Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Algum amigo tem usado esfera de prata para reballing?

Avalie este tópico:

fontinni

Posts em destaque

Fontinni, aqui na empresa estou utilizando apenas chip set novos com esferas sem chumbo, além de render muito o tempo do reparo, por não ter que colocar as esferas, 90% dos casos ficam 100% funcionando sem retorno de garantia, alguns poucos casos sou obrigado a dizer que tenho que fazer com esferas com chumbo mesmo, esses poucos casos são principalmente de placas que empenam com muita facilidades e chips muito grande ou muito pequenos e finos que qualquer 5 graus a mais eles queimam e qualquer 5 graus a menos eles não soldam 100%. Espero ter ajudado. Abraços Mauricio Ressuti.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é camarada, estou preocupado com o uso do chumbo, estou lendo alguns artigos que falam que é altamente prejudicial a exposição  ao chumbo.

Causa inclusive mal de Alzheimer e muitas outras doenças.

Nós que trabalhamos com esse metal é complicado, pois respiramos a fumaça do chumbo, alem de termos contato com ele.

Os artigos falam que a exposição com o chumbo ainda que pequena é muito prejudicial.

Link para o comentário

Causa inclusive mal de Alzheimer e muitas outras doenças.

Por isso é sempre bom fazer uso de uma boa mascara com filtro de carvão ativado, de boa qualidade e com os filtros em dia. Outros detalhes como um extrator de fumaça sempre são bem vindos......

.......Peraí....do que estamos falando mesmo ? Quem é você ?

:)):))

Link para o comentário

estamos falado sobre o uso de esferas com prata e sem prata

hehehe... Ele estava fazendo piada!  :)):))

Mas eu já disse 1000 vezes e ninguém escuta/lê, não respiramos chumbo, o risco do chumbo é a INGESTÃO (mãos sujas com resíduo de chumbo que são limpas na roupa, o cara passa a mão nos cabelos, nariz e fatalmente na boca. Vai para a casa com a roupa suja, senta na cama, pega em pratos e talheres sem lavar devidamente as mãos, etc, etc, etc...). Tem também o problema do descarte dos resíduos (o que você faz com a borra de solda que sobra? Joga no lixo? Na pia?)

A temperatura de EBULIÇÃO do chumbo, que é o que acontece ANTES da vaporização é de 1749°C. Então senhores, vou repetir se Deus quiser pela última vez, não respiramos chumbo no nosso trabalho na bancada técnica. Não temos nenhum equipamento que faz o chumbo chegar no ponto de ebulição para DEPOIS "evaporar" (para ser possível "respirar o chumbo" ele deveria estar em estado gasoso). O máximo que fazemos é derreter (fundir) o chumbo. Se você cuida da sua higiene, toma cuidado de não usar o teclado do notebook ou PC com as luvas que usou no reballing, não pega nas maçanetas das portas com as luvas, etc, você está bem, não vai se contaminar com o chumbo.

Link para o comentário

bom dia amigo, realmente trabalhar com bga tem estes riscos mas podemos amenizar. vc pode usar mascara com filtro de carvão, um bom sistema de exastão e etc. vai ai uma dica sobre as doenças que podem ocasioanar o contato direto com estes produtos quimicos.

Informativo sobre consequências a exposição ao contato com "soldas BGA "

Em 1 de juhlo de 2006, foi proibido a comercialização na Europa e outros páises como os E.U.A também adotara a médida de proibição do uso de chumbo, cádmio, mercúrio e cromo.

Os produtos eletronicos tem um valor muito alto de toxinas que contaminam a água, o ar e o solo.

A intoxicação de trabalhadores expostos ao chumbo pode ocorrer em longo prazo e ocasionar uma grave doença chamada Saturismo.

Saturismo é a intoxicação aguda pelo chumbo, provoca cefaléias agudas, paralisia motora, dores articulares, irritabilidade, neurites óticas, diarréia, gosto metálico, fadiga fácial, fraqueza muscular, insônia, pesadelos, anorexia, contispação intestinal, comportamento maníaco, distúrbios mentais gerias, podendo também ataxia, convulsões e até ocorrer a morte.

Link para o comentário

O maior risco que somos expostos no reballing são os gases provenientes dos fluxos. Nestes casos o que dá pra fazer é seguir o que o hermano já disse acima, uma boa mascara, extratores  e exaustores.

Não exagerar na quantidade de fluxo aplicado nas várias etapas do processo também ajuda, quando mais fluxo, mais gases. Já vi alguns videos em que as pessoas colocam quantidade excessiva  de fluxo e quando aquecem é aquela fumaceira louca.

Dosem bem a qtd de fluxo é bom para o trabalho em si, e nossa saúde agradece.

Link para o comentário

TecnoRoger, concordo, mas a contaminação por chumbo é de forma oral, não pelo ar. Deve-se tomar cuidado com os vapores da solda por conterem outros químicos que também fazem mal para a saúde, mas na fumaça não tem chumbo, portanto, o uso de máscara não previne contra intoxicação por chumbo. Luvas, método, organização e higiene previnem.

Não estou dizendo para pararem de usar máscaras, não entendam mal.

Link para o comentário

Amigos quero Ratificar minha citação com outra citação. Aproveito também o encesojo para anexar a fonte extraida de minha citação.

Por Débora Carvalho Meldau

O chumbo foi um dos primeiros metais utilizados pelo homem. Existem evidências que apontam o uso desse metal na Ásia Menor 4000 a.C. Por ser usado a muito tempo e intensamente, a história de intoxicação é longa.

Este metal é amplamente utilizado nas indústrias que produzem cigarro, tinta de cabelo, gasolina e encanamentos de distribuição de água. Quando aquecido a uma temperatura superior a 550-560°C, o chumbo emana vapores tóxicos que, ao entrarem em contato com o ar atmosférico, transformam-se em óxido de chumbo.

O saturnismo é o termo conferido à patologia resultante da intoxicação por chumbo. Este termo deriva do deus romano Saturno, uma vez que a população da Roma Antiga acreditavam que o chumbo, considerado por eles o metal mais antigo, foi um presente que Saturno lhes concedeu.

A primeira descrição moderna desta doença foi feita em 1839 por Tanqurel. Este realizou um complexo estudo sobre o saturnismo, sendo que pouco foi acrescentado ao seu quadro clínico.

O chumbo está presente no meio ambiente naturalmente ou em consequência de sua utilização industrial. A média de ingestão diária (adulto) desse metal é de 0,1 a 0,2 mg. Os casos de intoxicação decorrem tanto da exposição ambiental quanto da industrial. Uma vez que o chumbo é uma substância cumulativa no organismo, costuma levar a uma doença crônica e, em certos casos, com episódios sintomáticos agudos que resultam em um efeito crônico irreversível.

Existem duas vias pelas quais o chumbo pode adentrar o organismo:

Respiratória: mais comum em ambientes de trabalho onde os empregados ficam expostos a vapores de óxido de chumbo.

Digestiva: via mais comum.

Também há a possibilidade de contaminação cutânea; todavia, somente os seus componentes orgânicos são capazes de penetrar a pele, como é o caso do chumbo tetraetila.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Este metal é amplamente utilizado nas indústrias que produzem cigarro, tinta de cabelo, gasolina e encanamentos de distribuição de água. Quando aquecido a uma temperatura superior a 550-560°C, o chumbo emana vapores tóxicos que, ao entrarem em contato com o ar atmosférico, transformam-se em óxido de chumbo.

E qual ferramente você tem aí que chega nesta temperatura para soldar alguma coisa em qualquer equipamento eletrônico?

Link para o comentário

é a contaminação de chumbo pelo ar é bem improvável mesmo para nós, mas os gases emitidos fazem mau sim e eu sou prova viva disso, é só adotar todos os cuidados para a sala de solda e os equipamentos de segurança e sempre estar lavando bem as mãos que este risco vai ser nulo. E quanto ao uso de esfera de prata acho que é inviável.

Link para o comentário

Parabenizo os gestores do eletronicaBR e Ablacon, por nos permite um espaço onde colocamos nossos conhecimentos a prova e aprendermos uns com os outros, proporcioando um crescimentos profissional a todos.

quero ainda contribuir mais pra nosso desenvolvimento compartilhando mais esta citação.

CHUMBO

2.1- História e Propriedades

O chumbo é um metal cinza-azulado de peso atômico 207.19, ponto de fusão 327.502° C e ponto de ebulição 1740° C (IPCS, 1995). O chumbo é suficientemente mole para ser cortado com uma faca, porém impurezas como o antimônio, arsênio, cobre ou zinco tornam-no muito duro.

O chumbo é resistente à oxidação atmosférica e ao ataque dos ácidos clorídrico ou sulfúricos diluídos, mas é rápidamente dissolvido pelo ácido nítrico. O ácido acético tem ação solvente sobre o chumbo metálico não sendo indicado o seu uso para fins culinários em recipientes que contenham chumbo, pois os alimentos podem contaminados com os compostos do metal.

Este metal era conhecido pelos antigos egípcios, que devido ao seu baixo ponto de fusão, durabilidade e facilidade em formar ligas metálicas era utilizado na fabricação de armas, adornos e utensílios. Os antigos romanos usavam o chumbo para fabricar manilhas, e alguns compostos do metal já eram usados na fabricação de cosméticos e de tintas (Mellor, 1967

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Tem muitos anos que escuto isso. A fumaça do cigarro faz muuuuiiiiitttttto mais mal!!!! Tenho 60 anos e comecei a trabalhar com solda aos 15 anos, trabalhei direto como tecnico até os 36, parei para lecionar matemática, voltei em 2000 e continuo pregado em uma bancada. Adoro e me sinto muito bem e, mesmo já sendo aposentado não tenho prazo nem meta para parar. Abraços a todos os colegas e usem pelo menos exaustor ou ventilador. tenho vários cooler's montados nas bancadas da minha empresa.

Link para o comentário

Também tenho este cuidado pois tenho sofrido com toda esta mistura de produtos quimicos quando evapora, não é só a questão de chumbo evaporar a tantos graus e sim a fumaça que vem carregada com diversos produtos químicos que vem nos fluxos, na próia solda, alcool esopropilico que reseca os pulmões que por sinal meu avô faleceu por conta de inalar diariamente os gases emitidos por alcool e gasolina. Somando tudo isso, vemos o quanto é prejudicial em geral para nossa saúde. Como diz o ditado, é melhor previnir do que remediar. Independente se contamina ou não, de qual temperatura, é melhor não arriscar e eu nõ arrisco.

abraços a todos, Ablacon, tudo de bom pra vc, bom troacar idéias com vc e com os demais colegas. valeu

Link para o comentário

Eu também tenho cuidado quanto a isso, independente de em quantos graus o chumbo se torna nossivo a sáude, pois juntando com a fumaça e evaporação dos metais e produtos químicos que tem no fluxo e nas soldas causa um estrago a longo prazo, prefiro não arriscar e não arrisco.

Eu mesmo tenho sentido dores de cabeça e insônia depois que começei a trabalhar com bga. tenho tomado mais cuidados com a minha saúde. Mas foi bom ver a galera compartilhando conhecimento aqui e bom trocar conhecimento com todos. Abraços pra todos.

Link para o comentário

Galera minha preocupação era mais com a saude mesmo, por isso pensava em mudar para esferas de prata.

Mas como por gases não tem como a gente ser contaminado com o chumbo fico mais tranquilo e somente tomar um pouco mais de cuidado.

Quanto a mascara to usando aquelas que compra em farmacia, aquelas não presta neh?

E fik o topico ai pra todos que estamos no ramo, temos que cuidar nesses detalhes, pois mais importante que o dinheiro que ganhamos é nossa saude.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...