Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Projeto utilizando Controlador de temperatura.

Avalie este tópico:


micxnet

Posts em destaque

Olá pessoal!

 

Consegui um controlador de temperatura (AISET NE-5401-2), para utilizar na montagem de alguns projetos, porem não consegui encontrar um manual detalhado sobre ele e como não tenho nenhuma experiência nesse assunto, resolvi pedir uma ajudar aqui no fórum. Alguém sabe dizer se é possível controlar o brilho de uma lâmpada incandescente com ele? Após esse teste quero ver como esse controlador vai se comportar com resistências elétricas, principalmente com uma resistência de sanduicheira elétrica novinha que achei no ferro velho.

 

A seguir, vou mandar imagens do mesmo e o pouco do material que consegui sobre ele...

 

Desde de já, agradeço a colaboração de todos.

 

01 AISET NE-5401-2.jpg

02 AISET NE-5401-2.jpg

03 AISET NE-5401-2.jpg

Manual 01.jpg

Manual 02.jpg

Manual 03.jpg

Editado: por micxnet
  • Perplexo 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim q fiz a alimentação dos terminais 1 e 2, verifiquei se encontraria alguma tensão nos terminais 3 e 4 mas nao obtive nada. Nao sei se ele tem algum defeito, se estou equivocado com meu pensamento sobre a forma que ele  funciona, se ele obrigado a conexão de um sensor de temperatura nos terminais 6 e 7 pra que ele funcione ou ainda que algo precise ser configurado nele... Alguem poderia dar uma idéia?

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @micxnet . Não conheço específicamente esse modelo de Controlador, portanto as explicações que vou dar são baseadas na experiência que tenho com equipamentos similares. Pelas informações disponibilizadas, a ligação deve ser feita como na imagem abaixo.

image.png.1b92aa0251e910935ea067a159271744.png
Aparentemente entre os terminais 3 e 4 existe um contato NA que fecha ao ser aplicada a alimentação no módulo e portanto não haverá mesmo nenhuma tensão entre eles. Esse contato serve apenas para acionar um relé de maior potência que por sua vez irá acionar a carga, geralmente uma resistência de aquecimento. Se você quiser verificar o funcionamento, mantenha o jumper entre os terminais 2 e 3 e meça tensão entre os terminais 1 e 4 (Cuidado! Se o equipamento estiver ligado em 220V essa será a tensão entre os terminais 1 e 4.)
Nesses controladores você precisa utilizar algum tipo de sensor de temperatura (um termopar ou um sensor de temperatura resistivo) para que ele funcione corretamente. Pelo esquema se for usado um sensor resistivo ele deve ser ligado entre os terminais 5 e 6 e também deve ser feito um jumper entre os terminais 6 e 7. Caso seja usado um termopar, o polo positivo deve ser ligado no terminal 6 e o negativo no terminal 7. A ausência do sensor geralmente faz com que o display indique algum tipo de erro ou que a saída de alarme seja ativada.
 

2 horas atrás, micxnet disse:

é possível controlar o brilho de uma lâmpada incandescente com ele?

Definitivamente não. A finalidade do controlador é ligar ou desligar uma carga em função da temperatura, da mesma forma que um termostato de geladeira ou o de um forno elétrico para uso residencial.

Quando você ligou a alimentação os displays acenderam ?

  • Joinha 1
  • Perplexo 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola @JoeRob! Muito obrigado pelo retorno!

 

Encontrei dois desses controladores presos aos seus respectivos painéis que estavam desmontados no Ferro velho. Nesse painel tinha o botão Liga/Desliga, Temperatura, ventoinha, um potenciômetro para aumento de velocidade e um botão de Parada. Fazia parte de uma máquina para selar embalagens.

 

Nele, os terminais 2 e 3 estavam interligados com um jumper, o 1 e 2 vinham de uma chave (trazendo a alimentação de 110v ou 220v) e no 1 e 4 cada um deles tinham um fio q estavam cortados, que provavelmente deveriam ir para uma resistência ou Rele, batendo com a ligação mencionada por vc para realização do teste!

 

Acabei de fazer um teste e funcionou conforme vc disse, só que após alguns segundos ele corta a tensão entre o 1 e 4... não sei se é por conta da programação ou pelo fato de estar sem o sensor. Tenho uma resistência de uma sanduicheira elétrica... vou precisar de um rele para acionar ela certo? E para controlar a temperatura dela, consigo tanto com o Termopar ( Tipo E, K ou J conforme o manual) qto o sensor de temperatura resistivo (PT100 ou Cu50) certo? Vc recomendaria algum?

 

Logo a baixo estou enviando uma foto do painel que foi encontrado e tb o vídeo q fiz upload caso vc tenha curiosidade...

 

 

 

 

20220125_200007_mfnr.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, micxnet disse:

Alguém sabe dizer se é possível controlar o brilho de uma lâmpada incandescente com ele?

Via de regra, não. Esses controladores podem ligar e desligar a saída com certa velocidade, mas não tanta a ponto de variar o brilho de uma lâmpada incandescente. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @micxnet . Provavelmente ele desligou devido a ausência do sensor de temperatura. Use a ligação mostrada na figura abaixo para simular o uso de um sensor resistivo. Deixe o potenciômetro na metade do curso, ligue o controlador e veja qual a leitura indicada no display PV e se o LED marcado OUT acendeu. Em seguida gire devagar o potenciômetro para a direita e para a esquerda e veja se a leitura altera, se a leitura mudar, gire o potenciômetro no sentido em a que a leitura no PV chegue na indicada pelo display SV, quando as leituras forem iguais o controlador deve desativar a saída e apagar o led OUT.
image.png.c4cc7daad7bb05ea9c41515afec4361b.png

19 horas atrás, micxnet disse:

Tenho uma resistência de uma sanduicheira elétrica... vou precisar de um rele para acionar ela certo?

Sim, você vai precisar de um relé com a bobina da mesma voltagem que alimenta o controlador e que tenha contatos capazes de suportar com folga a corrente da resistência. 

 

20 horas atrás, micxnet disse:

para controlar a temperatura dela, consigo tanto com o Termopar ( Tipo E, K ou J conforme o manual) qto o sensor de temperatura resistivo (PT100 ou Cu50) certo? Vc recomendaria algum?

Tanto o sensor resistivo como o termo par funcionam bem. Normalmente a escolha é feita levando em conta 2 fatores:
 -  O tipo de equipamento e a faixa de temperatura que será controlada (sensores resistivos chegam até 650º enquanto os termopares podem chegar até 1600º);
 - O custo de cada tipo de sensor (o preço de um termopar é aproximadamente 3 vezes o de um sensor resistivo).

O problema maior que você terá vai ser descobrir a forma correta de programar o controlador já que no folheto não traz informações sobre isso

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @JoeRob ! Muito legal sua explicação. Obrigado! 

No caso o potenciômetro seria de 220 Ohms certo? Sobre o sensor, então um Resistivo seria o melhor custo beneficio... Eu teria que deixa-lo o mais próximo possível da resistência? De qq jeito, primeiro vou fazer o teste mencionado por vc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, micxnet disse:

No caso o potenciômetro seria de 220 Ohms certo?

Isso, 220 ohms com curva linear. Não esqueça de fazer o jumper entre os terminais 6 e 7.
 

8 horas atrás, micxnet disse:

Eu teria que deixa-lo o mais próximo possível da resistência?

Bem, meu conhecimento nesse aspecto não é muito grande, então o que vou dizer a seguir é mais baseado no bom senso do que na termodinâmica envolvida.
Se o sensor for colocado muito próximo da resistência ele vai acabar medindo a temperatura da mesma ao invés de medir a temperatura do local ou objeto que você quer aquecer. Por exemplo, em um forno elétrico o objetivo é aquecer o interior do forno até uma determinada temperatura, digamos 180º. Se o sensor for colocado muito próximo da resistência ela será desligada quando esse valor (180º) for atingido, mas isso não significa que a temperatura no interior do forno tenha atingido esse valor (ela pode estar mais baixa, talvez 140º ou 150º). Vale o mesmo para uma sanduicheira (já que você citou, resolvi aproveitar :D), se o sensor ficar próximo a resistência mas afastado da chapa, a resistência será desligada antes que a chapa esteja na temperatura correta. 
Em resumo, o posicionamento do sensor vai depender muito do tipo de aplicação a ser dado, cada caso deve ser estudado para que se obtenham os resultados desejados (seja uma pizza bem assada ou um sanduiche no ponto).
Faça o teste com o potenciômetro e poste os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

você pode acessar as funções desejadas pela chave 4, e aumentar ou diminuir o valor do parâmetro nas chaves 5 e 6 , porem , este é um controlador de temperatura e não controlador de luminosidade da lâmpada, o que seria possível somente colocando o sensor próximo da lâmpada o que vai encarecer o seu projeto.

E um controlador com ganhos auto programável , quando se refere em ganhos de respostas através de PID ( proporcional ,integral e derivativo).

É um equipamento que requer certo conhecimento de instrumentação industrial para fazer as devidas programações de entrada , que você consegue inserir através da chave 4.

Para controlar a luminosidade de uma lâmpada eu aconselho um dimmer, que voce pode comprar ou simplesmente montar com sucatas de lâmpadas econômicas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...