Postado 24 de Maio de 2021 5 anos Bom dia minha família !! Estou com esse notebook da Lenovo, modelo Ideapad 320, placa mãe NM-b241, que liga e menos de 1 segundo desliga em seguida. O que já fiz : Fiz a aferição das tensões primárias, 3.3va, 5va,1va e 1.8va estão presentes. Regravação da bios Remoção do teclado e liguei pelo J6 --------- Verifiquei que não está sendo gerada a tensão do processador nas bobinas PL1001 e PL1003 (ps* sem curto no vcore) Procurei o tal do PU1402 e não encontrei. Se algum amigo puder dar uma ajuda, fico grato.
Postado 24 de Maio de 2021 5 anos @ribeirodanilo93 já peguei um desses que era problema na gravação do super i/o exatamente o mesmo problema
Postado 24 de Maio de 2021 5 anos Autor Então amigos, fiz mais algumas análises e vos trago estas informações para ver se faz sentido a minha linha de raciocínio. Essas duas tensões +CPU_CORE e +VCC_GT são as tensões que alimentam o processador, certo ? Essas tensões são geradas a partir do chaveamento de 4 mosfets, 2 de alta e 2 de baixa (vou deixar as fotos do esquema com os componentes mencionados) Eu verifiquei que a tensão de alta chega no dreno dos mosfets, mas não chega o sinal no GATE para fazer o acionamento. Estes sinais Vcore_HG (aciona mosfet de alta) e Vcore_LG (aciona o mosfet de baixa) são gerados pelo PU1402 (NCP81216). Eu verifiquei, este CI está sendo alimentado no pino 12 com 20v, liguei a máquina, mesmo com esses poucos segundos que ela fica ligada daria pra identificar se esses pulsos estariam sendo gerados, mas não estão. Então acredito que o defeito de fato esteja nesse CI PU1402, o que me dizem amigos ?
Postado 25 de Maio de 2021 5 anos A tensão de VCC_GT é do gráfico integrado ao processador, em grande parte dos notebook, essa tensão só surgi quando ele vai dar vídeo, isso é, quando ele concluir todos os estados da sequencia de start. a tensão do processador, pra surgir, depende de sequencias de start e outros sinais da placa, como sinais de PWRGD e ENABLE, como a placa liga e desliga logo em seguida, pode ser algum curto em linha secundaria ou até mesmo algo ligado a gravação da Sio como nosso colega @Well7487 disse. nesse caso, partiria pro básico, você verificou as tensões básicas, mas já deu uma olhada nos circuitos de transferências? as tensões da PCH? Tensões da bios ? poderia linkar o esquema da placa em que você está se guiando pfvr
Postado 25 de Maio de 2021 5 anos Autor 11 horas atrás, Emanoel_2.0 disse: A tensão de VCC_GT é do gráfico integrado ao processador, em grande parte dos notebook, essa tensão só surgi quando ele vai dar vídeo, isso é, quando ele concluir todos os estados da sequencia de start. a tensão do processador, pra surgir, depende de sequencias de start e outros sinais da placa, como sinais de PWRGD e ENABLE, como a placa liga e desliga logo em seguida, pode ser algum curto em linha secundaria ou até mesmo algo ligado a gravação da Sio como nosso colega @Well7487 disse. nesse caso, partiria pro básico, você verificou as tensões básicas, mas já deu uma olhada nos circuitos de transferências? as tensões da PCH? Tensões da bios ? poderia linkar o esquema da placa em que você está se guiando pfvr Vou analisar os circuitos das tensões transferíveis e PCH. Tensões da bios estão OK. Segue link do esquema.
Postado 25 de Maio de 2021 5 anos Autor 12 horas atrás, Emanoel_2.0 disse: A tensão de VCC_GT é do gráfico integrado ao processador, em grande parte dos notebook, essa tensão só surgi quando ele vai dar vídeo, isso é, quando ele concluir todos os estados da sequencia de start. a tensão do processador, pra surgir, depende de sequencias de start e outros sinais da placa, como sinais de PWRGD e ENABLE, como a placa liga e desliga logo em seguida, pode ser algum curto em linha secundaria ou até mesmo algo ligado a gravação da Sio como nosso colega @Well7487 disse. nesse caso, partiria pro básico, você verificou as tensões básicas, mas já deu uma olhada nos circuitos de transferências? as tensões da PCH? Tensões da bios ? poderia linkar o esquema da placa em que você está se guiando pfvr Como faço pra aferir essas tensões ? Não tem serigrafia nesses capacitores..
Postado 25 de Maio de 2021 5 anos 20 minutos atrás, ribeirodanilo93 disse: Como faço pra aferir essas tensões ? Não tem serigrafia nesses capacitores.. ai teria que ter a boardview pra localizar mais fácil esses capacitores. tenta achar o circuito que gera essas tensões.
Postado 25 de Maio de 2021 5 anos Autor Eu verifiquei aqui o CI responsável pelas tensões transferíveis de 3.3va para 3vs e 5va para 5vs, o CI está recebendo as duas tensões, pressiono o star e fiz a aferição e não estão sendo liberadas os 3vs e os 5vs. Verifiquei também que o pino 8 e 9 do U13 estão bipando com o terra, verifiquei também pelo J11, está bipando com o terra. Teria algum teste que eu pudesse fazer para verificar se de fato o problema da placa é esse que nao seja substituir o CI ?
Postado 25 de Maio de 2021 5 anos Autor 20 minutos atrás, ribeirodanilo93 disse: Eu verifiquei aqui o CI responsável pelas tensões transferíveis de 3.3va para 3vs e 5va para 5vs, o CI está recebendo as duas tensões, pressiono o star e fiz a aferição e não estão sendo liberadas os 3vs e os 5vs. Verifiquei também que o pino 8 e 9 do U13 estão bipando com o terra, verifiquei também pelo J11, está bipando com o terra. Teria algum teste que eu pudesse fazer para verificar se de fato o problema da placa é esse que nao seja substituir o CI ? Removi o CI e o curto sumiu.
Postado 25 de Maio de 2021 5 anos Autor 24 minutos atrás, ribeirodanilo93 disse: Removi o CI e o curto sumiu. Ressoldei o U13, agora sem curto, porém ainda sem tensões VS
Postado 25 de Maio de 2021 5 anos tem tensão nos pinos 3 e 5 do u13? Editado: 25 de Maio de 2021 5 anos por Emanoel_2.0
Postado 25 de Maio de 2021 5 anos @ribeirodanilo93 seu tópico foi movido para a área correta » Notebook's Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »
Postado 25 de Maio de 2021 5 anos Autor 1 hora atrás, Emanoel_2.0 disse: tem tensão nos pinos 3 e 5 do u13? Não, em nenhum dos dois pinos. Então tá faltando esse sinal de habilitação, me parece que eles vêm de um sinal chamado SUSP# do SIO. Esse sinal sai do pino 124 do SIO, é um sinal de nível lógico alto, então em apenas conectar o carregador ele já estaria presente no circuito, ao pressionar o power esse sinal vai a zero, habilitando o U13, correto ? Esse sinal SUSP# consigo detectar ele com o multímetro ? Não tenho osciloscópio. Aferi com o multímetro e não encontrei nada. 😕 Editado: 25 de Maio de 2021 5 anos por ribeirodanilo93
Postado 26 de Maio de 2021 5 anos Autor Injetei uma tensão de 3.3v na linha do SUSP# eai sim são gerados os 3.3vs e 5vs, mas ainda assim a placa continua com o mesmo sintoma.
Postado 26 de Maio de 2021 5 anos Hello all my recent cases with these laptops were: 1.Short capacitors on the 19V line (common) 2.CPU failure (i5, resistance drop on the power line) 3.flashing 128kb IT8586 (more and more often) - various symptoms, not switching on, suddenly switching off, no image ... quite weak motherboard, laptops from institutions I would check the software with KBC greetings Editado: 26 de Maio de 2021 5 anos por warsztat
Postado 26 de Maio de 2021 5 anos 20 horas atrás, ribeirodanilo93 disse: Não, em nenhum dos dois pinos. Então tá faltando esse sinal de habilitação, me parece que eles vêm de um sinal chamado SUSP# do SIO. Esse sinal sai do pino 124 do SIO, é um sinal de nível lógico alto, então em apenas conectar o carregador ele já estaria presente no circuito, ao pressionar o power esse sinal vai a zero, habilitando o U13, correto ? Esse sinal SUSP# consigo detectar ele com o multímetro ? Não tenho osciloscópio. Aferi com o multímetro e não encontrei nada. 😕 o ideal seria regravar esse EC
Postado 26 de Maio de 2021 5 anos Autor 1 hora atrás, Emanoel_2.0 disse: o ideal seria regravar esse EC Não tenho o recurso necessário pra realizar essa etapa. Fiz uma técnica que vi ontem por aqui, que consiste em remover a bios, regravar, startar a placa e sim depois de um tempo ressoldar ela. Mas também sem sucesso.
Postado 26 de Maio de 2021 5 anos mayby new kbc with blank memory would have been programmed by the board, 26Q64 with clear ME
Postado 30 de Julho de 2021 4 anos @ribeirodanilo93olá, estou com o mesmo pro nao conseguir resolver vc ja solucionou o problema..? obrigado!
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.