Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida TS Shara UPS Pro 1200 2BS - Placa TS-70 UPSMP Rev. 01 0408 - ruido de mal contato

Avalie este tópico:


NortonKapp

Posts em destaque

Boa Tarde

Similar ao que ocorreu com o @William_R, no tópico do mesmo equipamento "batendo reles", o meu Nobreak amanheceu com um bip de sem energia na tomada, e logo desligou por fim de bateria.

 

Já tenho este equipamento a alguns anos, já recebeu manutenções e trocas de baterias. Mas resolvi tentar consertar desta vez, como aplicação de meus estudos em eletrônica. Portanto, sou iniciante na arte de consertar equipamentos mais complexos.

 

Numa primeira inspeção visual, não identifiquei nada queimado ou danificado, as bateriais (2 em serie de 12VDC cada) estavam uma com 10V outra com 11,5V. liguei com minha lâmpada série, e observei alguns chaveamentos de relé, tirei os cabos da bateria e medi que está sendo enviado 20 V para a carga das baterias que deveria ser no mínimo 25V, Baixei o esquema da placa usando meus créditos para assinar o download diário mensal.

 

Estou carregando as baterias para testar se ele funciona só com a carga delas, que eu acho que vai funcionar.

 

Mas suspeito de desgaste de um dos relês, pois quando ligo o cabo de energia que vem após o fusível de entrada da fase faz um ruído (tipo guizo) típico de mal contato, de arco elétrico. Vou seguir com as orientações do tópico citado, e reporto aqui.

 

Mas desde já agradeço alguma sugestão.

 

Vou inserir algumas fotos do equipamento.

 

 

20220822_133327 (1).jpg

20220822_121538.jpg

20220822_133752.jpg

20220822_133742.jpg

20220822_154034.jpg

20220822_154018.jpg

20220822_154006.jpg

20220822_153541.jpg

20220822_153536.jpg

20220822_153532.jpg

20220822_153529.jpg

20220822_153521.jpg

Editado: por NortonKapp
Alterar referência ao artigo de origem
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando...

 

Testei os relés individualmente parece tudo ok, Diodos retificadores da entrada AC também parece ok; os demais contatos, também tudo ok, estou achando que pode ter algum problema no R78 e Mosfets M3 e M4, próximos aos diodos. Ainda não passei para a fase de verificar as quedas de tensão e de osciloscópio, estou estudando o que esperar em cada circuito, bem como os gráficos dos componentes, nos datasheets. Se alguem tiver imagens ou gráficos do que seria o padrão normal destes gráficos, ou até as curvas VI de alguns setores para a verificação eu agradeço.

Baixei hoje e irei seguir o Guia de Reparo para a placa, que encontrei a área de download, publicado pelo @zazulak, e também o esquema da placa provido pelo @William_R. Também utilizei um pouco o Guia disponibilizado por @Edson - EBS. Agradeço muito a estes provedores de conteúdo.

 

Obrigado e vamos seguindo ...

Editado: por NortonKapp
Erro de termo técnico
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde @Priscila Cristiane

 

Não são novas, mas receberam a carga e 24hos mantiveram a carga acima dos 26,4V, mas ainda vou testar com uma resistência eletrônica para ver o estado delas.

 

Acredito que se a queda de tensão com carga ficar acima dos 24,5V posso considerar que o problema não seja nelas.

 

Mas aceito orientações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite @Priscila Cristiane

 

Testei com uma lâmpada de 12V e 50W, uma baixou de 13V para 6V e a outra de 13V para 5V. Vou esperar chegar as baterias novas que comprei, e testar, quem sabé é só isso, embora tenha pifado ligado na rede, pode ser que ainda tenha outros problemas. Estou com suspeitas nos Mosfets M4 e M3, eles estão apresentando uma assinatura VI diversa do esperado. Mas após resolver a questão das baterias vou testar novamente.

 

 

Novamente muito obrigado pela orientação.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...