Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise E-MAX - LA-6121P rev 2.0 - tensões de +5vs e +3.3vs com problema!!

Avalie este tópico:

jadeilson123

Posts em destaque

7 minutos atrás, R2-D2 disse:

Show irmao!! é ele o culpado entao!!

Muitas placas da Compal seguem esse padrão para as tensões de transferência:

A tensão ALWP passa por um mosfet e se transforma em VS.

A LA-7912P por exemplo é campeã de dar problema nesse setor (u21 e u22 no caso). Algumas vezes é o proprio mosfet, e alguns casos é esse mosfet duplo aí.

Se tiver alguma placa da compal para sucata acredito que vai achar com mais facilidade esse mosfet duplo ai.

Se quiser pode dizer a referencia das placas que tem de sucata, que eu vejo pra vc pelo esquema se tem esse mosfet compativel. Mas varias placas tem. 

placa da compal só tenho essa mesmo... tenho de um compaq cq40... mas tá funcionando. com algumas frescuras mas funciona... como é antigo eu depois mexo nele... 

vou mandar os nomes dos esquemas que eu tennho das placas q tenho aqui de sucata

ASPIRE 4349 DA0ZQRMB6C0  REV-C - essa placa funciona... mas não pega as usb's. aí penso q é o PCH com defeito na área das usb's

ASUS F82 (BASEIA-SE NO PEGATRON H24Z) mas essa não tem serigrafia na placa aí vai dar trabalho pra achar esse mosfet duplo

ITAUTEC A7520 - 6-71-W2400-D03 GP

SIM+ 6000 - ECS MB40IA REV B1 (Axioo HNM)

NETBOOK DO GOVERNO POSITIVO, CCE E PHILCO - ECS ES10ISx

Editado: por jadeilson123
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Q34A/B é apenas um mosfet de de proteção, com a placa em condição de stand-by seu gate deveria ter 3v (+3VL) vindo do resistor de Pull-up R640 chegando no gate de Q34 e mantendo  B+ gate de U32 e U33 em nivel baixo não deixando passar as tensões +VS

image.thumb.png.9109e13c7fe6b3554abf73e30395d1e0.png

Editado: por fabiano.julio
Link para o comentário

1 hora atrás, R2-D2 disse:

Sem o Q34 vc precisa encontrar em torno de 11v no gate dos mosfet U32 e U33.

Ops, houve um equivoco aqui. Nao existe um divisor de tensao no gate do U32 e U33, foi mal ai.

O colega Fabiano ja alertou, aqui no caso vc precisa ter uma tensao proximo de 19v no gate de U33 e U32.

Como está a linha B+, está ok, nao está oscilando?

• Joinha 1
Link para o comentário

Os componentes que poderiam causar oscilações na linha de gate de U32 são: resistor R223 - pode está com sua resistência alterada ou até mesmo com solda fria causando essa oscilação.

capacitor C65 - com em fuga.

U32 - em fuga entre gate e source!

Eu particularmente iria direto no U32 caso o problema persista

Link para o comentário

10 minutos atrás, fabiano.julio disse:

Os componentes que poderiam causar oscilações na linha de gate de U32 são: resistor R223 - pode está com sua resistência alterada ou até mesmo com solda fria causando essa oscilação.

capacitor C65 - com em fuga.

U32 - em fuga entre gate e source!

Eu particularmente iria direto no U32 caso o problema persista

o q lasca é q o problema fica alternando entre o u32 e u33... às vezes eu ligo a placa e o u32 cai o gate, às vezes ligo e cai o gate do u33.

os resistores da linha do b+ de um lado tem os 19v e do outro fica algo entre 2.5 e 3.4v... 

edit: eu ressoldei os 2 resistores da linha do b+ e a tensão de um lado dos resistores ficou em 19v e do outro ficou em 13v, 12.6v

Link para o comentário

28 minutos atrás, R2-D2 disse:

Ops, houve um equivoco aqui. Nao existe um divisor de tensao no gate do U32 e U33, foi mal ai.

O colega Fabiano ja alertou, aqui no caso vc precisa ter uma tensao proximo de 19v no gate de U33 e U32.

Como está a linha B+, está ok, nao está oscilando?

a linha de b+ estava oscilando aí coloquei pasta de solda nos resistores e ressoldei eles... 

estou dando um tempo pra placa esfriar e testa pra ver se ela vai parar de dar vídeo...

Link para o comentário

@fabiano.julio

removi o r223 e a tensão de um lado fica nos 19v e do outro fica com 2.34v e o gate do u32 fica no mesmo valor dos 2.34v e o u32 não deixa passar a tensão de 5v...

estava com outros compromissos aqui aí deixei a placa de lado... por isso demorei a responder...

o r223 estava com o valor correto de 330k. fora da placa... na placa, ele dá algo em torno de 135k

depois de ter removido o resistor de 330k, ressoldei os pads do resistor, e recoloquei o resistor no lugar... aí ele tá dando passagem dos 19v... no gate com a placa ligada, a tensão cai pra entre 17 e 18v

Link para o comentário

Em 10/08/2020 às 22:14, jadeilson123 disse:

com a placa desligada, os gates do q34 dá 3v. quando liga a placa, vai a 0v!

@jadeilson123  isso ta correto! 

Esse circuito não pode ficar sem o Q34 não mano! Sem ele a placa vai ter as tensões de 3/5v alw e 3/5vs! É bem estranho esse problema relatado por você. U34 acontece a mesma? Ele passa a tensão normal?

Link para o comentário

4 minutos atrás, Leonildo disse:

@jadeilson123  isso ta correto! 

Esse circuito não pode ficar sem o Q34 não mano! Sem ele a placa vai ter as tensões de 3/5v alw e 3/5vs! É bem estranho esse problema relatado por você. U34 acontece a mesma? Ele passa a tensão normal?

o u34 não medi... 

sem o q34, as as tensões passam, com ele não passa, ou passa abaixo da tensão correta

o led correspondente ao sata ou o uso do HD fica acesa ou piscando quando o q34 está no lugar... mesmo antes de eu ligar... 

vou ter q desmontar o notebook de novo pra colocar o q34 de volta. ou então arrumar um compatível pra colocar no lugar...

o problema está nessa área mesmo... ou no u32 e u33, ou no q34 que está ausente ou o q tem está com defeito...

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...