Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Reball nos Amazon PC estão virando?

Avalie este tópico:

Red-Fox

Posts em destaque

Salve galera!

Com andam as experiências de vocês com esses benditos Amazons PC?

Peguei 2 ultimanente e o reball não virou em nenhum dos 2! Só com troca do chip.

E nos MCP's e os VIAS como andam o reball deles pra vcs?

Estão morrendo muitos na minha mão... Não sei o qua anda acontecendo.

Utilizo a Honton R392 e estou fixando as esferas no ar quente, será que estou sofrendo de estática?

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

verifica o termopar da sua estacao que mede a temperatura em cima da placa, mes passado estava tendo problemas em todos os reballing que fazia aqui e era o termopar da minha estacao que estava medindo errado, ele marcava 20 graus a menos do que a temperatura real ou seja, a placa estava em 245 e ele media 215, acabei perdendo um monte de reballing e 04 chipset's. com relacao aos amazon, faço reballing normalmente e funciona, sempre desumifico a placa antes por 12h na estufa com 60graus

Link para o comentário

Pelo seu relato, é possível que esteja danificando o chip na hora de soldar as esferas.

Dicas para soldar as esferas com a estação de ar quente:

1 - Colocar um sensor termopar do lado de baixo do chip e monitorar a temperatura;

2 - Utilizar uma vazão de ar média.

3 - Começar com uma distancia maior e ir aproximando com movimentos circulares;

4 - Após verificar que as esferas assentaram, aguardar uns 30 segundos, retirar o stencil, passar uma camada de fluxo e proceder com a soldagem das esferas novamente até ficarem bem brilhantes;

5 - Limpar bem o chip com AI.

Link para o comentário

Em 19/11/2012 às 14:07, CJ disse:

Pelo seu relato, é possível que esteja danificando o chip na hora de soldar as esferas.

Dicas para soldar as esferas com a estação de ar quente:

1 - Colocar um sensor termopar do lado de baixo do chip e monitorar a temperatura;

2 - Utilizar uma vazão de ar média.

3 - Começar com uma distancia maior e ir aproximando com movimentos circulares;

4 - Após verificar que as esferas assentaram, aguardar uns 30 segundos, retirar o stencil, passar uma camada de fluxo e proceder com a soldagem das esferas novamente até ficarem bem brilhantes;

5 - Limpar bem o chip com AI.

Qual a temperatura que vc tem utilizado CJ? Cara ontem fazendo um reball em um positivo percebi que o 559 que eu estava utilizando aparentemente era falceta... pote zero abri ele ontem... e vi que com ele as esferas não estavam soldando nem a pau. No momento estou utilizando 280º e vazão de 5 a 2 cm de distância do CHIP to levando em torno de uns 20min para soldar as mesmas. Será que essa minha estação ta no pau!?

Obrigado pelas respostas. Aplauso para os dois.

Link para o comentário

Em 19/11/2012 às 15:20, Red-Fox disse:

Qual a temperatura que vc tem utilizado CJ? Cara ontem fazendo um reball em um positivo percebi que o 559 que eu estava utilizando aparentemente era falceta... pote zero abri ele ontem... e vi que com ele as esferas não estavam soldando nem a pau. No momento estou utilizando 280º e vazão de 5 a 2 cm de distância do CHIP to levando em torno de uns 20min para soldar as mesmas. Será que essa minha estação ta no pau!?

Obrigado pelas respostas. Aplauso para os dois.

A temperatura depende da estação, mas geralmente fica entre 280 a 350 graus, e vazão é isso mesmo 5 ou 6.

Ja a distância, como eu disse, pode começar com uns 5 ou 6 centímetros e ir baixando aos poucos e com movimentos circulares.

Ja o tempo, afff... 20 minutos é muita coisa, cozinha o chip, hehehe

O tempo de soldagem das esferas com a estação gira em torno de 5 minutos, ou menos.

O que você deve fazer é monitorar a temperatura com o termopar, e ir controlando a distância para ir subindo a temperatura de 1 a 2 graus (no máximo 4 graus), até chegar aos 180 graus, que é o ponto de fusão da solda com chumbo.

Quanto ao fluxo, pode ser falso, mas mesmo assim da para soldar as esferas de boa, e sem danificar o chip.

Link para o comentário

Red-Fox, essa temperatura de 280 graus esta muito alta e esse tempo de 20 min para soldar tambem,,, eu aqui coloco a estacao de ar com vazão de 5 e temperatura a 250 graus, coloco o chipset em cima de um pedaço de madeira tipo mdf e vou esquentando a uma distancia de + - 1 a 2 cm com movimentos circulares e nao demora nem 5 min pra soldar,,, qdo o chipset é mcp, baixo a temperatura para 240 graus, outra coisa é que vc nao pode colocar o chipset em cima de algum dissipador pra soldar as esferas pq ai vai demorar um tempão e vc vai ferrar o chipset e tb depois de remover o stencil nao jogo mais calor no chip para evitar que as esferas fiquem rugozas, efetuo a limpeza do mesmo e deixo as esferas acabarem de soldar na hora de fixar o chip na placa,,, mas cada um tem a sua tecnica, faça varios testes em sucatas primeiro e vá aperfeicuando a sua...

Link para o comentário

Em 19/11/2012 às 16:02, Paulo disse:

Se fizerem aquele esquema de pré aquecer o chip até 100º em menos de dois minutos estarão todas soldadas.

Paulo desculpe a insistência mas tem como vc descrever esse pré, se é com a estação de ar ou se é num pré. Pessoal obrigado pelas respostas, pois estou nesse lançe de reballing a apenas alguns meses e estou tendo algumas dificuldades... Creio que seja normal!?

Obriado pela resposta ALEHEMA e PAULO e CJ  :D

Link para o comentário

Bom os amazon sao muito ruim mesmo mais com paciencia da certo eu faço da seguinte maneira uso um grill pra aquecer a placa por 2:30 a uma temperatura controlada de até 200º depois venho com a estação a 250º grau por mais 2:30 e desligo o grill e a estação aguarda a placa esfriar e testa sempre uso um termostato para controlar a temperatura pois esse chip do amazon pipoca facil facil

Link para o comentário

Em 19/11/2012 às 18:18, Red-Fox disse:

Se fizerem aquele esquema de pré aquecer o chip até 100º em menos de dois minutos estarão todas soldadas.

Paulo desculpe a insistência mas tem como vc descrever esse pré, se é com a estação de ar ou se é num pré. Pessoal obrigado pelas respostas, pois estou nesse lançe de reballing a apenas alguns meses e estou tendo algumas dificuldades... Creio que seja normal!?

Obriado pela resposta ALEHEMA e PAULO e CJ  :D

é em um pré-heater  mesmo , a estação de ar vem depois que chegar os 100º

Link para o comentário

Fiz o reball num Amazon e funcionou por uns 15 dias e voltou a não dar video. Coloquei a placa na IR novamente e fiz um reflow até balançar o CHIP e voltou a funcionar por mais 15 dias e parou denovo.  ALguem tem alguma dica pra esses Amazon não voltar?

obs.: Estava pesquisando e vi que tem gente que já troca a pl. mae por aquelas da positivo, mais o custo fica caro pra fazer isso.

Link para o comentário

Em 19/11/2012 às 21:31, rodrigolap disse:

Fiz o reball num Amazon e funcionou por uns 15 dias e voltou a não dar video. Coloquei a placa na IR novamente e fiz um reflow até balançar o CHIP e voltou a funcionar por mais 15 dias e parou denovo.  ALguem tem alguma dica pra esses Amazon não voltar?

obs.: Estava pesquisando e vi que tem gente que já troca a pl. mae por aquelas da positivo, mais o custo fica caro pra fazer isso.

Colocou uma chapinha bem fina e pasta térmica à base de prata? monitorou a temperatura com o everest para ver se não estava muito alta?

As vezes um detalhe que passa desapercebido pode significar o retorno ou não do equipamento.

Link para o comentário

rodrigolap, um dos macetes de fazer o reballing é, como varios outros amigos jah falaram, verificar se os pads da placa e do chip nao estao oxidados, se tiver, raspar com a ponta de uma agulha antes de soldar as esferas e o chip na placa, se vc nao fazer esse procedimento, vai dar retorno mesmo pq os pads continuam a se oxidar. e depois colocar a chapinha de cobre de acordo com o espaço entre o chipset e o dissipador e aplicar pasta AS5, fazendo isso é muito dificil voltar

Link para o comentário

Em 20/11/2012 às 23:24, ALEHEMA disse:

Red-Fox, se este seu suporte for de aluminio, acho que nao serve, por isso vc esta tendo essa demora pra fixar as esferas, o suporte acaba por dissipar a temperatura que vc esta jogando no chipset

Sim ele é de aliminium sim... Vou tentar sua dica com o MDF, será que com um pedaço de porcelanato tambem rola? pois com ele é o inverso ele segura calor....

Link para o comentário

• 4 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...