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em análise [EPSON L395] Não sai tinta

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DiegoTavares6

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Boa tarde cheiradores de tinta e estanho! 😄 

Estou aqui com uma impressora Epson L395 de cliente, ela já passou por alguns técnicos que só fuçaram e não resolveram nada. Alguns disseram ser a placa logica e outros disseram ser o cabeçote de impressão, então não conseguiram dar um diagnostico exato (na verdade nem eu estou conseguindo 🤕). Como é a primeira impressora que mexo está sendo um pouco de dor de cabeça.

 

 

Qual o defeito do aparelho?

  • Funciona todas as funções, scanner, motores, sensores e afins. Plugada no PC faz até as rotinas de manutenção sem acusar erros
  • Está saindo alguns sinais nos flets que vão pro cabeçote, como não sei como deveriam ser os sinais não sei julgar se estão corretos. Fusível F1 está em curto e tensões me parecem estar ok
  • A UNICA coisa que ela não faz é sair tinta pro papel, coisa pouca hehehe

 

Tentativas feitas

  • Tentativas de manutenção via software. Não saiu nem uma manchinha de tinta no papel
  • Retirar bolhas de ar do sistema com uma seringa direto nos cartuchos. Não há qualquer tipo de entupimento no sistema
  • Limpeza do cabeçote de impressão. Não estava entupido também
  • Troca do cabeçote de impressão. Não mudou em nada a não ser que com o scanner no lugar ela acusa papel atolado (talvez eu tenha quebrado o flet sem querer, mas é coisa facil de resolver)

 

Minhas suspeitas/duvidas

  • Como fiz testes com um cabeçote novo, estou desconfiando da placa lógica, então vou seguir testes nela
  • Não sei ainda se tem flet quebrado, mas se eu retirar qualquer um deles a impressora acusa erro, vou testar continuidade igual
  • Ela está com os tanques quase vazios, não sei se tem um nível mínimo, mas igual chega tinta até o cabeçote tranquilamente
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@DiegoTavares6 Também estou com uma L3150 com o mesmo sintoma. Já li em outros tópicos que o problema pode estar no cabeçote ou na placa lógica... Para alguns resolveu substituindo o cabeçote, para outros não. 

Se você já trocou o cabeçote e não surtiu efeito, parta para a troca da placa lógica.

Localize e meça o fusível que foi citado acima, mas assim como em alguns casos o fusível mesmo estando bom não quer dizer que a placa esteja boa.

Também tem um CI na placa que pode dar problema, verifique tudo isso.

Boa sorte com seu conserto...

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17 horas atrás, xandy_73 disse:

Provavelmetne o Fusível F1 está queimado ---> 

 

O fusível está em curto normalmente...é possível que mesmo com leitura normal ele não funcione?

 

3 horas atrás, elias.girardi disse:

@DiegoTavares6 Também estou com uma L3150 com o mesmo sintoma. Já li em outros tópicos que o problema pode estar no cabeçote ou na placa lógica... Para alguns resolveu substituindo o cabeçote, para outros não. 

Se você já trocou o cabeçote e não surtiu efeito, parta para a troca da placa lógica.

Localize e meça o fusível que foi citado acima, mas assim como em alguns casos o fusível mesmo estando bom não quer dizer que a placa esteja boa.

Também tem um CI na placa que pode dar problema, verifique tudo isso.

Boa sorte com seu conserto...

Eu tinha lido esse tópico que o xandy mandou, mas no primeiro momento que peguei essa impressora já tinha feito alguns testes básicos, o F1 infelizmente tá funcionando.
Como já botei o cabeçote novo e não adiantou já da pra ter certeza que é algo na placa lógica.
To estudando como funciona o circuito pra continuar os diagnósticos, mas é f*** trabalhar sem esquema elétrico hehehe
 

  • Legal 1
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Olá. Vou injetar algumas dicas de como verificar até chegar na cabeça. Qualquer impressora com tanques de tinta mínimos deve ter todos os tanques cheios antes de iniciar o trabalho. 2-Com os tanques cheios, todos os cartuchos são retirados para verificar se os cartuchos não estão vazios ... se estiverem com aire, uma seringa sem agulha é colocada no bico e o ar é enviado lentamente para os tanques ... sim, tudo vai bem, então encha lentamente com a mesma seringa lentamente até que cada cartucho esteja completamente cheio. Isso é feito com o cartucho na posição para cima para que ele se encha completamente sem ar. Como estratégia, pode-se usar uma seringa sem agulha e com uma pequena seção de mangueira na ponta, colocar cada bico injetor e aspirar para ver se a tinta chega à seringa. Se você é uma pessoa que tem paciência, pode optar por adicionar um pouco de amônia na seringa e mandar bem devagar por cada injetor para ver como sai. Para ver, uma seção de papel higiênico é colocada sob a cabeça ou através da parte onde a folha é ejetada, uma seção de um papelão é inserida pela frente para que a tinta ejetada caia no papelão. uma vez que todos os cartuchos foram colocados, então só falta ligar a impressora e uma vez que parar normalmente, use a opção de carga de tinta / vazio de tinta ... para que o cabeçote fique bem carregado e faça alguma impressão em modo foto. Se tudo correu bem já está resolvido mas se não sai nada aí a gente só suspeita do cabeçote e da placa lógica. Esse líquido injetar com a cabeça ligada é algo muito cuidadoso, pois se fizermos rápido demais, pode ocorrer um ricochete de tinta por baixo ... molhando o conector do cabeçote e danificando completamente o acionamento da impressora. Portanto, se não se sentir seguro, não vá além da parte de sucção de cada injetor para verificar se cada cor não está coberta. Geralmente, ele vai diretamente para o cabeçote quando a origem é que a tinta nos tanques desce mais do que o recomendável. Claro, antes de ir trabalhar, você tem que ter certeza do cliente que a impressora está em uso ... se ela ficou parada por muitos meses, então já é complicado. Essas cabeças da linha L não devem ser tratadas como as anteriores cx, tx,  xp. eles entram em curto-circuito rapidamente.

  • Joinha 2
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