Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido lavar placas

Avalie este tópico:

Posts em destaque

amigos sempre que pego uma placa em perfeito estado de desconservação rsrsrs eu lavo ela bem com agua corrente e sabão neutro, limpo bem depois pego ela e dou uma tratada com um compressor que tenho aki depois jogo ela 15 minutos na estufa a temperatura de 75 graus e pronto fica só o filé. nunca tive problema quanto a isso muito pelo contrario já peguei placas com curto e lavei como procedimento padrão aki na minha assistencia e ela voltou apenas com limpeza. abraço e ate mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra falar a verdade eu não estava tendo coragem de ir contra a maioria aqui más agora criei coragem e vou falar:  Não recomendo lavar placas. Uma limpeza com pincel anti estático e com compressor faz o mesmo efeito. Lógico que há casos em que lavar a placa é uma necessidade devido a sujeira da mesma. O motivo é que como já havia dito pode mascarar um problema de bga. Por exemplo vejam isto

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
bem provável que o problema dela é bga. Com o aquecimento na estufa ele voltou más muito provável voltar a dar o problema.

Link para o comentário

Placa mae de pc lavo quase todas elas antes de mexer, agua c detergente neutro, hehe. Antes não esquecer de retirar a bateria!, depois deixo escorrendo num canto a noite e pela manha ja ponho ela para rodar, nunca tive problemas com isso. Só nao esquecer de retirar a bateria da CMOS!!!! Senao costuma a criar oxido debaixo do chipset ou torrar aquele fet que mantem a hora...

TB nao esqueca de enxaguar c abundancia. Sempre lavo elas com a agua do chuveiro, no quente.

Link para o comentário

Pra falar a verdade eu não estava tendo coragem de ir contra a maioria aqui más agora criei coragem e vou falar:  Não recomendo lavar placas. Uma limpeza com pincel anti estático e com compressor faz o mesmo efeito. Lógico que há casos em que lavar a placa é uma necessidade devido a sujeira da mesma. O motivo é que como já havia dito pode mascarar um problema de bga. Por exemplo vejam isto

bem provável que o problema dela é bga. Com o aquecimento na estufa ele voltou más muito provável voltar a dar o problema.

sou obrigado a discordar do amigo, nunca, repito nunca peguei uma placa e lavei que ela viesse a dar problema no bga muito pelo contrario já houve casos em que ela nem ligava e voltou a ligar depois de uma boa lavada, sem duvida uma limpeza com pincel anti-estatico e compressor limpa, mas nunca como uma boa lavada, não existe risco desde que seja feita do modo correto, e sempre depois da lavada tem que haver uma pre-secada com compressor só então pra estufa e depois é só felicidades.

Link para o comentário

sou obrigado a discordar do amigo, nunca, repito nunca peguei uma placa e lavei que ela viesse a dar problema no bga muito pelo contrario já houve casos em que ela nem ligava e voltou a ligar depois de uma boa lavada, sem duvida uma limpeza com pincel anti-estatico e compressor limpa, mas nunca como uma boa lavada, não existe risco desde que seja feita do modo correto, e sempre depois da lavada tem que haver uma pre-secada com compressor só então pra estufa e depois é só felicidades.

Acho que você não entendeu. Eu quis dizer que lavar placas pode mascarar um problema de bga. Ou seja você pega uma placa que não está funcionando, vamos supor que o problema dela seja bga. O que acontece é que quando você a lava e faz a secagem, nesta secagem já é feito um ME sem querer o que pode fazer ela funcionar. A gente pensa então que resolveu o problema só com a lavação. Depois que poe para o cliente depois de alguns dias volta a dar o problema. É só por causa disso. 

Link para o comentário

Olá colegas, quero compartilhar um pouco de minhas experiências com vocês:

Tenho pegado muitas placas de notebooks que aparentemente não tem nada, e em muitos, casos a maioria se encontra oxidada, isso mesmo! Estas placas oxidadas eu tenho lavado elas em água corrente e com sabão neutro, além de limpar a placa tira a estática, logo após escorrer a água sacudindo a placa deixo ela na estufa e após secar ainda utilizo limpa contato e quando ligo elas voltam a funcionar.

Link para o comentário

Acho que você não entendeu. Eu quis dizer que lavar placas pode mascarar um problema de bga. Ou seja você pega uma placa que não está funcionando, vamos supor que o problema dela seja bga. O que acontece é que quando você a lava e faz a secagem, nesta secagem já é feito um ME sem querer o que pode fazer ela funcionar. A gente pensa então que resolveu o problema só com a lavação. Depois que poe para o cliente depois de alguns dias volta a dar o problema. É só por causa disso.

Entendi sim amigo por isso coloquei que devemos fazer seguindo os procedimentos corretos. aqui sempre antes de ligar a placa antes mesmo de ligar ela apos a estufa sempre faço um reflow de pelo menos 5 minutos em cada bga justamente por isso, pois sei deste risco.

Link para o comentário

Normalmente placas sujas, com várias etiquetas de garantia (memórias principalmente e placas de vídeo), eu primeiro retiro bateria e os adesivos faceis de remover, como tbm cooler e afins. Deixo a placa pelada.

Depois lavo com um pincel de pelo macio e longo, com sabão neutro ou de côco embaixo da torneira mesmo.. mando muita água.

Depois passo álcool isopropilico e torno a lavar.

Dependendo, ao invés do isopropilico, lavo com gasolina por ser menos abrasiva que thinner e afins, pra assim remover a cola de etiqueta e tal e então, lavo com sabão de novo e depois com alcool isopropilico e depois do alcool, mando só água.

Seco normalmente usando secador de cabelo por não ser muito quente e tem saída de ar suficientemente boa.

Dependendo, uso compressor de ar pra remover a água de locais dificeis primeiro e depois entao passo o secador até a placa começar a ficar difícil de segurar com as mãos (acima de 50-60ºC). Passo o secador de um lado pro outro sem deixar em um canto só.

Sempre deu certo, principalmente com placas mãe de notebook onde deixaram cair liquidos.

Abraço.

Link para o comentário

Uma coisa que aprendi com a galera aqui, para deixar o servico mais limpo e retirar o grosso de fluxo usado em troca de componente, uso uma mistura de thinner com acetona.

Agora quanto aos medrosos que n lavam, manda pra mim que eu lavo p vcs, e ja entrego arrumada, hehe, faco isso a 15 anos e nao tenho caso de placa que tenha morrido por causa disso, comecei a fazer isso com pc de banco, pc de reparticoes publicas, nao sei o que tem em arcondicionado que as placas so levantavam depois de lavadas. Outra coisa era monitor crt, de fumante, muitos davam problemas que so resolviam lavados e muito bem lavados. Alguns tive de levar no posto p passar o lavajato. Inclusive 1 dos meus.

Tem gente que usa outros metodos, um que eu gostava muito e la na empresa era obrigatorio era o tal do vaporeto em todos equipamentos, eram lavados quase tudo e o nivel de retorno era bem proximo de 0.

Link para o comentário

Secagem já faz ME ?..neguinho tá metendo na estufa de 60graus ou no forno de 250graus ?

Link para o comentário

Detergente neutro é bom, mas só tira a sujeira e fuligem, anotem ai, pra lavar placas oxidadas que teve contato com agua, suco, refrigerante, café, leite e etc não te nada melhor que o Sapolio Radium cremoso, fica limpinho, tira tudo que ta oxidado, deixa as partes metalicas expostas da placa-mãe (aquele metal em volta dos furinhos de parafusos, terminais de componentes, terminais dos conectores da memoria, conectores de de flat e tudo que for metal exposto) brilhando, parece que ate passou algum polidor de metal. Usem que não vcs não se arrepender. tem uma foto do produto aqui pra vcs verem.

produto_Foto1_162232.jpg

Alguem usou este sapólio aí e funcionou legal ?

Link para o comentário

Detergente neutro é bom, mas só tira a sujeira e fuligem, anotem ai, pra lavar placas oxidadas que teve contato com agua, suco, refrigerante, café, leite e etc não te nada melhor que o Sapolio Radium cremoso, fica limpinho, tira tudo que ta oxidado, deixa as partes metalicas expostas da placa-mãe (aquele metal em volta dos furinhos de parafusos, terminais de componentes, terminais dos conectores da memoria, conectores de de flat e tudo que for metal exposto) brilhando, parece que ate passou algum polidor de metal. Usem que não vcs não se arrepender. tem uma foto do produto aqui pra vcs verem.

produto_Foto1_162232.jpg

Alguem usou este sapólio aí e funcionou legal ?

Amigo, pelo pouco que entendo de quimica, acho que esse produto pode ate ser que seja bom, mas se nao tomar muitissimo cuidado e deixar resquicios, vai tornar condutor algum setor da placa como debaixo de chipsets. Recomendo mesmo e o sabao neutro (detergente liquido a 5%) agua de morna a quente (entre 30-60 graus), isso ja foi objeto de estudo de um outro grupo que pesquisou comigo e tambem um quimico. O mal nao e lavar a placa, mas os residuos que ficam e em contato com a propria humidade ambiente se tornar condutora.

Cito como exemplo o acumulo de fuligem (acidos graxos proveniente de escapamento de carros), resquicios de alcatrao de cigarro, gorduras de cozinha que atraem mais particulas de poeira, etc e caso tenha resquicios do produto que vc citou (amoniaco, sais causticos,etc)... acredito que em superficies onde a frequencia e altissima em ghz, qualquer por minuscula seja a resistencia residual... iria gerar campos como curto circuito ou na pior das hipoteses LCR (Indutancia capacitiva resistiva), ou seja iria fazer uma bagunca geral.

Caso tenha algum quimico entre nos... e discordar de mim, eu abaixo a orelha, e ficaria grato.

Link para o comentário

Seria bom que quem postou a dica do Sapólio, colocasse a composição quimica do produto para termos ideia se realmente ajuda ou pode ser danosos a placa,

esses produtos quimicos de limpeza come até ceramica da minha casa, imagina nas soldas ?

talvez usar numa placa de sucata para ver o resultado, seja um teste bom

Link para o comentário

Eu recomendei e continuo recomendando, pras placas com muita oxidacao e' uma maravilha remove tudo, deixa os terminais brilhando. Sabao neutro e' bom mas aquelas placas que o cliente derramou agua e fica aquela camadinha branca de oxido nos terminais, ele nao remove tudo tem que complementar a limpeza com isopropilico ou thiner, com o sapolio sai tudinho. Depos pra garantir lava a placa com sabao neutro pra tirar o residuo do sapolio.

Deculpem a falta de acentuacao, to postando de um cel.

Link para o comentário

aqui em casa tem o Saponáceo com detergente, passei numa placa antiga que derramou aquelas baterias soldadas e o I/O tava todo oxidado, melhorou pouca coisa, mas não ficou no metal como vc disse.  talvez a oxidação da placa já estava mais profunda.. não sei a diferença do cremoso.

Link para o comentário

Olá pessoal, tudo bem? Bom, queria deixar aqui minha experiência comprovada com esse processo. Peguei dois casos que foi preciso lavar totalmente a placa.

Caso 1 - Um cliente derramou uma xícara cheia de café com leite em um mini pc ligado. Imediatamente ele desligou e levou a minha oficina. Desmontei por completo todos os componentes. Com excessão do HD que não houve contato com o líquido, todos os demais como memória e placa foram lavados, inclusive o gabinete. O procedimento que adotei foi desconectar a bateria e demais componentes que poderiam sair como jumpers e após isso lavar com água em abundância e sabão neutro. Utilizei na limpeza uma escova de unhas e lavei bem. Após uns 10 minutos lavando, dei uns jatos fortes de ar comprimido para tirar o excesso de água e após isso dei um banho na placa com Limpa contato Wurth. A lógica era misturar a água ao limpa contato fazendo com que os dois se unissem e evaporassem rapidamente. Dei outra soprada com ar comprimido e em seguida um outro banho com álcool isopropílico para chegar em locais onde existia água e se misturarem agilizando a evaporação. Após dois banhos de Limpa contato e dois banhos de álcool isopropílico, dei uns 5 minutos de ar quente com o soprador térmico. Montei e essa placa está há um ano funcionando sem interrupção. 

Caso 2 - Recebi um Notebook que o cliente derramou sabonete líquido no teclado. O Shampoo percorreu todo o sistema e o pior o cliente ainda tentando resolver a situação sozinho, retirou a bateria e lavou com água e sabão. Deixou no sol pra secar. Após 3 dias no sol e sem ver o equipamento voltar a funcionar trouxe-o a minha oficina. Desmontei tudo e vi que o dano era maior do que imaginava. Como o derramamento teria sido na parte de baixo e nao afetou LCD, não mexi na parte de cima. Providenciei água quente e uma escovão. Desmontei todo o equipamento por completo. Lavei as carcaças, após isso lavei a placa mãe, mas antes dessoldando a bateria da CMOS. Pessoal, era espuma que não acabava mais. Depois de meia hora retirando o sabonete, utilizei o mesmo procedimento acima citado para agilizar a secagem. Com a placa seca e sem vestígio de sabonete, fiz os testes e vi que não existia curto. Liguei o placa e não deu vídeo. Retirei a bateria da CMOS e coloquei uma nova e a placa ligou mas continuou sem vídeo. Subi pra parte de LCD e vi que o inversor estava queimado. substitui o inversor e o equipamento funcionou normal. Fazem 120 dias que o mesmo está consertado e sendo utilizado na loja mas o cliente não veio mais buscar o equipamento e abandonou o mesmo na loja.

Nesses dois casos tive bastante êxito com a lavagem das placas. Mas recomendo que sejam adotados alguns procedimentos para o correto funcionamento:

1 - Lave somente placas que precisam ser lavadas.

2 - Placas que trabalham em regiões de maresia devem ser lavadas sem excessão.

3 - Nunca use sabão que não seja neutro.

4 - O uso de álcool isopropílico é essencial e obrigatório por evaporar junto com a agua.

5 - Lave com agua corrente, pois a agua nova lava e retira tanto o sabão neutro existente como sujeiras situadas na placa.

6 - Ar comprimido é essencial e chega em lugares diminutos e agiliza o trabalho.

7 - Soprador térmico e secador de cabelo ajudam e garantem a qualidade do procedimento.

8 - Desconecte baterias ou peças que podem soltar e marque os jumpers da placa com pincel para não perder a posição.

9 - E a dica mais importante: não tenha pressa e seja muito dedicado e exigente nesse procedimento.

Espero ter ajudado e que alguns possam retirar as placas mortas encostadas e garantir o pão de cada dia bem como garantir a ecologia do planeta com menos placas no mercado.

Abraços.

"Ninguém é maior ou melhor que todos nós juntos."

Link para o comentário

aqui em casa tem o Saponáceo com detergente, passei numa placa antiga que derramou aquelas baterias soldadas e o I/O tava todo oxidado, melhorou pouca coisa, mas não ficou no metal como vc disse.  talvez a oxidação da placa já estava mais profunda.. não sei a diferença do cremoso.

Então, esse eu nunca usei não sei te falar, so usei esse cremoso mesmo, segunda feira tem uma placa pra eu limpar que a cliente derramou água, vou fazer um camparativo de antes e depois e posto as fotos.

Link para o comentário

Fotos do antes e depois da lavagem com sapólio cremoso, alguns componentes, trilhas e terminais estavam totalmente oxidados e vão ter que ser trocados ou restaurada.

Antes:

Depois:

Antes:

Depois:

Link para o comentário

melhor resultado que eu tive foi usando Sabão em pó OMO agora tem q enxaguar muito bem depois pois ele não é neutro mas se enxeguar muito bem não tem problema no final eu usu um solução alcool mais agua pra secar mais rapido , ums jato de ar pra tirar o excesso de agua dos soquetes e conectores,  depois boto pra secar

Link para o comentário

Simplesmente incrivel a eficácia desse produto! Estou boquiaberto. rsrsrs. Se voce não usou duas placas diferentes, então a ação dele é mesmo poderosa! (Tô brincando heim) A dúvida é se ele não é corrosivo a longo prazo e se não causa curtos. No mais tá show de bola!

Abraços.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...