Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Featured Replies

Postado

Olá caros leitores... Chegou aqui na técnica hoje um notebook que estava ligando, porém não estava gerando imagem, então subi para a bancada a fim de realizar alguns testes e ter a certeza da informação da O.S., logo que coloquei ele na mesa, senti um cheiro estranho de ampere. Então abri o equipamento e me deparei com essa cena que vocês podem observar na foto abaixo... Porém não sei exatamente como identificar e o que fazer nessa situação, pois acredito que o curto nesse nível pode ser algo mais generalizado, então pedirei ajuda de você leitor, para verificar até onde esse estrago se estendeu, e avaliar se é algo que compensa ou não um reparo...

WhatsApp Image 2022-06-02 at 17.26.39 (1).jpeg

WhatsApp Image 2022-06-02 at 17.26.39.jpeg

WhatsApp Image 2022-06-02 at 17.26.38.jpeg

WhatsApp Image 2022-06-02 at 15.40.42.jpeg

Editado: por Willian Risse
Resolução do caso

Postado

@Willian Risse a máquina atende as necessidades do cliente?
Se sim, a única coisa que inviabiliza o reparo muitas vezes é o custo, boa parte das vezes que mosfets entram em curto é possível trocar apenas os mosfets e pwm e sanar o problema da máquina, em alguns casos no entanto a carga que a fonte em curto alimenta morre na queima, ou em outros casos sua morte prematura gera a queima.
Portanto é indispensável identificar a fonte, ver o que ela alimenta, isolar as bobinas e averiguar possível curto na linha de saída dela, pra determinar se o possível custo total compensa ou não para o cliente, aqui, se houver a menor possibilidade de um chipset gráfico dedicado em curto (ou processador, ou pch), e desabilitá-lo não for uma opção, eu já adiciono o valor de um "novo" no custo do reparo...

Quanto ao curto aparente nos mosfets nas fotos, qualquer profissional experiente e bem equipado consegue resolver essa situação, esse "parece" ser o tipo de caso em que muitas vezes é mais válido raspar o componente da placa, do que tentar remover com ar quente, pois raspando existe mais chance de não danificar o que sobrou das trilhas abaixo dele caso o mosfet tenha se fundido na trilha (necessário prestar atenção na orientação da trilha e sentido de rotação da ponteira).

Sem medições que corroborem as imagens, é o que eu tinha a dizer.

Boa sorte.

Postado
  • Autor

Até o momento o cliente não responde as mensagens da técnica, com a solicitação de inicio de reparo, ainda aguardo alguma resposta para iniciar ou fechar o equipamento...

Postado

Este circuito me parece uma configuração 'full-bridge' de mosfets, então "eu", removeria o componente danidicado e buscaria algum curto em malhas vinculadas ao dreno, source e gate... a depender, depois enegizava a placa e avaliaria as tensões em dreno e gate.

Postado
  • Autor

Infelizmente o cliente optou por não realizar o reparo, disse que seria inviável gastar com esse equipamento e preferiu cancelar o serviço, uma pena, estava confiante de que seria possível retornar essa placa a vida, mas seguimos então com a devolução...

Hoje o cliente está levando para casa uma placa com Mosfet's queimados...

Postado
  • Autor
11 minutos atrás, ribeirodanilo93 disse:

@Willian Risse Vc poderia sugerir ao cliente comprar a maquina na mao dele por um valor mais em conta.

Conversei com o cliente a respeito quando ele veio retirar, ainda estou aguardando a possibilidade da compra, mas já com baixas expectativas, quem veio buscar foi o pai da pessoa que deu entrada nele, ela viajou a outra cidade... disse que conversaria pra analisar se venderia ou não, ai entra o detalhe da negociação de valores, caso for aprovado e ela retornar, conforme eu ir realizando os reparos vou anexando em um novo tópico deste equipamento!

E obrigado pela dica, sei que servirá pra muitas pessoas!

Postado

@Willian Risse Justamente, em determinadas situações onde para o cliente se torna inviável o reparo e ele opta por adquirir uma nova máquina, surge pra nós uma oportunidade. Obviamente que vai de caso a caso, tem clientes que ainda preferem uma opinião de um outro profissional etc, mas se confia em vc e no seu trabalho, é bem provável que queira negociar. Boa sorte.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.