Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido msi gl73_board ms-16p61 ver:1.0_bateria não carrega

Avalie este tópico:

FHS

Posts em destaque

ola pessoal

este portatil chegou a minha mão apos alguem ter andado a trabalhar nele e não trataram muito bem a board sobreaquecebdo algumas partes da board e fichas derretidas etc etc...

assim que comecei a trabalhar na board vi que tinha sido removido o ic de carga pu3 e que tinha neste circuito 3 pistas danificadas.

depois verifiquei que tinha um mosfet do circuito de carga danificado e 4 condensadores ceramicos na linha 19v em curto, encomendei o ic de carga e mosfet assim que chegou refiz as pistas danificas coloquei o ic e mosfet e substitui os condensadores e la ficou a trabalhar e a carregar a bateria. alertei o cliente que o teclado estava danificado pois algumas teclas não funcionavam e disseram para deixar estar assim.

passados 3/4 dias ligaram de volta a dizer que o portatil não ligava nem carregava bateria e disse para trazer de novo. assim que chegou abri o portatil para começar a analisar e não encontrei nada em curto nem consumos. o que vi foi que andaram a cortar o flex do teclado e esta feio o corte que fizeram no flat. entretanto fiz reset a bios e desconectei e voltei a conectar tudo. coloquei no sitio a bateria e conectei carregador o portatil liga mas não carrega, de seguida com o portatil em funcionamento removi o carregador e portatil fica a trabalhar so com bateria. se estiver so com bateria o portatil não liga.

de seguida comecei a tentar perceber o porque da bateria não carregar e vi que os sinais bat_in# e sys_ctl estam zerados, e é aqui que surge as minhas duvidas e dai estar a pedir ajuda.

caso esteja errado por favor podem corrigir.... a forma como penso que trabalha o circuito assim que a bateria esta conectada tenho de ter sinal bat_in# alto a fim de ter o sinal batt_en# para poder começar a enviar carga para a bateria mas ambos sinais estao a zero.

se poderem porfavor dar uma ajuda agradeço.

obrigado a todos

Editado: por FHS
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal

Estive aqui um bocado a analisar a fim de tentar perceber um pouco melhor o circuito de bateria e do nada coloquei a bateria e conectei carregador e esta a carregar a bateria direitinho.

Uma duvida que tenho é a seguinte esta bateria quando fora do portatil tento medir a carga dela entre positivo e negativo e da zero volts, se eu colocar a bateria no portatil da zero volts mas depois de conectar e desconectar o carregador ai sim ja mostra voltagem so de bateria. é normal a bateria so ser ativada após conectar o carregador?

apos analise a conclusão que tirei foi a seguinte...

- bateria desconectada na propria bateria batt_en# 2.44v

- bateria desconectada na propria bateria bat_in# 0v

- no portatil sem bateria conectada e com carregador conectado batt_en# 0v

- no portatil sem bateria conectada e com carregador conectado bat_in# 3.3v

- bateria conectada no portatil sem carregador batt_en# 2.44v

- bateria conectada no portatil sem carregador bat_in# 0v

- bateria conectada no portatil e depois carregador batt_en# 0v

- bateria conectada no portatil e depois carregador bat_in# 0v

ou seja ambos os sinais são altos e assim que a bateria é conectada e ativada a primeira vez com a ligação do carregadr anbos os sinais são baixos estando a maquina a funcionar perfeitamente.

acredito que não sera assim para todos os portateis pois foi o unico portatil que até a data teve este comportamento não sei se tera sido desenvolvido para isto mesmo ou se tera aqui algo de errado, se alguem poder comentar agradeço.

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• FHS alterou o título para msi gl73_board ms-16p61 ver:1.0_bateria não carrega
Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...