deixando o q38 em corte possibilitando a tensão de +15A trafegar na malha para ir de encontro ao gate do q41 para que a transferência de tensão seja concluída! Coloca outro no lugar do q38 para ver se é isso mesmo! Com tensão no gate do q38 a tensão de +15A vai ser a terrada. Quando o botão power é acionada ela vai a nível baixo e o que eu disse mais cima acontece! 

Espero que eu esteja correto!

Olha, substituí o Q38 e ficou do mesmo jeito, aí removi o Q512 e a tensão mudou.

Q512.jpg

Q38.jpg

Link para o comentário

@Manoel74 Como essa tensão não baixa, ela satura o gate do q38 aterrando a tensão de +15A e o demais mosfet abaixo dele no esquema!  Parece que só esse pino 85 do I/O que ta com problema... 

O q38 não tava com fuga! É que antes não foi dito a tensão do gate do q38, ele tava sendo energizado no gate, por isso a tensão tava baixa! Também não me atentei nisso...

@Manoel74 quando você removeu o q38 você aferiu o gate do q41 e o source pra ver se a tensão apareceu? Se sim, só resta trocar o I/O!

Editado: por Leonildo
Link para o comentário

8 minutos atrás, Leonildo disse:

@Manoel74 Como essa tensão não baixa, ela satura o gate do q38 aterrando a tensão de +15A e o demais mosfet abaixo dele no esquema!  Parece que só esse pino 85 do I/O que ta com problema... 

O q38 não tava com fuga! É que antes não foi dito a tensão do gate do q38, ele tava sendo energizado no gate, por isso a tensão tava baixa! Também não me atentei nisso...

Então você está mim falando que o possível defeito seja o I/O?

Link para o comentário

23 minutos atrás, Leonildo disse:

@Manoel74 quando você removeu o q38 você aferiu o gate do q41 e o source pra ver se a tensão apareceu? Se sim, só resta trocar o I/O!

De fato, as tensões apareceram, tanto no source do Q41 = 3.38V quanto no source do Q52=5.12V.

Então o problema é no I/O mesmo?

Q38.jpg

Link para o comentário

@Manoel74 esses mosfet estão servindo de chaves liga e desliga! Esse sinal no meu entendimento, faz isso acontecer...

Como esses mosfet é canal NPN, eles trabalham com tensão positivo no gate, aterrando a tensão do dreno! Com nível baixo, ele entra em corte, deixando os 15v passar para o gate do q41, quando você removeu o q38, deu pra ver isso.

O R143 só deixou passar o necessário para saturar o gate do q41 e os outros mosfet de transição! É isso! Então pra mim, essa tensão tem que ta chaveando esses mosfet. Placa liga 0v, placa desligada 3.3v!

• Joinha 1
Link para o comentário

9 minutos atrás, Leonildo disse:

@Manoel74 esses mosfet estão servindo de chaves liga e desliga! Esse sinal no meu entendimento, faz isso acontecer...

Como esses mosfet é canal NPN, eles trabalham com tensão positivo no gate, aterrando a tensão do dreno! Com nível baixo, ele entra em corte, deixando os 15v passar para o gate do q41, quando você removeu o q38, deu pra ver isso.

O R143 só deixou passar o necessário para saturar o gate do q41 e os outros mosfet de transição! É isso! Então pra mim, essa tensão tem que ta chaveando esses mosfet. Placa liga 0v, placa desligada 3.3v!

Blz, vou ver se encontro o I/O nas minhas sucatas, farei a substituição e logo voltarei com resultados t+.

• Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário

• 4 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...