Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notebook CCE - m/b i4xixx rev: 01- funcionava ok > abri > montei > deu pau

Avalie este tópico:

mampmamp

Posts em destaque

Eu estou com um notebook CCE ilp 432 - m/b i4xixx rev: 01- não liga nada.

O caso é o seguinte, ele tava funcionando normal, aí eu desmontei ele para resolver um mal contato no slot do cartao sd, (tive que tirar toda a placa mãe), porém ao montar de novo o notebook não funcionou mais, nem o led que piscava quando conectado na tomada + notebook desligado pisca mais.

Aceito qualquer ajuda.

Eu to em busca de fazer esse sinal retornar (led que pisca quando conectado na tomada + notebook desligado)

PS: favor não sugerir para verificar se os cabos estão conectados corretamente pois isso não tem a ver, pois não precisa cabos conectados para o led que diz que ta carregando acender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tendo em vista a organização geral do fórum, o título do tópico deve seguir o seguinte padrão:

Modelo completo do aparelho - Modelo da placa - Defeito

Para editar o titulo é só clicar na opção de modificar que se encontra logo acima da sua primeira mensagem.

Além disso, outros detalhes devem ser observados para que o colega receba ajuda:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

:o"Colega, verifica as tensões da placa. Primeiro passo vc deve verificar se tem tensão no jack de entrada, depois verificar se encontra na mesma  3, 5 e 19v. Observe e post para vê se podemos te ajudar."

Verifiquei meio sem saber o que estava fazendo, agora que você me passou os valores vou verificar melhor.

:-*"Tendo em vista a organização geral do fórum, o título do tópico deve seguir o seguinte padrão:

Modelo completo do aparelho - Modelo da placa - Defeito"

Ok amigo, já arrumei isso!

:D"tenta fazer um reballing"

Não sei fazer, mas obrigado, quem sabe pra frente né, mesmo assim vou tentar outras coisas antes.

E quanto a minha pergunta amigos! Se alguém souber ou pode chutar aproximado também, esses comportamentos variam muito de um note pro outro né ? Conforme eu postei acima, quanto de componente eu preciso junto a placa mãe?

Link para o comentário

Boa tarde amigo, observei sua pergunta e percebi q ainda ñ foi respondida!!! Olha para os leds acenderem ñ precisa ter nada conectado a placa mãe, ex: memoria, processador...  Retira todas essas coisas deixa apenas a placa e se os leds forem separados da placa mãe deixa eles conectados e vc vê se a placa da sinal de vida, se ela ascender os leds dai vc tenta ligar ela, ela tem q ligar mas atenção ela vai ligar + ñ vai mostrar nada na tela, dai vc sai colocando d volta oq tirou e vai testando ok!

Link para o comentário

Boa tarde amigo, observei sua pergunta e percebi q ainda ñ foi respondida!!! Olha para os leds acenderem ñ precisa ter nada conectado a placa mãe, ex: memoria, processador...  Retira todas essas coisas deixa apenas a placa e se os leds forem separados da placa mãe deixa eles conectados e vc vê se a placa da sinal de vida, se ela ascender os leds dai vc tenta ligar ela, ela tem q ligar mas atenção ela vai ligar + ñ vai mostrar nada na tela, dai vc sai colocando d volta oq tirou e vai testando ok!

Concordo plenamente que os leds devem acender quando conectada a fonte. Mas caso o mosfet comutador não receba a tensão para a placa funcionar, esses leds deixarão de acender, pois não haverá tensão para isso.

Link para o comentário

gilsonam: Resposta muito boa amigo, obrigado já dei um joinha, muito merecido mesmo, vou verificar.

Acho que o gleyvrson tava se referindo a um notebook destes que esteja funcionando (conforme eu pedi la em cima) e não o meu.

gleyvrson: Se tem uma regra no forum para que a pessoa nao demore pra dar resposta com certeza é mais de uma semana de prazo, a gente ta na correria... Agradeço a sua resposta amigo.

Valeu pessoal, eu to muito contente com este fórum (apesar de ter muitas subforuns trancados para mim que sou iniciante , ele é muito bom.

Link para o comentário

link com a foto que eu tirei do lado de baixo da placa deste notebook:

link do lado de cima da placa com as tensões que eu medi.

Não sei se eu medi as tensões dos componentes corretos conforme a figura do gilsonam, porque não consegui identificar o que é um mosfet e o não tinha nenhum com a inscrição PWM, mas eu medi o que achei que era conforme a foto.

PS: QUANDO A FOTO ABRIR CLICAR COM O BOTAO DA DIREITA E PEDIR PARA "EXIBIR ORIGINAL", assim conseguirá clicar pra dar bastante zoom.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Mais uma fotinha:

Nessa foto eu marquei com uma seta vermelha o conector onde se conecta uma plaquinha USB/ leds indicadores (os leds que indicam se o notebook ta ligado na fonte ou não,etc)

eu medi as tensões desde a fonte até os terminais deste conector, e deu tudo 20 volts, a excessão de um terminal que deu 1 volt somente, no total este conector tem 20 terminais.

Essa plaquinha (não é a placa mãe) tem duas entradas USB e os 4 leds indicadores, bom, eu achei estranho , 20 terminais (que conectam ela a placa mãe) e todos eles com 20 volts. Tem alguma coisa errada.

Pergunto aos experientes senhores (aqueles que tem milhões de joinhas) (eu não tenho neunhum, bem que eu tento, risos) se é normal este tipo de comportamento, e o que pode ser.

Obrigado.

PS: QUANDO A FOTO ABRIR CLICAR COM O BOTAO DA DIREITA E PEDIR PARA "EXIBIR ORIGINAL", assim conseguirás clicar pra dar bastante zoom.

Link para o comentário

Pensei que pudesse ser algum tipo de curto, pensei também que este curto não pode ser nesta plaquinha Usb/leds indicadores porque eu medi as tensões nos terminais que chegam a plaquinha, então o curto (se é que é um curto) tem que ser em algum local da placa mãe. Vou medir mais tensões na região em torno deste terminal e ver se eu posto aí pra galera dar uma força!

Link para o comentário

Querido diário... risos, hoje eu apertei sobre o chip BGA e sobre outros componentes para ver se podia ser mau contato, ao mesmo tempo que ligava a fonte de alimentação, porém nada do led acender.

PS: QUANDO A FOTO ABRIR CLICAR COM O BOTAO DA DIREITA E PEDIR PARA "EXIBIR ORIGINAL", assim conseguirá clicar pra dar bastante zoom.

Link para o comentário

Verifiquei as tensões hoje conforme você sugeriu e consegui os seguintes valores:

Link para o comentário

Amigo, de uma olhada se você não gerou algum curto na hora que mexeu na região do leitor de cartões, pois você mesmo disse que estava funcionando antes de desmontar e agora pifou, vi pelas imagens muita solda nos pinos do leitor, pode estar gerando curto e assim fazendo a placa não ligar.

Não esqueça do joinha.

Link para o comentário

Mampmamp vou dar uma dica pode parecer bobagem mas é bom testar, retire a placa mae e veja se voce retirou os plasticos de

proteçao, recoloque-os, monte a placa tomando cuidado e vereficando se nao tem nenhum componente da placa mae dando curto

com partes metalicas da carcaça ou teclado, a sim, antes ligue na bancada a placa somente com o basico, processador, memoria, fonte, power

button, dissipador e cooler, se ajudei joinha, sucesso na soluçao do problema.

Link para o comentário

- Eu não ressoldei a proteção metalica do leitor de cartões.

- Verifiquei ontem e o leitor de cartões e nada ta encostando  nos terminais.

- Recoloquei os plásticos de proteção e nada da placa ligar.

Já dei os joinhas, que aliás são merecidos, e tom com mais joinhas para fornecer aqui, basta que o pessoal responda, aí eu vou poder clicar nas mãozinhas verdes de vocês.

Agora eu tô bolado com umas tensões que tão com valores esquisitos:

-->Na foto do link acima, eu marquei com uma seta vermelha o conector onde se conecta uma plaquinha USB/ leds indicadores (os leds que indicam se o notebook ta ligado na fonte ou não,etc)

eu medi as tensões desde a fonte até os terminais deste conector, e deu tudo 20 volts, a excessão de um terminal que deu 1 volt somente, no total este conector tem 20 terminais.

-->Essa plaquinha (não é a placa mãe) tem duas entradas USB e os 4 leds indicadores, bom, eu achei estranho , 20 terminais (que conectam ela a placa mãe) e todos eles com 20 volts. Tem alguma coisa errada.

PS: QUANDO A FOTO ABRIR CLICAR COM O BOTAO DA DIREITA E PEDIR PARA "EXIBIR ORIGINAL", assim conseguirás clicar pra dar bastante zoom.

Link para o comentário

Após fazer alguns tutoriais sobre conserto de modulo de carga em placa mãe de notebook cheguei a conclusão de que não dá para descobrir o problema nesta minha placa se eu não tiver o esquema elétrico dela (os tutoriais usavam o esquema elétrico para chegar a solução).

Fica difícil pro iniciante em conserto de placa mãe... aonde achar esquemas elétricos? aqui no site até tem, mas é necessário conseguir créditos para acessar, se eu não aprender para ajudar os amigos do fórum eu não posso ganhar créditos pois não vou conseguir ajudar ninguém. Bom... se eu não tenho créditos, fico sem material para estudar, isto soa como um contrasenso pra mim. Na minha opinião o fórum tinha que incentivar o aprendizado... liberar algumas coisas mais... ou por tempo de cadastro, tipo só depois de 1 mês cadastrado, etc, e liberar só um arquivo por mês sei lá, assim os iniciantes iam ter acesso a algum tipo de material pelo menos,  mas é só minha opinião, vocês tem a sua experiência em gerenciar o fórum e arrumam as coisas da melhor forma eu tenho certeza, mas um palpite não prejudica ninguém.

Se alguém puder enviar um esquema pra esta placa, ou similar, pra mim, obrigado.

Link para o comentário

Ja tentou ligar o note sem essa plaquinha usb conectada?

Esses 20v estão estranhos. Faça uma medição nas portas usb dessa plaquinha que você mencionou, em algum terminal dela é obrigado a chegar 5v.

Verifica se as portas usb não estão em curto.

Se tiver mais portas usb no note sem ser essas da plaquinha, faça a medição nelas também e posta o resultado aqui pra gente...

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...