Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Verificar tensão sata power note CCE AR 545 mba14hv0x core i5

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Olá pessoal!

Sou novo no fórum, é meu primeiro tópico.

Histórico:

Estou com um note de um cliente e ele não tava iniciando o sistema. Pelo hirens, identifiquei defeito no hd, efetuei a troca, reinstalei e configurei. Tudo certo.

Após uma semana o cliente me traz o note apresentando o mesmo defeito, agora a partição do windows ficou em haw e depois inacessível, em seguida hd passou a emitir estalos.

A loja realizou a troca, mas antes de relocar o hd no lugar, gostaria de saber se a placa está enviando a tensão correta para o HD.

Dúvida: Alguém conhece algum software que pode me dar esta informação ou como posso verificar esta tensão com o multímetro? Não gostaria de somente recolocar o hd sem tirar esta dúvida, importante porque pode ter ocasionado o problema.

Obs.1 conheço a sequencia de tensões do sata power, nos 15 filamentos;

Obs.2 testei a fonte e ela não apresenta problemas.

Agradeço desde já a disposição em ajudar.

Postado

Paulo,

Estas dúvidas que nunca tirei com ninguém, podem até soar tolas, mas enquanto não perguntar não aprendo:

Baseado na imagem:

-Se a ponta de prova vermelha encostar em dois filamentos de mesma tensão (ex. P1 e P2, que são 3v), fecha curto?

-A tensão padrão é 3v ou 3,3v (na imagem tem 3v...)? segue a mesma tolerância de variação de uma fonte atx de desktop, para mais e para menos, para os 5v também?

-Há diferença em medir a tensão com a fonte do note na tomada ou somente com a bateria?

-P13, P14 e P15 (+12) têm que dar 0, no caso, visto que o hd sata se alimenta com 3.3v?

Meu receio é fechar curto, estourar e deformar o conector.

Mais uma vez agradeço.

Postado

Como pode ver na imagem existem 3 pinos para tensão de 5v e 3 pinos para tensão de 3,3v. Os 3 pinos de cada tensao já estão em curto, então não tem problema voce encostar a ponta em dois ao mesmo tempo, desde que não encoste  a ponta fechando curto em um pino com tensão e outro com Terra.

Por precaução, evite fecha curtos no conector, pegue uma ponta fina de fio rígido e coloque na ponta do multimetro pra medir cada pino independente.

As tensões em um conector sata de note são basicamente 3,3v e 5v, não existe a 12v, e sobre as variações são bem menores que numa fonte atx, garalmente uns 5%.

Não faz diferença medir o conector sata pela bateria ou fonte!

Postado

-P13, P14 e P15 (+12) têm que dar 0,

Completando a resposta do colega, esses pinos acima não estão ligados!

Sempre que ver um X em um pino de esquema significa que ele é  NC =  Sem contato. Não precisa medir.

Postado

Verifiquei as tensões nas três possibilidades: bateria / bateria + fonte / somente fonte.

Nas três a voltagem de 5v deu 5,12 sem oscilação (Normal). Mas a de 3v não deu nada, em nenhuma das 3 possibilidades. É possível este hd não ser alimentado por 3,3v? Onde conseguir o esquema desta mobo e tirar a dúvida? (CCE 545P mb A14HV0X core i5 4gb memória).

Postado

Eu nunca vi um hd sata ser alimentado com 3,3v pra ser sincero! Todos que já peguei, funcionam somente com 5v. Pra voce testar, pegue um adaptador sata > molex (aqueles de fonte atx para sata) tire os fios amarelo e laranja (se tiver), deixando só o vermelho e preto. Segure o hd NA MÃO com o adaptador conectado e depois conecte na fonte atx, aí voce vai sentir o hd dando um pequeno tranco (é o disco começando a girar). Se ele der esse tranco só com os fios vermelho e preto, então ele se alimenta só com 5v.

Tirei a placa de um hd aqui pra tirar a duvida e realmente os pinos da tensão de 3,3v NÃO são conectados. Pode ter certeza de que essas tensoes de sua placa estão ok!!

Postado

Já havia percebido que os conectores sata de fonte atx não tinham o fio laranja. o Equipamento já tá montado e configurado sem problemas, e já respondo o fórum com ele neste momento!

Obrigado a todos pela humildade e paciência.

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...