Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Central de Iluminação Led de PiscinaHM-CI 110,1 com componente queimado não identificado.


Posts em destaque

Boa noite pessoal estou com uma central de iluminação de piscina hm-ci 110.1 que estou quebrando a cabeça com ela e preciso de ajuda,
Essa central estava com trilhas rompidas e estava em curto resolvi trocando o CI mc9s08ac32 e ela liga normalmente agora porem ela tem 3 componentes iguais na saída que vai para o led no caso tr4 tr5 tr6 cada um controla um canal rgb, 1 esta em perfeita condições mas 2 estão em curto ficando com os leds ligados direto oq esta correto consigo fazer a configuração pelo controle normalmente, ai que começa o problema pela descrição do transistor não consigo achar o datasheet e o esquema elétrico da placa não existe pelos testes que fiz posso estar enganado mas tudo indica que é um transistor npn vou anexar a foto com as medidas que obtive dele e caso seja transistor npn mesmo eu não estou conseguindo achar um substituto pra ele.. Obrigado desde ja.. ( e as trilhas são provisoria irei refazer hehe)

1.jpeg

2.jpeg

3.jpeg

4.jpeg

5.jpeg

Editado: por cs-informatica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta, você sabia que o mc9s08ac32 é um microcontrolador e que ele precisa de um firmware pra funcionar... Você tem esse arquivo e gravou ou apenas trocou o componente?

 

Sem o firmware, o circuito não funcionará como o esperado.

 

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tu não precisa de um data sheet para encontrar um substituto, meça a tensão de base, coletor e emissor do TR em funcionamento com o brilho no máximo caso tenha controle de brilho, depois coloca o multímetro em série na saída para os leds no canal que está em funcionamento para saber a corrente e assim podermos encontrar um substituto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o transistor, é esse aqui:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Poderia ainda verificar se os outros transistores iguais estão bons e ver o tipo, se é PNP ou NPN, etc... com um multímetro, por exemplo.

 

Porém uma análise errada pode condenar o componente erroneamente.

Como dito anteriormente, o principal componente deste produto é um microcontrolador... se ele for ligado sem firmware, este não funcionará conforme o esperado.
Pode ver que simplesmente os pinos 8,9 e 10 do microcontrolador são conectados aos resistores (R14, R15 e R16) nas bases dos transistores TR1, TR2, TR3 respectivamente. Depois desse arranjo é que estão ligados nos transistores de PNP duvidosos de queima/mau funcionamento.

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/04/2022 às 21:43, nagkiller disse:

Uma pergunta, você sabia que o mc9s08ac32 é um microcontrolador e que ele precisa de um firmware pra funcionar... Você tem esse arquivo e gravou ou apenas trocou o componente?

 

Sem o firmware, o circuito não funcionará como o esperado.

 

Flw...

Bom dia.. a sim.. eu retirei de outra central que eu ja tinha e estava queimado tbm, eu fiz o testes e esta funcionando como tem 1 transistor funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, jone melo disse:

Tu não precisa de um data sheet para encontrar um substituto, meça a tensão de base, coletor e emissor do TR em funcionamento com o brilho no máximo caso tenha controle de brilho, depois coloca o multímetro em série na saída para os leds no canal que está em funcionamento para saber a corrente e assim podermos encontrar um substituto.

Certo, no caso é 12v em todos eles... só não medi a corrente ainda.. como estou em duvida se é npn mesmo mas vou fazer esse teste e posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, nagkiller disse:

Sobre o transistor, é esse aqui:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Poderia ainda verificar se os outros transistores iguais estão bons e ver o tipo, se é PNP ou NPN, etc... com um multímetro, por exemplo.

 

Porém uma análise errada pode condenar o componente erroneamente.

Como dito anteriormente, o principal componente deste produto é um microcontrolador... se ele for ligado sem firmware, este não funcionará conforme o esperado.
Pode ver que simplesmente os pinos 8,9 e 10 do microcontrolador são conectados aos resistores (R14, R15 e R16) nas bases dos transistores TR1, TR2, TR3 respectivamente. Depois desse arranjo é que estão ligados nos transistores de PNP duvidosos de queima/mau funcionamento.

Flw...

Então ai que esta... também achei que fosse esse mas depois de medir o transistor tudo indica que é 1 npn e não 1 pnp, multimetro digital ponta vermelha no meio e preta nos outro conduz mas ao contrario não, sobre o firmware esta funcionando q tirei de outra central queimada tbm.. a central funciona porem como tem 2 transistor queimado fica sem controle da luz funcionando direto acesa e no transistor que esta normal funciona normalmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O transistor Onsemi certamente é o PNP BCP53! Eu lembro, pois tive que usar em um projeto em que era par para o BCP56 que é NPN.

 

Mas se ainda te resta dúvida, pode entrar no site da Onsemi e solicitar ajuda.

 

O problema pode ser no arranjo de transistor e resistores que vem antes dos BCPs...

Experimente medir os pinos respectivos do microcontrolador.

 

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, nagkiller disse:

O transistor Onsemi certamente é o PNP BCP53! Eu lembro, pois tive que usar em um projeto em que era par para o BCP56 que é NPN.

 

Mas se ainda te resta dúvida, pode entrar no site da Onsemi e solicitar ajuda.

 

O problema pode ser no arranjo de transistor e resistores que vem antes dos BCPs...

Experimente medir os pinos respectivos do microcontrolador.

 

Flw...

Entendi... Vou fazer a encomenda dele então.. depois posto o resultado aqui.. Muito Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando o esquema, realmente é um PNP, BCP53 - AH-10, conforme já dito anteriormente!

Olhando sua anotação, houve uma inversão, não faz sentido ter um jumper de solda em cada transistor (S1, S2, S3) fazendo curto entre +VCC(Emissor) e Base, faz mais sentido ser entre +VCC (Emissor) e Coletor!

 

Além do mais, como explicado anteriormente, o arranjo com os TR1, TR2 e TR3 é quem fazem os transistores TR4,TR5 e TR6 entrarem em saturação ou corte, por meio dos resistores de 470R (R18, R20, R22) que estão em modo divisor com resistores de 47R e estão conectados nas bases respectivas. Ainda há mais uma evidencia, em que as trilhas de Base, são mais finas do que as de Coletor e Emissor!

 

Transistor.jpg.17e29333d63dbcf85d785f13a157ddf7.jpg

 

Você pode ainda confirmar, medindo onde está marcado o S1... Se nele estiver com tensão +V, quer dizer que é PNP!!!

 

Medir.jpeg.8196ea46f88132838c3751ecf5886418.jpeg

 

 

Ainda observando a imagem, eu noto que a solda dos TR5 e TR6 parecem estar com solda fria.

Repare ainda que os +12V vem por meio do J7.... Se retirar os outros transistores, verá que todos eles estão indo em seus respectivos Emissores.

 

Se mesmo depois da troca dos componentes suspeitos estiverem com problemas, pode ser o arranjo de transistores ou o microcontrolador. Neste caso terá que usar um multímetro ou osciloscópio para aferir os sinais.

 

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um pacote de dúvidas:
Como vc define "não estar funcionando"?
Vejo que na lateral esquerda da ultima imagem enviada, é um módulo receptor 433 ou 315MHz... então:
- O controle está cadastrado?
- Quando aciona o comando, acontece algo ou deveria acontecer?

- Tem alguma entrada de botoeira para comandos sem ser por RF?

- As saídas RGB estão ligadas em LEDs ou está fazendo o teste sem carga nos transistores?


Flw...

 

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@nagkiller Bom dia.. desculpa a demora para o retorno.. é que apertou aqui e fiquei uns dias sem mexer... Masss voltei aqui mais para agradecer mesmo... depois de vc praticamente desenhar eu consegui entender haaahah fiz a substituição dos transistor pelo qual vc informou  PNP, BCP53.. instalei ontem e esta funcionando perfeitamente.. Mto Obrigado mesmo.. Haa aproveitando.. vc sabe qual gravador eu uso para fazer um backup do firmware? pq esse é o ultimo que eu tenho gravado e se pifar ja era ehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente!!

Eu utilizo o USBDM...

 

usbdm.jpg.1a7aa29853ab9d71d98cc23425b025bd.jpg

Mas você terá que testar se é possível fazer a leitura, pois o pessoal deixa o firmware bloqueado para leitura.

 

Na net tem o projeto dele, que se vc preferir perder tempo e montar, pode acessar o site : 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 .

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, nagkiller disse:

Excelente!!

Eu utilizo o USBDM...

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.


Mas você terá que testar se é possível fazer a leitura, pois o pessoal deixa o firmware bloqueado para leitura.

 

Na net tem o projeto dele, que se vc preferir perder tempo e montar, pode acessar o site :  .

Flw...

Que bacana.. vou dar uma olhada para ver como funciona.. Obrigadão.. haa tenho um outro topico sobre a yaxun 702 se conseguir me ajudar Agradeço desde já eheh, Valeww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, nagkiller disse:

Esse ai acima eu comprei a anos no ebay...

Hoje você vai encontrar vários no aliexpress dessa forma aqui:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.


Flw...

Opaa certinho.. vou dar uma procurada la.. dependendo valor é melhor comprar dovque montar né.. haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...