Postado 28 de Outubro de 2020 5 anos Boa noite, Estou com um problema considerado comum entre técnicos de macbook, o defeito de não carregar a bateria, meu mac estava normal, um belo dia a bateria nao carregou mais, tenho alguns conhecimentos em eletrônica e gostaria de analisar melhor a placa do meu mac, infelizmente usava ele para trabalho e esta parado por conta de nao ter o esquema elétrico para tentar o reparo. Conforme pesquisa previa das possíveis causas do problema, realizei todos os procedimentos recomendados pelo fabricante, eles sao: reset do SMC - segue link do procedimento "Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.", NVRAM E PRAM "", nenhum deles resolveu o problema, confirmando assim um problema em algum componente, se alguém tiver o esquema e puder me passar eu agradeço. Não sou técnico de profissão, agradeço de vdd se alguém puder ajudar. Obs: Suspeito ser CI de carga. Desde já agrdeço.
Postado 28 de Outubro de 2020 5 anos @FDONATO Não sei se ele já alterou o título (não consegui identificar uma edição), mas acredito que o título tenha todas as informações que você citou: Apple Macbook Pro 2011 A1278 Nao carrega Bateria. Marca e Modelo: Apple Macbook Pro 2011 Placa: A1278 Defeito: Não carrega bateria Como sou novato, gostaria de saber o que faltou no título dele para não cometer o mesmo erro. Grato.
Postado 28 de Outubro de 2020 5 anos @MarcelloHD Acredito que você encontre o esquema no link abaixo: [Link removido] Editado: 28 de Outubro de 2020 5 anos por FDONATO
Postado 28 de Outubro de 2020 5 anos Agora, Breno Tavares disse: mas acredito que o título tenha todas as informações que você citou: Apple Macbook Pro 2011 A1278 Nao carrega Bateria Bom dia, ainda está incorreto, pois falta o modelo da placa 820-3115-B para ficar de acordo com o padrão do forum, marca e modelo + modelo da placa + defeito Portanto aguarde o colega realizar as correções solicitadas. @Breno Tavares
Postado 28 de Outubro de 2020 5 anos @MarcelloHD Arquivos postados aqui no fórum: Apple Macbook Pro A1278 - Placas 820-2530 e 820-2936
Postado 28 de Outubro de 2020 5 anos 2.2. Não são permitidos e passível de banimentos, suspensões e remoção de créditos e assinaturas: @Breno Tavares 2.2.7 Ignorar correções solicitadas pela moderação. Leia o tutorial abaixo, identifique a placa corretamente e acerte seu tópico:
Postado 28 de Outubro de 2020 5 anos @MarcelloHD Bom dia, Está faltando no título o modelo da placa. Ex: 820-0000. No caso desta sua por ser 2011, acredito que seja 820-2936. Confirme em sua placa e inclua no título o modelo.
Postado 29 de Outubro de 2020 5 anos Autor Boa noite amigos, com todo respeito agradeço o interesse em responder o tópico e tudo mais, mas se eu não mencionei o modelo da placa pq a etiqueta com a referencia foi arrancada em alguma assistência que o mac passou pela vida. Conforme descrição é um mac pro 2011 - placa composta por um i5 - com Intel HD Grafics 3000, pelo que eu vi tenho 99% de certeza que seja a 820-2936-B como o @Paulo Noce comentou. Tenho intenção de contribuir com a comunidade no que puder, inclusive indiquei o fórum a amigos que são eletrônicos para que eles possam contribuir tbm. Peço a colaboração dos amigos para encontrar esse esquema, que seria a única saída que tenho para recuperar minha maquina de trabalho. Entendo que aqui não é bagunça e nem foi a intenção criar um tópico ruim ou pobre de detalhes / informações. Postei as informações que tinha e os procedimentos que tentei, então se meu tópico agora atender as especificações dos amigos moderadores eu peço encarecidamente que alguém possa disponibilizar pelo menos a área do esquema da placa relacionada ao carregamento da bateria, pois com a bateria carregada o equipamento funciona normalmente, porem não carrega. Obs: se assim for da vontade dos moderadores eu posso colocar o modelo da placa que acredito ser, no titulo do tópico. Segundo um técnico especializado apple de uma cidade bem distante da minha, ele disse que as tenções e a corrente das placas dos mac Pro nas linhas de carregamento e CI de carga, ate 2014 são iguais. (Não estou dizendo que é verdade, só comentando a opinião técnica dele, a titulo de curiosidade em minha cidade não tem nenhuma assistência que resolva meu problema por isso a insistência aqui.) Mais uma vez agradeço a quem puder ajudar. Para contribuir com quem tiver o mesmo problema, depois de horas procurando soluções encontrei um vídeo onde foi substituído dois resistores que ficam antes do CI de carga um medindo 2,2 k e o outro 0 k, um resistor estava fechado, infelizmente como nao tenho o esquema nao consegui prosseguir. Meu caso nao era simplesmente como o apresentado no vídeo.
Postado 30 de Outubro de 2020 5 anos Autor Boa noite, Segue fotos da placa, não possui numero de serie.
Postado 7 de Junho de 2021 4 anos On 10/29/2020 at 3:10 AM, MarcelloHD said: Boa noite amigos, com todo respeito agradeço o interesse em responder o tópico e tudo mais, mas se eu não mencionei o modelo da placa pq a etiqueta com a referencia foi arrancada em alguma assistência que o mac passou pela vida. Conforme descrição é um mac pro 2011 - placa composta por um i5 - com Intel HD Grafics 3000, pelo que eu vi tenho 99% de certeza que seja a 820-2936-B como o @Paulo Noce comentou. Tenho intenção de contribuir com a comunidade no que puder, inclusive indiquei o fórum a amigos que são eletrônicos para que eles possam contribuir tbm. Peço a colaboração dos amigos para encontrar esse esquema, que seria a única saída que tenho para recuperar minha maquina de trabalho. Entendo que aqui não é bagunça e nem foi a intenção criar um tópico ruim ou pobre de detalhes / informações. Postei as informações que tinha e os procedimentos que tentei, então se meu tópico agora atender as especificações dos amigos moderadores eu peço encarecidamente que alguém possa disponibilizar pelo menos a área do esquema da placa relacionada ao carregamento da bateria, pois com a bateria carregada o equipamento funciona normalmente, porem não carrega. Obs: se assim for da vontade dos moderadores eu posso colocar o modelo da placa que acredito ser, no titulo do tópico. Segundo um técnico especializado apple de uma cidade bem distante da minha, ele disse que as tenções e a corrente das placas dos mac Pro nas linhas de carregamento e CI de carga, ate 2014 são iguais. (Não estou dizendo que é verdade, só comentando a opinião técnica dele, a titulo de curiosidade em minha cidade não tem nenhuma assistência que resolva meu problema por isso a insistência aqui.) Mais uma vez agradeço a quem puder ajudar. Para contribuir com quem tiver o mesmo problema, depois de horas procurando soluções encontrei um vídeo onde foi substituído dois resistores que ficam antes do CI de carga um medindo 2,2 k e o outro 0 k, um resistor estava fechado, infelizmente como nao tenho o esquema nao consegui prosseguir. Meu caso nao era simplesmente como o apresentado no vídeo. primeira coisa 'e testar uma bateria nova... depois medir os resistors q vc citou… Esses resistors sao "current sense", medem e comparam as 2 linhas para ver quanto de energia precisa enviar…. Verifique tb as 2 linhas de dados da bateria para o SMC e o tb o diodo perto do conector da bateria...
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.