Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido lavar placas

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Eu uso um capacitor de 560 Ohms, peguei duas pontas de provas de um multímetro velho que tinha aqui e soldei o resistor, dai descarrego os eletrolíticos.

Você se refere a um resistor ?! Eu nunca tinha visto é fazer isso na placa só fora da placa, inclusive vou fazer um para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre lavo geralmente quando tem alguma sujeira atrapalhando o funcionamento da placa ou quando há algum tipo de oxidação brava kk, ou nos casos em que derramam cerveja e até leite por cima do notebook, e mesmo quando não há o menor motivo, já consegui reviver a placa, apenas usando detergente neutro e um bom pincel anti estático, ou seja, de crina de cavalo, não é bom lavar com o comum pois o atrito entre o plástico do pincel e a placa causa ESD, e pode facilmente detonar a placa ou alguns componentes menos resistentes, sempre esfrego bem, depois bato bem a placa contra a mão a fim de retirar o excesso da agua e vou de soprador térmico e seco ela bem, para evitar futuras oxidações, em casos mais distintos deixo na estufa, mas quase nunca há necessidade.

Link para o comentário

Tenho que conseguir uma estufa dessa pra mim. Se não gostei muito da batidinha na mãe, pode causar trinta na solda das BGA's, ou em outro componente.

Trinca só ocorre quando há muito calor, que não é o nosso caso, nunca tive problemas, agora se estiver usando o note a todo o vapor e deixar cair aí sim ocorrem trincas nas esferas, as placas de hoje são projetadas para aguentar bem, a estufa você pode montar uma usando caixa de papelão forrada de papel alumínio e lampada de 60, ou uma de madeira com lampada de 100 ou até mesmo de pvc, lampada de 60

Link para o comentário

Lavo com agua e detergente neutro, so que seco rapidamente para evitar oxidação. quando não tinha soprador fazia algumas locuras, tipo ligar o fogão e de longe colocar a placa para que o calor fizesse com que a aqua evaporasse, rsrs, mas não aconselho! nunca tive problemas mas é bem amador nesse caso!

Link para o comentário

A necessidade eh mae da invencao, eh valido ateh o secador de cabelo da mamae, mas comprem um soprador termico, nao eh assim tao caro.

Cuidado com soprador térmico principalmente os que não dá para ter muitas regulagens. Eu comprei um e fazia estufa na caixa de papelão com ele, já descuidei e quando fui ver tinha componentes de plasticos deformados ! Para secar placa acho o secador de cabelos melhor que muitos sopradores térmicos que não dão para fazer regulagens na temperatura.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Outra observação, esses mêses estou trabalhando na região norte (Amazonia) e aqui é muito úmido e as placas dos computadores vai juntando a umidade com a poeira e cria uma camada de sugeira terrivel que não sai fácil com pincel (pincel só tira o grosso), as pernas dos CIs são os mais afetadas, enferrujam feio, placas novas já tem ferrugem nos contatos !

esse pozinho branco é corrosão, Álcool combustível faz isso, tem que remover em agua corrente, mas sempre oxida alguma coisa.

Link para o comentário

Achei isso abaixo na NET,  seria bom avaliarmos o que realmente é eficiente ou pegadinha do malandro

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Os sabões e os detergentes são usados para remover sujeiras e, principalmente, gorduras dos materiais. Mas qual é a diferença entre os dois? Há mais vantagem em se usar o sabão ou o detergente?

Vejamos a estrutura de cada um, para chegarmos a uma resposta satisfatória.

O ponto ao qual queremos chamar a atenção, e que pode ser observado pela comparação entre as duas estruturas, é que os detergentes mais comuns são sais derivados do ácido sulfúrico (H2SO4), que é um ácido forte e traz mais danos ao meio ambiente. Por isso, há a presença do enxofre (S) na estrutura do detergente. A matéria-prima básica dos detergentes é o petróleo, que é um recurso energético fóssil não renovável.

Além disso, o caso mostrado acima é de um detergente biodegradável, porém existem alguns detergentes, que são aqueles que apresentam ramificações na sua estrutura, que não são biodegradáveis, ou seja, não são degradados pelos microrganismos e se forem despejados em rios e lagos podem causar graves efeitos ambientais com consequente morte de diversos peixes, algas, insetos e aves aquáticas.

Já os sabões são feitos de óleos ou gorduras que reagem com uma base forte, como o hidróxido de sódio (NaOH). Assim, os sabões são sais de ácidos carboxílicos, que são ácidos fracos. Na estrutura desses sabões, o hidrogênio do grupo carboxílico (─COOH) é substituído por íons sódio (Na+), potássio (K+) ou amônio (NH4+), como mostrado a seguir. O resultado é que todos os sabões são biodegradáveis.

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
Visitante: nikoleyxan

ótimas dicas galera, mas o que fazer quando as lâmpadas incandescente que usamos nas estufas sairem do mercado?

isso so vai acontecer em 2016 pelo que vi, mas de qualquer forma o que posso usar na estufa para secar as placas, soprador ou outro tipo de lampada?

Link para o comentário

• 10 meses depois...

Amigos boa noite, recebi uma dica , e resolvi colocar em pratica, com algumas placas vídeo oxidadas, eis que dica trata-se do DESCARBONIZANTE CAR 80, produto para limpeza de sistemas automotivos CARBURADOS e INJETADOS, das 3 placas feitas 2 se salvaram.

Uso ele em uma bandeja de pedreiro(facilmente encontrada em lojas de material de construção pois servira para de memorias a placas mae) então como ele e spray tire todos os acessórios(cooler e afins) e despeje na placa com um pincel ou escova de dente esfregue que toda oxidação saira fácil e rápido, após ou lava a placa com sabão neutro ou álcool isopropilico.

Bem turma esta dica recebi, testei e aprovei, principalmente para aqueles casos que não se ve nenhuma luz no fim do túnel.

abs e tdos.

Link para o comentário

Não creio que a lavagem em si resolva, se voltar a funcionar foi porque houve alguma desmagnetização de algum capacitor que não descarregou corretamente. Acho que o descanso em papel alumínio antes de lavar seria uma opção melhor. Limpeza é feita com ar de um compressor que deve estar sempre seco no tambor (manutenção básica) e um uma escova anti estática, jamais pincel, pois suas cerdas são condutoras de energia e podem fechar curtos em componentes e álcool isopropílico, jamais agua. Penso que se jogar água com algum capacitor carregado, aí sim fica fácil de queimar algo. No procedimento da agua, usa-se o forno, aí sim talvez alguma solda fria voltasse, mas não precisa lavar antes de por no forno.

Link para o comentário

Costumo lavar somente em ultimo caso se a placa estiver muito oxidada ou muito suja que a limpeza com pincel não de conta. Tiro todos componentes , placa seca, sabão neutro e escova de dentes tendo cuidado a não passar a escova nos pinos da cpu quando esses se encontram na placa. Apos secar rapidamente com secador de cabelos com vazão de ar forte passando por toda.placa pricipalmente por baixo das bga e conectores de audio usb e todos orificios ondem possar acumular agua.

Link para o comentário

• 10 meses depois...

Olá

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, antes de responder a um tópico sempre fique atento a data da ultima resposta, assim evita ressuscitar tópicos abandonados e antigos. Agradeço a sua compreensão!

Tópico Trancado.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...