Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida PS3 Controle DS3 É facil consertar a membrana de contato ?

Avalie este tópico:


Augusto7744

Posts em destaque

Olá.
Eu agradeço sua atençao em ler esse topico.
PS3 Controle DS3 a membrana de contato que tambem é chamado "pelicula de contato" na area aonde os botoes sao pressionados e feito a pressao com a borracha condutiva o contato na membrana (filme condutivo ?) esta sem colorizaçao como se estivesse desgastado.
Em membrana nova esse contato é escuro e no caso acima esta em cor cinza fraco.
Nesses contatos antes de parar de funcionar necessitava apertar com força o botao. Agora nao funciona.
Eu tinha comprado membranas com exato mesmo numero de modelo, mas os contatos necessitam pressao para funcionar.
Encontrar membrana boa da mesma empresa que fornecia para a Sony é dificil encontrar.
Assim pergunto se é possivel consertar essa membrana com falha no contato usando algum material em ambos os lados do contato na membrana por exemplo usando grafite ou tinta condutiva.
Se alguem ja consertou e espera compartilhar o procedimento ou outra ajuda eu agradeço.
Tenha uma boa semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, olha já consertei algumas que não existiam peças no mercado de reposição (controles de versões asiáticas) na qual utilizei base para unhas e grafite mais fino do mercado (sempre bom pegar o grafite e esmagar ele com espátula até ir afinando, antes de misturar com a base, isso aumenta a quantidade de grãos por mm melhorando a conductividade), criando assim uma tinta conductiva, porém, esse método só aconselho quando não existir mais as películas conductivas para substituição, outra coisa muito importante é que os silicones conductivos também se desgastam, então pelo que voce citou o seu caso seria a troca da película conductiva e dos silicones conductivos. 

P.S.: Para refazer as trilhas com a tinta conductiva:

1 - Primeiro limpe muito bem a área;

2 - Raspo um pouquinho as duas extremidades da trilha;

3 - Colo uma fita adesiva em ambos os lados da trilha formando um canal (um corredor entre as duas fitas);

4 - Espalho a tinta com uma espátula (devido ficar bem espessa com o grafite, quanto mais grafite melhor conductividade, porém, muito grafite a tinta fica frágil);

5 - Espero o tempo necessário para a base secar completamente;

6 - Com cotonetes, algodão, papel-higiênico, etc.., limpo o excesso da tinta que foi espalhado e está sobre as fitas (durex) que serão removidos posteriormente, fazer a limpeza até não ficar mais tinta fora do canal (corredor entre as fitas), assim a tinta não rachara durante a retirada das fitas adesivas;

7 - Retirar as fitas adesivas laterais com muito cuidado e com uma fita adesiva (durex) da mais fina (MENOS ESPESSA) que encontrar cole por cima de sua restauração para dar maior proteção nesta área que já está fragilizada. (Se a parte da trilha for o terminal de contacto não cole a fita adesiva por cima);

8 - Montar o controle com os silicones conductivos NOVOS, para reduzir a pressão exercida sobre à película.

Procedimento testado e executado por mim várias vezes, todas com pleno funcionamento, porém, SEMPRE ORIENTANDO O CLIENTE que não existiam peças novas no mercado de reposição e este tipo de trabalho é muito frágil, e, somente concordo em fazê-lo se o cliente autorizar e principalmente ter ciência de que deverá tomar cuidados extras com esse controle, caso contrário jamais o executo e não recomendo.

Editado: por MSoler
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MSoler
Grato por sua resposta.
Sua dica sobre reconstruir as trilhas é boa.
Nao é exatamente as trilhas que estou tentando consertar.
Veja a foto que eu adicionei na mensagem de uma membrana de controle PS3 DS3 modelo SA1Q160A.

 

As partes marcadas com um traço vermelho é onde está o problema.
Essa area esta com a cor bem fraca (ao invez de cor semelhante a filme esta com a cor desgastada em tom cinza fraco) nao passando contato.
Minha pergunta é se passando tinta condutiva tem chance de conserto ? Obviamente nao passando tinta em toda a parte e sim ate a um certo limite que tenha contato com a borracha condutiva.

Quando voce diz "silicones conductivos NOVOS" é sobre a borracha entre os botoes e a membrana ? se sim estao em boa condiçao.
Infelizmente eu comprei algumas membranas de contato e todas nao eram de boa qualidade sendo que tinha que fazer muita pressao nos botoes por isso estou tentando ver se é possivel consertar essa membrana original.
Vendedor diz que a marca é ALPS (fornecedor da Sony), mas sao ruins colocando em duvida se realmente é produto correto. Dificil achar uma de boa qualidade e vendedor que diga esse detalhe.
Eu agradeço se alguem tiver algo para compartilhar aqui.

800px-Dualshock_3_Ribbon_Circuit_Board_SA1Q160A.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Augusto7744  Bom dia, olha esse contacto do botão "L2" e "R2" NÃO SÃO passíveis de reparo por serem botões analógicos, pois, eles são constituídos de uma dupla camada de tinta conductiva, uma fica em baixo e outra por cima separadas apenas pelo ato de secagem durante sua construção (primeiro é impressa uma camada, espera-se a secagem e depois impressa outra camada por cima, e o software do microcontrolador faz o balanço do offset resistivo), pois bem, tente fazer o seguinte teste, pegue uma película nova que esteja funcionando todos os botões, mesmo que tenha que pressionar forte e monte no controle e inverta os lados dos silicones conductivos L1L2 com R1R2, porque, para que você realmente saiba se eles estejam conduzindo corretamente devido eles perderem a propriedade conductiva com a ação do tempo, então, as vezes pode ocorrer que os silicones estão visivelmente em excelente condição, mas não possuem mais suas propriedades conductivas, outro teste a se realizar é pegar um lápis 12B aqueles bem escuros de maquiágem ou pra desenho profissional e literalmente pintar os contactos dos silicones e películas e analise se houve alguma melhora no contacto, outro problema que sempre ocorre em DS3 é o desgaste da espuma de encosto localizada por baixo dos terminais de contacto com a placa, remova a espuma e coloque um pequeno filamento de espuma por baixo dela e aloje novamente a mesma em seu lugar, isso irá eliminar mal-contactos com a placa lógica, pois, quando ocorre um mal-contacto alí nessa área o sistema entende que os botões estão pressionados e causa erros lógicos e lentidão. Para realizar os testes instale um emulador no PC para que possa ver gradativamente as diferenças de contactos.

Particularmente eu nunca recebi películas que viessem com a "tinta fraca" já peguei algumas com defeito de fabricação que não funcionaram a trilha toda, sempre que peguei alguma película que o contacto falhasse ou era ruim tendo que fazer pressão era porque houve a necessidade da troca do silicone, mas cada caso é um caso. Boa sorte, tente a dica do lápis para botões digitais, tipo botão PS (power) e outros que são divididos em 2 trilhas Select e Start.

Editado: por MSoler
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MSoler
Grato por sua resposta.
Voce ate disse outros detalhes que nem o Bill Gates diria se soubesse.

Os botoes L2 and R2 sao analogicos, mas se voce analizar como funciona o valor de sinal quando é feito pressao no "digital pad" e outros "botoes digitais" voce verá que todos dao sinal exatamente identico a analogico e nao digital.

Eu poderia adquirir uma dessas membranas novas, mas cansei de comprar membrana ruim.
Vindo da China qualquer um pode dizer que é ALPS, mas nao tem detalhes provando a origem.

Sim eu testei o controle em um emulador e tem outra membrana que quase todos os botoes estao sendo apertados ao mesmo tempo.
Eu tentei colocar uma borracha para fazer pressao entre a placa e a membrana e nao deu certo.
Eu vou passar pouca tinta condutiva nos pontos de contato dessa membrana para ver o que ocorre.

Eu vou tentar passar um lapis nas partes citadas na foto e usar um multimetro.

Esses controles foram usados em computador e estou imaginando a possibilidade que se esses contatos tem algum sinal com terra o computador pode ter estragado esses contatos porque eu tenho um outro controle PS3 DS3 que deu problema de funcionar apenas por aproximadamente 20 minutos e em seguida automaticamente é desligado e somente volta a ligar se ficar desligado por algumas horas.
Eu testei com esse controle aberto e os CIs nao estavam quentes e esse controle nao tem problema na bateria e é conectado usando um cabo USB.

Eu irei postar aqui o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu passei um pouco de tinta condutiva em uma membrana na parte vermelha e resolveu o problema.
Em outra membrana nas partes verde porque medindo com multimetro o sinal chega ate um pouco antes da parte do filme condutivo nao sendo problema na trilha nao deu certo. Vou tentar novamente mais outra vez.
A tinta condutiva estava muito tempo guardada e por isso endureceu e nao estava com aparecia de tinta, mas deu para passar nesses locais.

Estou fazendo isso porque cansei de comprar membranas que possivelmente vem da China e nao sao exatamente bem feitas porque precisa fazer pressao para os botoes funcionarem nao sendo problema com as borrachas de contato.

Eu percebi tambem que os contato (marcados na foto com a cor amarela) por causa do tempo de uso se desgastaram e estao com mal contato com a placa do controle e tambem os contatos na placa do controle parece que ficam com problema de contato. Eu nao sei qual é o material do contato na placa do controle ... cobre ? é como se estivesse gasto com o tempo. Talvez eu passe tinta condutiva nesses contatos.
Hey esse tipo de problema de mal contato nas membranas e desgaste do filme condutivo ocorre muito com o controle do PS4 ?

Está um absurdo o preço de acessorios e controles ! Um controle de PS4 por mais de 400,00 !!!
Imagino as dificuldades que estao para quem faz manuntençao.

11.png

Editado: por Augusto7744
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu passei um lapis grafite 8B nas partes vermelhas e verdes da foto acima.

As partes verdes foram resolvidas e os botoes voltaram a funcionar.

A parte vermelha nao deu certo. Necessita passar esmalte e grafite em uma parte do fim da trilha que esta sem contato com o filme condutivo.

Outro detalhe que passei o lapis em todos os flimes de contato e melhorou o contato dos botoes agora nao precisa fazer mais pressao para o botao funcionar.

Grato por suas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...