Postado 31 de Agosto de 2020 5 anos Ola amigos preciso da ajuda de vcs para identificar esse componente o mesmo furou e nao consigo ler o codigo segue fotos Editado: 25 de Setembro de 2020 5 anos por bmv informatica
Postado 31 de Agosto de 2020 5 anos Tradutores @bmv informatica , esse CI é o responsável por transferir as tensões primárias às secundárias de 3V e 5V. Mas não é fácil descobrir o modelo, já que não existe esquema e nem boardview (pelo menos eu não encontrei nada). Para teste já dá para fazer alguma coisa e descobrir se é só ele o problema. @Moderador Global @Moderador Pleno, conseguem ajudar nessa questão?
Postado 31 de Agosto de 2020 5 anos Autor 10 minutos atrás, curtolo disse: @bmv informatica , esse CI é o responsável por transferir as tensões primárias às secundárias de 3V e 5V. Mas não é fácil descobrir o modelo, já que não existe esquema e nem boardview (pelo menos eu não encontrei nada). Para teste já dá para fazer alguma coisa e descobrir se é só ele o problema. @Moderador Global @Moderador Pleno, conseguem ajudar nessa questão? Ele esta furado entao certamente precisa ser troca duro vai ser saber qual e o codigo
Postado 31 de Agosto de 2020 5 anos Tradutores @bmv informatica , chegou a medir as tensões antes e depois dele. Pq é estranho a placa ligar sem essas tensões.
Postado 1 de Setembro de 2020 5 anos Neste caso fico devendo, não tenho sucata desta placa aí e acho que é o único meio de descobrir qual é o componente, ele lembra muito aquele u11 da la-9532p, deve ser um parente próximo huaeuhea:
Postado 1 de Setembro de 2020 5 anos Em um outro tópico aqui na comunidade foi dito que este Ci tem marcação: L3525 mas que não encontraram pra comprar.
Postado 1 de Setembro de 2020 5 anos @bmv informatica conforme o amigo @Jack O'Neo mencionou esse CI da foto é o APL3523 e só encontrei ele pra comprar de fora. Datasheet aqui: Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se..
Postado 1 de Setembro de 2020 5 anos @master7 Se for esse mesmo que falaste APL3523 eu tenho em estoque. @bmv informatica Normalmente não vendo componentes, mas se não encontrares em nenhum outro lugar e não puderes aguardar vir da china me avisa.
Postado 1 de Setembro de 2020 5 anos 49 minutos atrás, Jack O'Neo disse: Se for esse mesmo que falaste APL3523 eu tenho em estoque. @Jack O'Neo tenho uma placa dessa na sucata e o código que tem no chip é L3523 PQCH8. No datasheet citado acima encontramos a seguinte tabela: por isso, podemos concluir que o componente em questão é esse mesmo. Concorda @Jack O'Neo ? Editado: 1 de Setembro de 2020 5 anos por master7
Postado 1 de Setembro de 2020 5 anos @master7 Sem dúvidas, é que em outro tópico alguém falou L3525 Olha aí a resposta número 43
Postado 1 de Setembro de 2020 5 anos 40 minutos atrás, Jack O'Neo disse: Olha aí a resposta número 43 É verdade amigo, acho deve ter havido alguma confusão ali. Por isso, segue uma foto do componente na placa.
Postado 2 de Setembro de 2020 5 anos Parece ser o mesmo @Jack O'Neo . Na verdade nunca vi nenhum diferente na questão de ativação ou coisa assim mas é bom sempre dar uma verificada pra dar mais problemas. Mas é comum achar esse componente em placas novas da Dell, nesse "Samisung", Lenovo, etc. é chatinho de soldar mais serve.
Postado 2 de Setembro de 2020 5 anos @K0rTy Comprei pra um note da acer, mas para outra placa que não a 9532p (infelizmente não lembro qual), o original era esse apl3523. Olhei as especificações de ambos e aparentemente são compatíveis pino a pino, embora o datasheet do apl3523 não mostre na prática ele também tem um pad central GND. Mais uma compatibilidade pra por na lista, tava realmente muito parecido o C.I e os componentes passivos em torno dele, achei que pudesse haver diferença de tamanho do CI mas olhando pelos datasheets não tem. Esse tps22966 eu não tenho em estoque então já vou anotar na lista de compatibilidades. @curtolo depois adiciona naquele teu tópico de CIs compatíveis também.
Postado 2 de Setembro de 2020 5 anos @Jack O'Neo Acho desde que começou a aparecer eu só precisei trocar uma vez. Mas foi de Dell para Dell. Embora eram placas diferentes eu só analisei os pad mesmo.
Postado 3 de Setembro de 2020 5 anos Já troquei vários desses dual load switch, e inclusive se não estou enganado já peguei alguns que eram maiores que outros, lembro de ter pago bem caro em um (comprado no Brasil) numa ocasião em que o parceiro precisava do notebook pra anteontem pois fizeram caquinha na placa durante uma manutenção de rotina. Aqueles u18 e u19 famosos são menores e bga, aguentam pouco mais da metade da corrente destes aí(só na teoria, na prática aguentam uns 1.5A) mas são da mesma classe, dual load switch. Este que comprei no Brasil a preço de ouro tinha invólucro maior que esse APL3523 se bem recordo, lembro de ter comentado com a esposa que eram a mesma coisa só não encaixavam naturalmente nos lugares um do outro. A tendencia é ver mais problemas relacionados a eles no futuro imagino, visto que praticamente todos os fabricantes estão utilizando.
Postado 3 de Setembro de 2020 5 anos @Jack O'Neo É está virando praga. Na ideia de economizar espaço.
Postado 22 de Setembro de 2020 5 anos Autor Ola amigos olha eu di novo fiz a troca do CI so que o note agora nao tem voltagem na memorias alguém pra me ajudar
Postado 22 de Setembro de 2020 5 anos @bmv informatica O CI derivador que foi substituído apresenta as tensões de entrada nas suas saídas? Alguma das duas linhas que ele deriva apresenta baixa resistência em relação ao terra?
Postado 24 de Setembro de 2020 5 anos Autor Em 22/09/2020 às 17:33, Jack O'Neo disse: @bmv informatica O CI derivador que foi substituído apresenta as tensões de entrada nas suas saídas? Alguma das duas linhas que ele deriva apresenta baixa resistência em relação ao terra? Desculpe a demora sim esta saindo 5v e 3v
Postado 25 de Setembro de 2020 5 anos @bmv informatica normalmente perto do slot de memórias tem dois jumpers um do lado do outro nestas placas da samsung, um é cmos reset, e o outro crisys recovery algo assim, aqui não foi incomum a máquina voltar a funcionar após alguma manutenção ao fechar os jumpers com a pinça por alguns segundos, se esta placa é daquelas que não tem pilha é necessário conectar o carregador antes de fechar os jumpers. Tenho a impressão de que algumas dessas placas mais modernas, acabam armazenando um status de erro em algum lugar quando ligamos ela pela primeira vez após ela apresentar um problema, provavelmente pra impedir a máquina de ligar e agravar um possível problema talvez fácil de resolver. Essa tensão que não está surgindo acredito eu seja gfx_core, e caso os resets não resolvam o seu problema, se for mesmo gfx_core existe uma boa chance do PCH integrado no processador ter dançado, mas seria bom dar uma olhada no pwm dela que fica logo abaixo na foto pra ver o que está faltando.
Postado 25 de Setembro de 2020 5 anos Autor 7 horas atrás, Jack O'Neo disse: @bmv informatica normalmente perto do slot de memórias tem dois jumpers um do lado do outro nestas placas da samsung, um é cmos reset, e o outro crisys recovery algo assim, aqui não foi incomum a máquina voltar a funcionar após alguma manutenção ao fechar os jumpers com a pinça por alguns segundos, se esta placa é daquelas que não tem pilha é necessário conectar o carregador antes de fechar os jumpers. Tenho a impressão de que algumas dessas placas mais modernas, acabam armazenando um status de erro em algum lugar quando ligamos ela pela primeira vez após ela apresentar um problema, provavelmente pra impedir a máquina de ligar e agravar um possível problema talvez fácil de resolver. Essa tensão que não está surgindo acredito eu seja gfx_core, e caso os resets não resolvam o seu problema, se for mesmo gfx_core existe uma boa chance do PCH integrado no processador ter dançado, mas seria bom dar uma olhada no pwm dela que fica logo abaixo na foto pra ver o que está faltando. Troquei o CI EF JB voltou a ter as voltagem na memoria mais mesmo assim nao deu imagem vou devolver sem concerto obg pela ajuda
Postado 28 de Novembro de 2020 5 anos Em 01/09/2020 às 11:09, Jack O'Neo disse: Em um outro tópico aqui na comunidade foi dito que este Ci tem marcação: L3525 mas que não encontraram pra comprar. Bom dia Jack , poderia me vender dois apl3225?
Postado 28 de Novembro de 2020 5 anos @Paulo H Chagas Esse não tenho em estoque, não sei se existe de fato, como mencionado acima no tópico a informação de que o CI tinha marcação L3525 veio de outra pessoa em outro tópico, se precisas substituir no entanto um L3523 o TPS22966 que encontras fácil no Brasil servirá sem problemas, eu normalmente não vendo componentes e atualmente estou com um problema de saúde que me impediria de fazer o envio.
Postado 2 de Julho de 2021 4 anos Em 22/09/2020 às 11:23, bmv informatica disse: Ola amigos olha eu di novo fiz a troca do CI so que o note agora nao tem voltagem na memorias alguém pra me ajudar @bmv informatica Olá! Estou com mesmo problema que essa máquina que você tinha postado, a minha também não tem voltagem na memoria da mesma forma que está na imagem, qual é o componente que você trocou para voltar a voltagem? Se tiver como me explicar, Agradeço desde já!
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.