Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Como descobrir a versão exata da região ME de notebooks que chegam com a BIOS já regravada por outra assitência?

Avalie este tópico:

gabrielnote

Posts em destaque

Acredito que todos aqui passam pelo mesmo problema.

Chegam notes sem vídeo, as vezes nem problema de BIOS, apenas falta de alimentação em alguma fonte ou algo assim, e as assistências já vão regravando as BIOS, e depois do reparo a máquina demora muito tempo para dar vídeo e as vezes nem vídeo dá e temos que sair atrás ed uma BIOS de que seja idêntica. No caso agora estou com um samsung que não chaveava os 19v para dentro da placa, e depois de resolvido a placa liga e demora para dar vídeo. Peguei a BIOS dela mesma e fiz o clear ME mas mesmo assim continou a dar vídeo com demora. Alguém sabe como identificar a versão por algum outro processo?
 Será que conseguimos a versão exata pelo revisão e ou outra identificação da placa e ou processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, mas a questão é quando a máquina já vem de outra assistencia com a BIOS regravada, então, também uso o MEA, mas se eu pegar o arquivo da BIOS que outra assistencia já regravou, vai dar a versão errada pois já foi regravada e a assistencia anterior não regravou a BIOS original, entende?
  Quero saber como saber a versão original, mesmo outras assistências regravando e não repondo a BIOS original.

Link para o comentário

3 horas atrás, gabrielnote disse:

Pessoal, mas a questão é quando a máquina já vem de outra assistencia com a BIOS regravada, então, também uso o MEA, mas se eu pegar o arquivo da BIOS que outra assistencia já regravou, vai dar a versão errada pois já foi regravada e a assistencia anterior não regravou a BIOS original, entende?
  Quero saber como saber a versão original, mesmo outras assistências regravando e não repondo a BIOS original.

Tem que baixar do fórum pelo modelo da placa, não tem muita escolha, é normal outras assistências gravar bios primeiro sem análise do defeito

Link para o comentário

Bom dia, senhores! Então... até onde sei, não existe um método "receita de bolo" para descobrir a versão exata, neste cenário mencionado, o método que eu utilizo é verificar a família "cougar point, cannon point, lake field, tiger point e etc"... e a plataforma do chipset do equipamento, h = halo, LP = low power, N = nano, v = value), Tipo/SKU  consumer 1.5MB, corporate 5MB,

Cada família de chipset tem sua versão de região, conforme o exemplo das regiões csme abaixo:

image.png.330bf72777f8b223401d3aa79e38bc5b.png

Dessa forma você precisa ter o máximo de informações possíveis do chipset do equipamento e procurar no repositório de regiões o arquivo que seja mais compatível com ele, sempre dando prioridade para as versões mais antigas... esse modo requer um pouco mais de conhecimento e prática...

Na real mesmo, o ideal seria procurar um arquivo de um equipamento similar, que usam a mesma placa de preferência, e verificar o versão da região... conforme mencionado pelo colega @Átomos

Temos também a possibilidade em alguns casos de extração do  arquivo original do fabricante, como dell, HP, lenovo, etc, que quando extraídos, as regiões BIOS e ME são extraídas separadas, ai é só abrir no flash image tool ou Me_analyzer para verificar a versão e demais informações

image.png.561b144db9529c6ee93ffb95579f76d5.png

Mais para frente quando eu tiver com tempo sobrando, vou tentar elaborar algum tipo de tutorial ou vídeo mais didático, á respeito dessa relação de versões de região ME com famílias de chipset.

• Joinha 4
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...