Postado 30 de Setembro de 2021 4 anos Esse som chegou com um canal sem audio,os mosfets desse canal estavam ruim,fiz o seguinte,troquei os irs2092 e os mosfets smd irf6775,o defeito continuou,tirei a proteçao q707,pra pode checar o -5v e o 5v dos irs,constatei que o ic702 e o ic703,os irs do canal ruim, estão apenas com -5v,o 5v deles esta variando,ja sei que o defeito do som é essa tensao errada nesse dois irs,chequei tudo ao redor dele e n achei nada anormal...o que me indicam fazer? Editado: 31 de Janeiro de 2023 3 anos por Betinhodaeletronica
Postado 30 de Setembro de 2021 4 anos Autor @ohm @Vicente25 @Chagas Moura @regisfatef ajudemmmm @ohm apareça pra da aquela ajuda Pagina 62 Ajuda @zazulak @JoeRob
Postado 1 de Outubro de 2021 4 anos Olá, @Betinhodaeletronica a tensão de +5v está ausente no pino 1 dos ic702 e 703, correto? Se sim, os resistores r773 e r748 estão alterados ou, irs2092 falso.
Postado 1 de Outubro de 2021 4 anos Autor @ohm quse cheguei a discutir com um vendedor aqui da cidade que garantiu que os irs eram originais,oque gastei com eles compravam o originais e tava feliz agora....
Postado 1 de Outubro de 2021 4 anos @Betinhodaeletronica Inverte os IRS do canal bom para o ruim e vice-versa, assim você descobre se é um problema do circuito que comprou ou da placa.
Postado 1 de Outubro de 2021 4 anos Autor @ohm acabei de colocar irs2092 originais e ficou na mesma...acabei de verificar que o pino 1 tem 5v,porem o pino 5 que esta variando,vou mandar o video variando @ohm Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.
Postado 1 de Outubro de 2021 4 anos Autor Resumo final,no ic702 e ic703 tem tensão de 5v do pino 1,-5v no pino 6,no pino 5 está clarinado a tensão em 1v igual mandei no vídeo
Postado 1 de Outubro de 2021 4 anos Autor O pino 1 dos irs está com 5v normal,porém no vídeo que te mandei é a tensão do pino 5 variando...nos capacitores c780,e c755 Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.
Postado 1 de Outubro de 2021 4 anos Os irs2092 estão protegendo por algum motivo, por isso variação na tensão no pino 5. A placa esta com o mosfet de saída? confira o circuito passa baixa. irs2092 é bem criterioso em falhas, ele protege mesmo!
Postado 1 de Outubro de 2021 4 anos Autor @ohm qual seria o circuito passa baixa? @ohm eles têm 4 mosfet smd irf6775 pra cada canal
Postado 1 de Outubro de 2021 4 anos Autor @ohm qual mosfet de saída se refere?? q704 q705 q708 q709 tem algo haver com essa proteção?esses 4 mosfet coloquei novos,mas n sei se realmente é original,e n estou tao acostuado com a soldagem deles,sera que ficou mal soldado??? lembrando que tirei o q707 fora pra fazer os testes to sofrendo dias pra encontrar esse defeito me sugere mais coisas por favor,esse som tá complicado
Postado 1 de Outubro de 2021 4 anos 3 horas atrás, Betinhodaeletronica disse: q704 q705 q708 q709 tem algo haver com essa proteção?esses 4 mosfet coloquei novos São esses os mosfet’s da saída, sem eles aciona proteção do irs2092 e nao libera pwm, consecutivamente queda na tensão do pino 5. Se tem dois irs2092 com tensão baixa no pino5, terás duas falhas. 3 horas atrás, Betinhodaeletronica disse: me sugere mais coisas por favor, Confira o filtro passa baixa. Te explico: amplificadores de classe D utilizam mosfet’s “chaveando” em alta frequência com alteração da largura de pulso de acordo com o áudio. Basicamente esse pwm passa por um indutor e capacitor que “retira” a alta frequência restabelecendo o áudio. Dai o nome, filtro passa baixa onde só as frequências mais baixas passam. No seu caso são: L719, L720, C762 e C788. Veja como estão. Aliás, confira todos capacitores ligados nesses dois indutores! Verifique também resistores de gate desses mosfet’s: r758, 762, 790 e 794.
Postado 2 de Outubro de 2021 4 anos Autor @ohm mas no caso pode ser problema com os 4 mosfets? Se a soldagem deles n tiver 100% pode tá dando essa falha?
Postado 2 de Outubro de 2021 4 anos Autor @ohm é que eu nunca tinha soldado mosfet smd de alta frequência,a soldagem dele é meio chatinha mesmo eu tendo máquina de retrabalho
Postado 2 de Outubro de 2021 4 anos Autor @ohm me passa umas dicas da soldagem desses mosfets amigo,to pensando em soldar os 4 de novo
Postado 2 de Outubro de 2021 4 anos Autor @ohm tem chance mesmo do l719 e l720 tá ruim?a placa tá novíssima
Postado 2 de Outubro de 2021 4 anos Autor @ohm nosso teste unit ut61e faz essa medição nos indutores?qual escala?como se mede?
Postado 3 de Outubro de 2021 4 anos Autor @ohm eu acho que a soldagem dos mosfets n ficou 100% me ajuda com dicas pra eu fazer a soldagem certa
Postado 3 de Outubro de 2021 4 anos Autor @ohm os mosfets são assim,bem complicados de soldar,eu nunca tinha soldados desses,ajuda aí amigão
Postado 3 de Outubro de 2021 4 anos Em 01/10/2021 às 21:11, Betinhodaeletronica disse: a soldagem dele é meio chatinha mesmo eu tendo máquina de retrabalho Tem que usar um fluxo de solda de qualidade para soldar e remover o componente com a estação de retrabalho (estação de solda a ar). Fazer limpeza da solda velha. Se necessário, colocar uma quantidade bem pouca de solda para solda-lo. Cuidado para não super aquecer o componente ou a placa. Se possível, treine em placas de sucata. Se esses mosfet’s estiverem sem conexão o irs2092 irá acionar a proteção. Em 02/10/2021 às 07:15, Betinhodaeletronica disse: @ohm nosso teste unit ut61e faz essa medição nos indutores?qual escala?como se mede? No multímetro não tem como testar o indutor. Existem equipamentos próprios. Editado: 3 de Outubro de 2021 4 anos por ohm
Postado 3 de Outubro de 2021 4 anos Autor @ohm mais cedo ou mais tarde eu aprendo soldar esses caras chatinhos kkkk
Postado 4 de Outubro de 2021 4 anos Autor @ohm quando eu for tirar eles eu removo a solda velha,passo o fluxo,coloco o mosfet e jogo o ar quente em 350 graus nele???
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.