Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Como Aumentar Corrente elétrica PRECISO MUITO DE AJUDA

Avalie este tópico:

Posts em destaque

@joao lima RV eu fiz um circuito com o amplificador operacional LM741, usei o modelo somador não inversor, onde ele soma as tensões de entrada, mas devido a alta impedância deste CI a corrente fica muito baixa, medindo a corrente de saída da um valor de aproximadamente 20mA, então queria saber um jeito de poder aumentar a corrente de saída, com pelo menos 200mA (se você quiser eu mando o diagrama eletrônico que eu fiz no Proteus)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joao lima RV então, minha ideia é somar 4 entrada de 5volts de carregadores de celular por indução que fornecem 1A, ai no caso eu consigo somar essas tensões, mas a corrente cai muito, então como na saída eu consigo a tensão desejada e a corrente não, eu iria aumentar a corrente na saída.

Esses carregadores de indução eu tento medir a parte pra ver se realmente fornece 1A e eu não consigo, no multímetro me mostra que ele fornece 26mA na saída, sendo que era pra ser 1A, fiz a tipagem dele e vi que ele tem GND, 5V e o ID, mas não sei o que seria esse ID, eu acho que ele que não fazendo com que eu consiga medir a tensão como ela deveria sair.circuito.png.9e5a2de66cbc54e4da1e07bf2fa06490.png

(Diagrama eletrônico do circuito)

Ai, no caso fiz o teste na Protoboard, e ele saiu com 20mA ~ 26mA.

Editado: por Gustavo Furtado Moreira
Correção de palavras e acrescentar informação.
Link para o comentário

@Gustavo Furtado Moreira Não sei se entendi exatamente o que queres fazer.
A ideia por acaso é juntar as fontes de 5V para formar uma fonte de 20V?

Se sim, por que não ligá-las em série? Vais ter 20V x 1A que é o que desejas se bem entendi.

Até existem op-amps de alta potência de saída chegando a 8A em alguns casos, mas são caros e difíceis de encontrar a venda no mercado nacional, mas de qualquer forma para que funcionassem terias que alimentar o op-amp com uma fonte de tensão maior do que aquelas que estas somando, para que a soma seja corretamente feita, daí a coisa começa a ficar sem sentido pois, se já tens uma fonte de tensão maior não haveria motivo para somar as tensões menores...

A forma mais simples de somar as tensões é esta abaixo acredito eu.

955994358_2022-03-2501_37_52-Greenshot.png.049b76dc71e92873610b654b06a5838a.png

O circuito que propuseste que é como este abaixo serve para obter um resultado matemático das somas de determinadas tensões mas, mesmo que o op-amp utilizado fosse um destes que tem até 8A de corrente de saída deves lembrar que o op-amp vai drenar essa corrente de trabalho da sua fonte de alimentação, não das entradas de tensão no pino não inversor, por isso mesmo utilizando um op-amp top precisarias de uma fonte de alimentação de tensão e corrente maiores que a desejada na saída, na entrada do pino não inversor não precisarias mais do que 0.01A em cada tensão acredito eu pois só serviriam para a conta matemática cujo o resultado da soma estaria presente na saída.

Quando fores trabalhar com op-amps deves selecionar preferencialmente valores mais altos de resistores como demonstrei no circuito abaixo, mas imagino que tenhas diminuído os valores afim de aumentar a corrente de saída, certo? 
Além disso os diodos ocasionariam uma perda de tensão bagunçando a equação.

O Número de entradas Nx  é = (R1 / R2) +1 para manter a equação balanceada, no caso abaixo 4 entradas, então:

30k / 10k = 3k,

3 + 1  = 4
O resultado na saída do op-amp é 17V porque propositadamente a fonte V1 está com 2V seria 20V se estivesse com 5V como as demais, e para isso o op-amp está alimentado com 24V, se ele tivesse 20V por exemplo, a tensão máxima de saída seria 19.7V aproximadamente caso as 4 fontes estivessem com 5V. 

656525451_ebrsomarfontes2.thumb.jpg.899c3605ff0878583d543bd962ff3a29.jpg

Acredito portanto que a abordagem sugerida por você mesmo acrescidas das sugestões do @joao lima RV não lhe suprirão a demanda de carregar uma bateria, a não ser que a fonte que estás utilizando para alimentar o op-amp seja de 24V x 500mA, para os 200mA que desejas e alguma folga pra não trabalhar no limite.

Seria mais fácil e menos dispendioso partir para uma abordagem de interligar as fontes em série como sugeri se a ideia for aproveitamento de peças e componentes.

Se forneceres mais dados será muito mais fácil ajudar.

Abraço.

• Legal 1
Link para o comentário

@Jack O'Neo muito obrigado, gostei muito da sua explicação.

Então eu não consigo colocar tudo em série poque essas fontes de 5V são carregadores de indução de celular, e eles tem uma plaquinha para a conversão das energias para poder carregar o celular, se eu colocar em serie ele vai acabar queimando a plaquinha, o que você me recomenda fazer??

@joao lima RV okay, muito obrigado, vou testar aqui no circuito

Link para o comentário

@Gustavo Furtado Moreira Tens que mostrar pra gente estas fontes que pretendes utilizar, pra determinarmos se dá ou não pra ligar em série por exemplo, e de que maneira fazê-lo se for possível.
Outra maneira não me ocorre sem ver a coisa toda.

Talvez acabe sendo mais simples e barato adquirir uma fonte de tensão e corrente maiores pra depois utilizar o bom e velo regulador linear lm350/317, ou adquirir uma daquelas plaquinhas de buck boost converter no aliexpess pra usar com esses carregadores aí...

Pra deixar claro nunca passei nem perto de um destes carregadores por indução por isso não tenho a menor ideia de como é, e em pesquisa rápida no google nada encontrei.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...