Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Samsung 2033M - Desligando o Inverter

Avalie este tópico:

toniu-massa

Posts em destaque

• Respostas 69
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Se você raspar a trilha ela perde a isolação e pode apresentar fuga.  Use um fio com isolação de silicone retirado de alguma lampada usada e coloque em paralelo com a(s) trilhas que aquecem.

Isso irá resolver o aquecimento das trilhas, mas se a corrente estiver alta o controlador vai desarmar a alimentação dos drivers.

Geralmente o excesso de corrente pode ser causado por fuga nos isoladores dos terminais das lampadas ou pela tensão elevada entregue para as lampadas.

Qual o codigo dessa placa IP-BOARD ?  Veja se tem alem do codigo de fabricação da placa (IP-xxxx) o codigo da Samsung, ex.: BN44-xxxxxx, BN98-xxxxxx

Informe tambem os codigos dos integrados dessa placa.

Vamos ver se achamos um esquema dela.

precisa ser de silicone? eu não tenho nenhum aqui... na verdade, eu tinha, mas eu acho que joguei fora...

vlw, pela ajuda!!!!

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas depois...

Eu já coloquei lâmpadas de um monitor de 19 e continuavam a desligar depois de + ou - 5 minutos.

Eu refiz a trilha conforme o

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  falou... As trilhas continuam esquentando - na verdade, as trilhas de um par de lâmpadas esquentam. Mas os fios que coloquei não esquentam, só as trilhas! Como pode isso?

Será que se eu romper as trilhas e deixando só os fios, resolve?

t+

Link para o comentário

Eu já coloquei lâmpadas de um monitor de 19 e continuavam a desligar depois de + ou - 5 minutos.

Eu refiz a trilha conforme o

falou... As trilhas continuam esquentando - na verdade, as trilhas de um par de lâmpadas esquentam. Mas os fios que coloquei não esquentam, só as trilhas! Como pode isso?

Será que se eu romper as trilhas e deixando só os fios, resolve?

t+

Creio ser alguma fuga capacitiva dessas trilhas !  Pode ser que interrompendo a trilha resolva.

Caso resolva interromper as trilhas, passe uma cola de silicone nos pontos abertos para não ter nenhuma fuga de alta-tensão.

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Esse esquema é bem parecido com a fonte, pelo menos a parte do inverter...

<a href="

src=" alt="Inverter do IP-54135..." /></a>

Será que esse aquecimento da trilha pode ser algum problema no Q201 ou Q202? Estrou com medo de mesmo removendo as trilhas o problema continuar...

Esse fet é diferente dos outros, além do diodo entre source e dreno, tem outro diodo entre gate e source...

t+

Link para o comentário

Olá, boa tarde. amigos, já enfrentei um problema similar a esse e foi resolvido com a troca do trafo de inverter. O defeito pode ser causado também por uma das lâmpadas, se caso estiverem desgastadas. Tem também uma terceira possível causa, que pode se proveniente do micro na placa principal; ativando a proteção aleatoriamente, pois o pulso de monitoramento do circuito inverter vem do micro(Dimmer/backlight)e pode estar falhando.

Link para o comentário

Q201/Q202 =

é o mesmo

Os diodos internos geralmente são para proteção de descargas eletrostáticas.

Tente sua substituição, mas em princípio não vejo ligação com o problema das trilhas esquentando pois eles estão ligados ao circuito RT do SEM2005

Link para o comentário

Removi parte da trilha... o problema continua... inclusive o aquecimento...

Provalvelmente, não é a trilha que esquenta, mas não tem nada nessa região a não ser as trilhas, só capacitor ballast e o soquete das lâmpadas. O outro lado da placa é uma área vazia... E essa área esquenta mesmo...

Alguém tem alguma idéia?

t+

Link para o comentário

Você ainda continua mexendo nesse aparelho ?  Ele continua desarmando após todas as alterações feitas ?

C230/C231 (10uF) esquentam ou apresentam algum visual estranho ?

Veja se o SEM2005 não está oscilando em uma frequencia fora do recomendado (40KHz - 44KHz - 48KHz), check os componentes da rede CT/RT pinos 12/15

SEM_2005_Rede_CT_-_RT.jpg.ea0b097f4848d7697a69cbc536d995b8.jpg

Link para o comentário

• 10 meses depois...

Se está aquecendo é porque está consumindo uma corrente à cima do limite da trilha, algum componente está em curto, algo está em curto, experimenta trocar os chaveadores do inverter, pode ser alguma fuga nos diodos, mesmo não detectando no multimetro, vale também para os chaveadores, principalmente os mosfets que são muito sensíveis à eletrostatica. Pode ser capacitores ressecados. Verifique o circuito snubbber, ele quem "amortece" o chaveamento dos transistores.

Link para o comentário

Tente no lugar das lampadas colocar cargas resistivas para ver se as trilhas esquentam e tirar qualquer duvida das lampadas da tela.

Caro,

, poderia dizer quais são os valores dos resistores e quais são essas lâmpadas na pontas?

Grato!

Link para o comentário

Caro,

, poderia dizer quais são os valores dos resistores e quais são essas lâmpadas na pontas?

Grato!

Inverter Dummy_Load.jpg

O valor dos resistores é de 47K 3W (x3) o que dará 150K 9W.  A lampada da ponta é uma Neon (NE-2) pra sinalizar que chega tensão no circuito e o resistor em serie com ela pode ser de 150K.

Link para o comentário

Obrigado, caro

e ao pessoal que tão tentando ajudar!!!!

O dono dessa TV/Monitor disse uma coisa que inesperada... Ele disse que desliga só quando liga no pc, mas funcionava normal como tv...

Até agora, eu achava que era algum problema no inverter, mas isso muda tudo, não é???

E o pior é que não costumo mexer em tvs...  apenas monitor.

te+

Link para o comentário

Caro,

Grato!

Inverter Dummy_Load.jpg

O valor dos resistores é de 47K 3W (x3) o que dará 150K 9W.  A lampada da ponta é uma Neon (NE-2) pra sinalizar que chega tensão no circuito e o resistor em serie com ela pode ser de 150K.

Sr. William, estou precisando testar as lampadas do meu monitor LCD, eu posso utilizar um reator de 20W (lampada compacta fluorescente) para injetar tensão em uma delas?

Link para o comentário

• 3 semanas depois...
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...