Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell 3542 13269-1 FX3MC RevA00 Desarmando fonte.

Avalie este tópico:


alexklein

Posts em destaque

Estou com esse equipamento na bancada que desarma ao plugar a fonte original.

 

> Na assimétrica, começa a apresentar curto após injetar 2v no Jack.

> Levantei todas as bobinas e subi a foto com as medições de continuidade para o terra.

> Todos os capacitores do circuito 1D35V_S3 e do 1D35V_PWR estão fechando com o terra, retirei todos os maiores da placa e nenhum está em curto ou aberto.

> Injetei 1v no pino2 da PL4902 e gerou alto consumo sem esquentar nada.

 

Agradeço de antemão a ajuda

 

Segue esquema da placa que estou acompanhando:

 

bfd586d9-c299-44d9-9063-f4e010b224e6.jpeg

Editado: por alexklein
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexklein a forma sugerida pelo amigo @fabiano.julio de encontrar o culpado pelo curto na alta na maioria dos casos dá bons resultados, mas antes de injetar tensão é preciso verificar se nenhuma das bobinas, principalmente do pch/processador, está recebendo essa tensão devido a um mosfet de alta ter entrado em curto nos seus respectivos circuitos. Para tanto, basta testar se há continuidade de qualquer uma delas com a PR4402, por exemplo.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu primeiro vejo a resistência que ta dando na resistor de entrada e depois verifico se alguma bobina estar com a mesma resistência, se nao ja injetor uma tenção e limito minha fonte em 2 A e vejo qual componente esquenta. Sempre da certo na maioria das vezes. Porem nesse caso como a fonte ta desarmando o curto é na entrada sim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, bom dia a todos, primeiramente agradeço a atenção. @regisfatef @fabiano.julio @master7 @João Victor de Oliveira .

 

Levando em consideração a ideia do nosso amigo @fabiano.julio retirei a PR4402, injetei tensão e houve consumo, o PU4902 gerou um levíssimo aquecimento, retirei ele, medi e não estava em curto ou aberto, mas troquei mesmo assim e o curto da linha mudou!

 

PR4402 não fecha mais com terra mas as bobinas continuam dando resistência e agora com uma média de 4,5v pela assimétrica no pr4402 começa a gerar consumo excessivo novamente, dessa vez o pch do processador disparou a esquentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, alexklein disse:

mas as bobinas continuam dando resistência e agora com uma média de 4,5v pela assimétrica no pr4402 começa a gerar consumo excessivo novamente, dessa vez o pch do processador disparou a esquentar.

@alexklein se o pch aquece ao injetar tensão no pr4402 é porque a alta está chegando nele, novamente devido a algum mosfet de alta em curto porque a alta não tem ligação direta com o pch.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu não sei como está essa placa no momento depois das conversas eu não li todas.

 

Essa placa é muito comum o processador entrar em curto. Desarmar a fonte, esquentar o processador, e outras bruxarias.

 

156043834_WhatsAppImage2021-09-30at21_11_09.jpeg.a581bc252ce13c5690e9f5b2f9c89ff6.jpeg

 

Na figura acima você vai encontrar na placa um resistor de baixa resistencia, 0 ohm (0r). Ele pega a tensão de 3VA e enviar para o processador 3VA_PCH acredito que seja essas as nomeclaturas estou sem o esquema no momento.

 

Em geral eu removo esse resitor para analise. O CPU não é alimentado e posso analisar a placa com mais atenção no estagio S5.

 

Se ao remover todas as tensões always aparecerem adivinha? O processador já era, apenas removendo ele ai para continuar a analise. 

 

Algo parecido pode ser alcançado injetado 3v a 3A no 3VA processador esquentou eu não esquento cabeça.

 

Faça o teste e manda o joia para eu alcançar os 2K aqui ehehhehe..

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@K0rTy Retirei o R3801 que faz a conversão do 3D3V_S5 para 3D3V_S5_PCH.

 

Injetando tensão no PR4402 e o pch continua esquentando, detalhe, percebi hoje que há um efeito sonoro ao chegar aos 4.5v na assimétrica.

 

Percebi que mesmo retirando o PR4402 e injetando tensão em qualquer um dos lados, do outro também aparece tensão(!?)

 

Essa placa está torrando meus neurônios rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexklein Então a ideia é remover o resistor e ligar a a placa pelo conector DCIN. Veja se as tensões S5 aparece normalmente.

 

19 horas atrás, master7 disse:

@alexklein se o pch aquece ao injetar tensão no pr4402 é porque a alta está chegando nele, novamente devido a algum mosfet de alta em curto porque a alta não tem ligação direta com o pch.

 

Verificou isso?

Pode ser que o problema seja mais simples do que você imagina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos, tive de parar a análise para dar conta de outras questões, estamos aqui novamente!

@K0rTy Continua matando a fonte, sempre que coloco a fonte original queima o pu4902, na assimétrica continua consumindo a partir dos 4~4.5v

 

Retirei todos os mosfets de alta e testei, nenhum apresenta curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexklein 

 

Eu tenho o costume de fazer o seguinte. Quando travo eu devolvo tudo a placa que veio com ele. Ligo tudo que tirei e começo novamente. Seguindo o caminho deste o inicio. 

 

Depois de tudo ligado, conecte o carregador. Se o carregador desligar porque apresentou curto na linha 19V especificamente AD+

 

image.png.308fb7f0f43ef22438834ed6e1f7776c.png

 

Hora de injetar tensão no PR4402

 

image.png.cbdef8e5dc2cdfa4bf174eba92c9b1f2.png

 

De acordo com o esquema a tensão DCBATOUT é que vai para todo o sistema. 

 

image.thumb.png.c2438cc3d532dcfe7f92b1953848bcf8.png

 

Veja o que vai aquecer depois e enjetar uma tensão de 3V corrente de 3A ou mais.

Alguma peça deve aquecer nesse momento.

Se o processador esquentar remova esse resistor.

 

image.png.c54fc72a2ac5658765f17dd7ea6b533d.png

 

Quando o processador está em curto a tensão 3D3V_S5 entra em curto também matando todas as tensões de estagio s5.

 

Em geral eu tenho usado esses passos para diagnoticar defeito de curto nessa placa. Não há muito a ser feito.

Seguindo esse passos já peguei placa que estava matando o carregador e eu diria que seria por causa da CPU (50%), Capacitores  na linha DCBATOUT (45%), KBC (5%).

 

 

 

 

 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...