Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Técnica para soldar as esferas com stencil de calor direto!!!

Avalie este tópico:

gabrielnote

Posts em destaque

sobre o video vou tentar quando voltar de ferias mais so la pra março

mais faz o seguinte. Como vc ja monitora a temperatura com termopar externo, coloca o termopar perto ou se possivel encostado no stencil pra nós sabermos à que temp esta chegando no final.

Pergunta ?

Esse termopar externo é o que fica plugado na honton?

usa um termometro externo ok.

tamo junto. vai dar certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Sei que cada um tem sua forma de fazer os processos de Reballing  e deixo bem claro que essa é a minha melhor forma!!!

Eu sofri muito para encontrar uma técnica que soldasse as esferas de primeira sabe, pois como sabemos algumas vezes algumas das esferas encrencam e saem no momento da retirada do Stencil e isso implica no stress do chip, tempo etc...

Pesquisando muito e pegando um pouquinho de cada técnica cheguei  a que concluo como sucesso.

Se aplica tanto a 0.5, 0.6, 0.35 etc...

Vantagens:

- Esferas brilhantes

- Àgil

- stencil sai bem fácil

- menos stress do chip

Vamos lá:

Tenho uma base para o chipset, aquela azul que prende dos 4 lados sabe...

Não force muito no momento de prender o chip para que ele nao empene no momento da soldagem, apenas deixe suave para o mesmo não mexa muito no momento de passar a malha de solda ou colocar as esferas.

Logo depois de limpar com a malha limpe com isopropílico e deixe secar, pegue um pouco de fluxo 559 em um pincel com ponta fina e coloque nos 4 cantos so chip.

Pegue 4 esferas e posicione nos primeiros PADS, um em cada canto, isso é para prender o stencil e não deixar ele se mover no momento de colocar as esferas.

Agora solde as esferas com a estação de ar com pouca vasão e 380 Graus, elas sentam bem rápido, deixe as esferas solidificarem e passe fluxo 559 no chip, passe com um pincel com ponta fina para tirar o excesso e coloque o stencil. Até ai eu consegui pesquisando e unindo as informações.

O segredo é o soprador e o passo que vem a seguir.

Jogue as esferas no meio do chip e vá varrendo com outro pincel para as laterias, ponta um pouco mais grossa e claro sem contato algum com fluxo. Sempre passe alcool isopropílico e enxágue ele antes de colocar as esferas.

Agora passe o soprador a 300 Graus por uns 30 segundos.

Claro que não vai ser o suficiente para soldá-las por completo mas aí vem o segredo...

Dê um tempo breve e verifique se as esferas não estão liquidas.

Agora sim!!! Com o pincel pegue uma porção de 559 e passe sobre o stencil, aproveitando que está quente, assim o fluxo vai penetrar e aí está o segredo do negócio. 

Agora novamente passe o soprador  controlando a altura do mesmo, não deixe muito perto, mas nao muito longe pois a temp que vai chegar no chip é de uns 220 a 250 graus. Perceba que as esferas começam a ficar brilhantes rápidamente e além disso ficam perfeitamente centralizadas.

Logo depois deixe as esferas solidificarem e retirem o stencil facilmente pois o fluxo ainda está liquido.

Eu desenvolvi essa técnica praticando muito. Parece fácil mas não foi bem assim, hehehe.

Espero que ajude principalmente quem esteja começando!!!

Eu consigo fazer todo o processo em no máximo 15min.

Fiquem todos na presença do Senhor Jesus

Valeu pela dica. Foi muito importante pois estou iniciando em soldagens BGA.

Link para o comentário

• 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Só dica massa, vocês estão de parabéns. Só uma dúvida, como vocês fazem para retirar o chip da placa?

Tenho uma IR 3000, coloco fluxo 559 por baixo do chip e com calor setado para 250 fico observando, quando estiver solto retiro com a pinça de sucção, mas estou percebendo que umas ilhas estão indo para o pau. Se puderem me ajudar agradeço.

Link para o comentário

Só dica massa, vocês estão de parabéns. Só uma dúvida, como vocês fazem para retirar o chip da placa?

Tenho uma IR 3000, coloco fluxo 559 por baixo do chip e com calor setado para 250 fico observando, quando estiver solto retiro com a pinça de sucção, mas estou percebendo que umas ilhas estão indo para o pau. Se puderem me ajudar agradeço.

Primeiro passo: esquece a pinça à vácuo, utilize uma pinça comum.

Se estão soltando pads, é porque você esta sacando o chip antes que todas as esferas estejam fundidas, ou então, esta arrancando eles na hora de limpar a placa com a malha.

Link para o comentário

• 3 meses depois...

Eu ainda estou nesta luta de soldar as esferas BGA e ainda não tive nenhum sucesso. Minha estação é uma Ya xun 850 analógica e ainda não peguei bem as marcações de temperatura e vazão, alguém pode me informar as temperaturas dela de acordo com os números?

Aproveitando o assunto, alguns falam em usar pasta de solda para criar a esfera já no local direto no stencil, será que isso funciona mesmo?

yaxum = ar no 3, temp no 4, 3 cm do chip, qq coisa manda MP q a gente troca ideia pelo tel.

Link para o comentário

• 1 mês depois...
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...