Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Apple Macbook Pro 2011 A1278 Nao carrega Bateria

Featured Replies

Postado

Boa noite,

Estou com um problema considerado comum entre técnicos de macbook, o defeito de não carregar a bateria, meu mac estava normal, um belo dia a bateria nao carregou mais, tenho alguns conhecimentos em eletrônica e gostaria de analisar melhor a placa do meu mac, infelizmente usava ele para trabalho e esta parado por conta de nao ter o esquema elétrico para tentar o reparo.

Conforme pesquisa previa das possíveis causas do problema, realizei todos os procedimentos recomendados pelo fabricante, eles sao: reset do SMC - segue link do procedimento "Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.", NVRAM E PRAM "", nenhum deles resolveu o problema, confirmando assim um problema em algum componente, se alguém tiver o esquema e puder me passar eu agradeço. Não sou técnico de profissão, agradeço de vdd se alguém puder ajudar. 

Obs: Suspeito ser CI de carga.

Desde já agrdeço.

Postado

@FDONATO Não sei se ele já alterou o título (não consegui identificar uma edição), mas acredito que o título tenha todas as informações que você citou: Apple Macbook Pro 2011 A1278 Nao carrega Bateria.

Marca e Modelo: Apple Macbook Pro 2011

Placa: A1278

Defeito: Não carrega bateria

Como sou novato, gostaria de saber o que faltou no título dele para não cometer o mesmo erro. Grato.

Postado
Agora, Breno Tavares disse:

mas acredito que o título tenha todas as informações que você citou: Apple Macbook Pro 2011 A1278 Nao carrega Bateria

Bom dia, ainda está incorreto, pois falta o modelo da placa 820-3115-B para ficar de acordo com o padrão do forum, 

marca e modelo + modelo da placa + defeito 

Portanto aguarde o colega realizar as correções solicitadas.

@Breno Tavares 

KHbUAK

Postado

2.2.    Não são permitidos e passível de banimentos, suspensões e remoção de créditos e assinaturas:

@Breno Tavares  2.2.7  Ignorar correções solicitadas pela moderação.

Leia o tutorial abaixo, identifique a placa corretamente e acerte seu tópico:

Postado
  • Autor

Boa noite amigos, com todo respeito agradeço o interesse em responder o tópico e tudo mais, mas se eu não mencionei o modelo da placa pq a etiqueta com a referencia foi arrancada em alguma assistência que o mac passou pela vida.

Conforme descrição é um mac pro 2011 - placa composta por um i5 - com Intel HD Grafics 3000, pelo que eu vi tenho 99% de certeza que seja a 820-2936-B como o @Paulo Noce comentou. 

Tenho intenção de contribuir com a comunidade no que puder, inclusive indiquei o fórum a amigos que são eletrônicos para que eles possam contribuir tbm. Peço a colaboração dos amigos para encontrar esse esquema, que seria a única saída que tenho para recuperar minha maquina de trabalho. Entendo que aqui não é bagunça e nem foi a intenção criar um tópico ruim ou pobre de detalhes / informações. Postei as informações que tinha e os procedimentos que tentei, então se meu tópico agora atender as especificações dos amigos moderadores eu peço encarecidamente que alguém possa disponibilizar pelo menos a área do esquema da placa relacionada ao carregamento da bateria,  pois com a bateria carregada o equipamento funciona normalmente, porem não carrega.

Obs: se assim for da vontade dos moderadores eu posso colocar o modelo da placa que acredito ser, no titulo do tópico. Segundo um técnico especializado apple de uma cidade bem distante da minha, ele disse que as tenções e a corrente das placas dos mac Pro nas linhas de carregamento e CI de carga, ate 2014 são iguais. (Não estou dizendo que é verdade, só comentando a opinião técnica dele, a titulo de curiosidade em minha cidade não tem nenhuma assistência que resolva meu problema por isso a insistência aqui.) 

Mais uma vez agradeço a quem puder ajudar.

Para contribuir com quem tiver o mesmo problema, depois de horas procurando soluções encontrei um vídeo onde foi substituído dois resistores que ficam antes do CI de carga um medindo 2,2 k e o outro 0 k, um resistor estava fechado, infelizmente como nao tenho o esquema nao consegui prosseguir. Meu caso nao era simplesmente como o apresentado no vídeo.  

Postado
  • Autor

Boa noite,

Segue fotos da placa, não possui numero de serie.

WhatsApp Image 2020-10-29 at 13.20.08.jpeg

WhatsApp Image 2020-10-29 at 13.19.55.jpeg

• 7 meses depois...
Postado
On ‎10‎/‎29‎/‎2020 at 3:10 AM, MarcelloHD said:

Boa noite amigos, com todo respeito agradeço o interesse em responder o tópico e tudo mais, mas se eu não mencionei o modelo da placa pq a etiqueta com a referencia foi arrancada em alguma assistência que o mac passou pela vida.

Conforme descrição é um mac pro 2011 - placa composta por um i5 - com Intel HD Grafics 3000, pelo que eu vi tenho 99% de certeza que seja a 820-2936-B como o @Paulo Noce comentou. 

Tenho intenção de contribuir com a comunidade no que puder, inclusive indiquei o fórum a amigos que são eletrônicos para que eles possam contribuir tbm. Peço a colaboração dos amigos para encontrar esse esquema, que seria a única saída que tenho para recuperar minha maquina de trabalho. Entendo que aqui não é bagunça e nem foi a intenção criar um tópico ruim ou pobre de detalhes / informações. Postei as informações que tinha e os procedimentos que tentei, então se meu tópico agora atender as especificações dos amigos moderadores eu peço encarecidamente que alguém possa disponibilizar pelo menos a área do esquema da placa relacionada ao carregamento da bateria,  pois com a bateria carregada o equipamento funciona normalmente, porem não carrega.

Obs: se assim for da vontade dos moderadores eu posso colocar o modelo da placa que acredito ser, no titulo do tópico. Segundo um técnico especializado apple de uma cidade bem distante da minha, ele disse que as tenções e a corrente das placas dos mac Pro nas linhas de carregamento e CI de carga, ate 2014 são iguais. (Não estou dizendo que é verdade, só comentando a opinião técnica dele, a titulo de curiosidade em minha cidade não tem nenhuma assistência que resolva meu problema por isso a insistência aqui.) 

Mais uma vez agradeço a quem puder ajudar.

Para contribuir com quem tiver o mesmo problema, depois de horas procurando soluções encontrei um vídeo onde foi substituído dois resistores que ficam antes do CI de carga um medindo 2,2 k e o outro 0 k, um resistor estava fechado, infelizmente como nao tenho o esquema nao consegui prosseguir. Meu caso nao era simplesmente como o apresentado no vídeo.  

primeira coisa 'e testar uma bateria nova...  depois medir os resistors q vc citou…  Esses resistors sao "current sense", medem e comparam as 2 linhas para ver quanto de energia precisa enviar….   Verifique tb as 2 linhas de dados da bateria para o SMC e o tb o diodo perto do conector da bateria...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.