Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise HP 430 - MB chicago hr hpc mv mb v1 - praticamente morta

Avalie este tópico:


andrei fauth

Posts em destaque

Boa noite a todos!

Estou com a referida placa sem as tensões primarias de 3 e 5v.

 

Esquema: 

 

 

Segue medicoes no pwm U1001(TPS51123r)

pino1 ENTRIP1 0V

pino2 VBF1       0v

pino3 2VREF     2v

pino4 TONSEL  3.3v

pino5 VFB2       0.034v

Pino6 ENTRIP2 0v

 

Pino7 VO2        0.056v

Pino8 VREG3   3.3v

pino9 VBST2   4.52v

pino10 DRVH2 0.055v

Pino11 LL2       0.55v

Pino12 DRVL2 0v

 

Pino13 EN0      3.58v

pino14 SKIPSEL 3.3v

Pino15 GND

pino16 VIN       19v

pino17 VREG5 4.98v

Pino18 ENC     0.029v

 

pino19 DRVL1 0v

pino20 LL1      0v

pino21 DRVH1 0v

pino22 VBST1 4.52v

pino23 PGOOD 0v

Pino24 VO1     0v

 

Notei que ao ligar a placa, os mosfets de alta da linha de 3 e 5v(Q1003 e Q1001)  entre gate e source ficam com uma resistencia muito baixa, em torno de 1,9ohms. Medi eles fora da placa e não apresentam problema.

Fiz a verificacao de curto nas bobinas L1002 e L1001 e ambas nao apresentam curto. 

 

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Andre Carlos Grossl disse:

opa   , qual resistência  esta tendo na bobinas L1002 e L1003?

 

Não estou na assistência agora, mas pelo que me lembro estava em 300kohms. Eu levantei as bobinas pra ver se não tinha algum alto consumo na linha e o problema persiste. Eu tirei os mosfet de alta e baixa, e fiz o teste somente com o pwm e a resistência entre os pinos de gate e source ainda gira em torno de 2ohms, essa resistência com a placa energiazada. Sera que pode ser algum sistema de proteção do pwm detectando alto consumo em alguma linha secundária? Estranho que o consumo da fonte assimétrica fica em 0.01a

Editado: por andrei fauth
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas resistência  tem de medir com a placa  desligada.

 só para eu entender , você tirou os mosfets da placa  e mediu na bancada  e a resistência entre  gate e source    sumiu , certo?  Recolocou eles na placa e voltou a aparecer  a baixa resistência de 2homs?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Andre Carlos Grossl disse:

Essas resistência  tem de medir com a placa  desligada.

 só para eu entender , você tirou os mosfets da placa  e mediu na bancada  e a resistência entre  gate e source    sumiu , certo?  Recolocou eles na placa e voltou a aparecer  a baixa resistência de 2homs?

 

 

Sim, medi com a placa desligada tbm, essa resistência só some se eu remover o pwm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Andre Carlos Grossl disse:

no pino 18 é pra receber uma habilitação do i/o (Pino18 ENC     0.029v) meça a resistência  se  der baixa , injeta tenção pra ver se vai esquentar  o  i/o , era pra estar chegando 3.3v ,blz

 

Cheguei em casa agora... Medi pino 18 e possui 2,53v(medi todos os pinos novamente, acabei me enganando neste pino e foi o unico que estava errado). Notei que no caminho entre o pino 18 do pwm e o pino 107, possui um resistor de 1kohms(medi ele fora e esta com 0,99kohms) no lado do pwm possui 2.53v e no lado do SIO possui 0v, se eu nao estou enganado, deveria vir um sinal deste SIO, nao? pelo esquema nao possui jogo da velha, acredito ser nivel logico alto.

Pino 107 do SIO tbm possui resistencia alta, algo em torno de 28kohms

Pino 14(EC_WRST#) do SIO deveria ter 0v(#), esta com 3.3v

 

Editado: por andrei fauth
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa , boa  noite 

 esse pino EC_WRST# , ele vai a nível alto quando quando surge  v3.3al ( e uma vreg gerado no pwm ) 

ele como que destrava o i/o pra poder iniciar

  ja no pino 107 deveria  estar saindo o sinal de 3.3 para o pwm   , qualquer coisa injeta tensão pra se não esquenta o i/o ,  também  tem um capacitor c1029  ve  se le não ta com fuga

Em 04/07/2021 às 19:07, andrei fauth disse:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 05/07/2021 às 20:57, Andre Carlos Grossl disse:

opa , boa  noite 

 esse pino EC_WRST# , ele vai a nível alto quando quando surge  v3.3al ( e uma vreg gerado no pwm ) 

ele como que destrava o i/o pra poder iniciar

  ja no pino 107 deveria  estar saindo o sinal de 3.3 para o pwm   , qualquer coisa injeta tensão pra se não esquenta o i/o ,  também  tem um capacitor c1029  ve  se le não ta com fuga

 

Desculpe pela demora Andre, resolvi estudar mais pra poder prosseguir de forma correta, com o minimo conhecimento requerido para o desenvolvimento da analise.

Passando as tensoes que obtive no sio ITE8518. Tenho VSBTY, alimentado com 3,3v, WRST# possui tensao de 3,3v, TRAVELADP com a tensao de 2,77v(segundo esquema esta correta), me corrija se eu estiver errado, mas seria o mesmo que ADAPIN.

Verificando na sequencia de start na pagina 4, vejo que o terceiro passo seria ter o EC_ALW_EN, ele sai do pino 107 do superio, tenho 0v nele.

 Bom, como a placa possui as tensoes em standby de superio e bios, acredito que o pwm primario, pois tenho vreg3 e vreg 5 no pwm primario, mas nao tenho as entrips1 e 2.

outra tensao que nao tenho no pwm primario seria o ENC, ela vem da linha KBC_PWR_ON_PWR, passa por um resistor de 1k e no outro lado dele esta o EC_ALW_EN, que mencionei, esta zerado. Deveria esta em nivel logico alto para o start do integrado?

Tensoes no tps51123=  VIN 19V, 2VREF 2V, EN0 3,19V, VREG3 3,3V, VREG5 5V.

"esse pino EC_WRST# , ele vai a nível alto quando quando surge  v3.3al ( e uma vreg gerado no pwm )" no caso ele vem do pino 8, VREG3, certo? tenho 3,3v nele.

"também  tem um capacitor c1029  ve  se le não ta com fuga" ele nao esta presente na placa

"ja no pino 107 deveria  estar saindo o sinal de 3.3 para o pwm   , qualquer coisa injeta tensão pra se não esquenta o i/o" injetei tensao e sem consumo. Troquei o SIO e sem sucesso.

Pino 125 do superio, pwr_swin# esta com 3,3v

 

Editado: por andrei fauth
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...