Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Remover solda dos capacitores, é duro hem!!!!

Avalie este tópico:


fabiomaua

Posts em destaque

Bom dia a todos

 

Eu sempre troquei capacitores em placas, mas dessa vez eu peguei uma placa-mãe asus que está sendo a campeã: peguei ela com 3 capacitores estufados, fui tirar, já percebi que a solda estava bem dura pra sugar com o sugador, e acreditem, pra colocar, foi um parto. Usei fluxo, coloquei solda a mais pra fechar um "curto" nos terminais, usei solda em pasta, soprador de ar, e nada, sofri pra caramba... alguém tem alguma técnica infalível????

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu faço assim

-adicionar solda 60/40

-ferro em 400ºc

-malha de dessoldar com resina como esta

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

é bem mais facil

se gostou joinha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Costumo "resoldar" antes de remover o componente, pode até ser impressão minha, mas após colocar um pouco de solda nova, tudo fica mais facil. Após remover o componente uso a velha e boa estação de ar para limpar o furo com ajuda de sugador.

 

receitinha que uso a anos e nunca me decepcionou...  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Técnica infalível...

 

Faça um pré aquecimento da placa em torno de 120 a 150 graus.

 

Para efetuar a desoldagem primeiramente acrescente solda de chumbo nos dois pinos do capacitor... coloque bastante solda até criar um bolinho fechando contato entre os terminais. QUanto maior for a area onde tiver solda, melhor.

 

Lembre-se que a solda de chumbo entra em estado de fusão a uma temperatura de 185 graus aproximadamente, ou seja.. uma temperatura muito menor que a leadfree (225)

 

Coloque o ferro de solda de uma forma que pegue diretamente nos dois terminais ao mesmo tempo.. espere amolecer e puxe o capacitor pelo outro lado.

 

Depois de retirar o capacitor, faça a limpeza da solda na placa com uma malha de cobre.

 

Para soldagem coloque fluxo e estanhe a placa com solda.

 

Depois coloque mais um pouco de fluxo e faça a soldagem

 

Depois limpe a placa com álcool isopropílico (geralmente deixa um residuo branco na placa) ou acetona (nao deixa residuo)

 

Se gostou da dica manda um joinha.

 

Espero ter ajudado..

 

Grande abraço e fica com Deus.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Costumo "resoldar" antes de remover o componente, pode até ser impressão minha, mas após colocar um pouco de solda nova, tudo fica mais facil. Após remover o componente uso a velha e boa estação de ar para limpar o furo com ajuda de sugador.

 

receitinha que uso a anos e nunca me decepcionou...  :)

 

Olá, eu também sempre fiz assim, ressoldar pra depois usar o sugador, mas essa placa foi fogo, por isso postei aqui no forum e vejo varias dicas e soluções... isso significa que não é só eu que passei por isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Técnica infalível...

 

Faça um pré aquecimento da placa em torno de 120 a 150 graus.

 

Para efetuar a desoldagem primeiramente acrescente solda de chumbo nos dois pinos do capacitor... coloque bastante solda até criar um bolinho fechando contato entre os terminais. QUanto maior for a area onde tiver solda, melhor.

 

Lembre-se que a solda de chumbo entra em estado de fusão a uma temperatura de 185 graus aproximadamente, ou seja.. uma temperatura muito menor que a leadfree (225)

 

Coloque o ferro de solda de uma forma que pegue diretamente nos dois terminais ao mesmo tempo.. espere amolecer e puxe o capacitor pelo outro lado.

 

Depois de retirar o capacitor, faça a limpeza da solda na placa com uma malha de cobre.

 

Para soldagem coloque fluxo e estanhe a placa com solda.

 

Depois coloque mais um pouco de fluxo e faça a soldagem

 

Depois limpe a placa com álcool isopropílico (geralmente deixa um residuo branco na placa) ou acetona (nao deixa residuo)

 

Se gostou da dica manda um joinha.

 

Espero ter ajudado..

 

Grande abraço e fica com Deus.

 

Essa técnica eu sempre fiz em todas as placas. A diferença é que nem sempre uso a pré-aquecedora. O que faço é usar o soprador de ar pra aquecer ou as vezes a própria estação de ar quente, coloco bastante estanho nos terminais e puxo o componente.

Quando abri esse tópico foi pra mostrar que desta vez peguei uma placa danada mesmo, pra sugar a solda da placa depois que já tinha retirado o capacitor. Mas fica aqui registrado as dicas da galera pra esse procedimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use malha desoldadora (malha de cobre) para retirar a solda da placa. Não uso sugador!

 

Tiro o grosso com o ferro e o resto com a malha!

 

Passe um pouco de fluxo para ajudar.

 

Não esqueça de mandar um joinha.. nos ajude que nós tentamos ajuda-lo! rss

 

grande abraço meu velho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante: nikoleyxan

boa tarde pessoal.

 

eu uso ar quente e ferro, uso fluxo e soldo antes, como faz a maioria do pessoal,

 

mas a minha dificuldade mesmo é a limpeza do furo de encaixe. mesmo com malha é difícil demais

 

muitas vezes eu dou umas cutucadas com as ferramentas de auxilio de solda

 

alguém tem a mesma dificuldade? alguma dica para facilitar a limpeza desse furo?

 

um abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio faço de um jeito bem simples uso ferro de solda de 40 watts bem aquecido, pode ser uns 400º com ferro de estação, coloco estanho em uma das pernas do capacitor eletrolítico e mantenho o ferro lá , pego no corpo de capacitor com a mão mesmo e inclino para lado contrario da perna que está com o ferro sai fácil, fácil, depois a mesma coisa com o outro lado, normalmente os furos do positivo são mais fáceis de sair, já o negativo por expansão do calor é mais difícil, depois os furos ficam com estanho passe o ar quente da estação a 360º e use o sugador fica super limpo para você colocar o novo capacitor sem sofrimento nenhum...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para tirar capacitores eletrolíticos eu simplesmente adiciono solda com chumbo estanho para derreter a que esta na placa e para limpar os HOLES , eu uso o método de aquecer e inserir um pino de aço inóx que não pega solda, que pode ser uma agulha fininha, e sempre com ótimo resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

e por falar em método de retirar capacitor,  esse vídeo mostra como retirar os capacitores usando a estação de ar, parece brincadeira, sai fácil ,  me parece que usa pré aquecimento, em uma base feita com .....,  um dissipador de cooler de cpu, em cima de uma carcaça de HD aberto , alguém tem ideia como fazer essa base ??

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou discordando de ninguem,acredito que todos são profissionais e tem seu método,mas inicialmente eu causei alguns estragos em placa de vídeo e placas mãe,pelo excesso de calor em um ponto específico,principalmente em placas de notebook.Antes de fazer um reflow e principalmente um reballing é importante pré aquecer,em mumitos casos é usada até desumidificadora p/ não empenar a placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem hora gente que me aparece cada capacitor,  uma vez sofir um Jack DC tiver que chamar a PM, PF e ate mesmo a minha vizinha que vare a calçada para puxar o capacitor..kkkkk

 

Mais com paciencia e com as tecnicas que aprendir aqui no forum hoje a raro eu sofrer com esse tipo de serviço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...