Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida SMS Manager net4+ 1400BiFX - Desativar função SAVE BATTERY

Avalie este tópico:

Frank Neroz

Posts em destaque

Olá pessoas, tudo bem? Espero que sim.

Sou novo aqui no Eletrônica BR.
Cheguei até aqui pelas pesquisas na rede em busca de resolver um problema com meu no-break SMS Manager net4+ 1400BiFX, este SMS já está comigo desde 2010 e nunca apresentou um defeito se quer, funciona redondinho até hoje e apenas com substituição de baterias. 
Hoje estou destinando-o para utilização com minicâmeras de CFTV e é ai que está me dando problemas. O consumo das minicâmeras não estão sendo o suficiente em chegar na potencia mínima de carga do SMS e quando entra em modo no-break o mesmo está desligando por SAVE BATTERY. As versões mais atuais desse fabricante já disponibiliza a desativação desse SAVE BATTERY pelo painel frontal ou pelo painel traseiro dependendo do modelo. Fiz contato por e-mail com o fabricante e me informaram  que meu modelo não tem opção de desativar.

Mas sabemos que isso não é uma coisa impossível para quem gosta de eletrônica, não é mesmo?

Estou aqui para saber se alguém teria o esquema elétrico desse modelo SMS Manager net4+ 1400BiFX, conforme visto na foto?

Estou na idéia de desativar a função direta no circuito do equipamento. 

Por fim agradecer a atenção dispensada. 
Boa eletrônica a todos. 

Painel SMS Manager net4+ 1400BiFX.jpeg

Editado: por Frank Neroz
Estava em tópico errado.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

d) FUNÇÃO “BATTERY SAVER”: Em operação no modo bateria, caso não possua equipamentos ligados ao nobreak, as tomadas de saídas são desligadas automaticamente, preservando a vida útil da(s) bateria(s). O nobreak é configurado na fábrica com a função Battery Saver “ativada”. Para desativar / ativar esta função execute o procedimendo a seguir:

• Mantenha o nobreak conectado na rede elétrica (em condições normais).

• Desligue o nobreak através do botão liga/desliga/mute , conforme o item a) LIGAR/DESLIGAR O NOBREAK.

• Para os modelos com o botão de Battery Saver  disponível no painel traseiro, mantenha pressionado o botão , soltando-o no momento em que soar o alarme.

• Para os modelos que não dispõem do botão de Battery Saver  no painel traseiro, pressione o botão liga/desliga  com três breves toques consecutivos; Em ambos os modos de operação da função, o LED acenderá juntamente com o alarme sonoro indicando a opção que foi configurada:

Azul: Ativando a função Battery Saver;

Vermelho: Desativando a função Battery Saver.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

57 minutos atrás, JAROD disse:

d) FUNÇÃO “BATTERY SAVER”: Em operação no modo bateria, caso não possua equipamentos ligados ao nobreak, as tomadas de saídas são desligadas automaticamente, preservando a vida útil da(s) bateria(s). O nobreak é configurado na fábrica com a função Battery Saver “ativada”. Para desativar / ativar esta função execute o procedimendo a seguir:

• Mantenha o nobreak conectado na rede elétrica (em condições normais).

• Desligue o nobreak através do botão liga/desliga/mute , conforme o item a) LIGAR/DESLIGAR O NOBREAK.

• Para os modelos com o botão de Battery Saver  disponível no painel traseiro, mantenha pressionado o botão , soltando-o no momento em que soar o alarme.

• Para os modelos que não dispõem do botão de Battery Saver  no painel traseiro, pressione o botão liga/desliga  com três breves toques consecutivos; Em ambos os modos de operação da função, o LED acenderá juntamente com o alarme sonoro indicando a opção que foi configurada:

Azul: Ativando a função Battery Saver;

Vermelho: Desativando a função Battery Saver.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Bom dia JAROD. Grato por sua atenção, porém, esse meu nobreak é muito antigo e não tem como desativar via painel a função BATTERY SAVER. Veja no anexo essas duas imagens do manual quem fazem referencia a função, nelas apenas menciona a existência e como desativar o bipe, mas nada em desativar a função em si. Como já dito no texto inicial, "Fiz contato por e-mail com o fabricante e me informaram  que meu modelo não tem opção de desativar." Por esse motivo, acredito que o melhor caminho será mesmo fazer alteração no circuito eletrônico do SMS. Então ainda estou na esperança que alguém possa me ajudar sobre conseguir o esquema elétrico do bendito ou ainda dicas de como fazer a alteração direto no circuito do mesmo. Mais uma vez, grato por sua atenção. 

Pag_6.jpg

Pag_11.jpg

Link para o comentário

11 minutos atrás, Priscila Cristiane disse:

@Frank Neroz isso, pq se estiver com o micro SCMC15004, ele não desliga o Battery Save mesmo, vc tem q substituir pelo SCMC021401, ai conseguirá desabilitar.

Haaa... Ok! Não estou próximo do nobreak por agora. No fim do dia nos falamos. Por momento, agradecido!

Link para o comentário

Em 16/01/2023 às 09:52, Priscila Cristiane disse:

@Frank Neroz isso, pq se estiver com o micro SCMC15004, ele não desliga o Battery Save mesmo, vc tem q substituir pelo SCMC021401, ai conseguirá desabilitar.

Frank,  conforme a @Priscila Cristiane comentou acima, o problema é que o processador não aceita desabilitar esta função.  Fiz algumas medições com o nobreak em rede, em bateria com carga e sem carga mas nada conclusivo. Acredito que o processador pegue a leitura do IC6A para verificar se existe carga na saída ou não, porém as leituras de tensões nestes pinos não foram conclusivas.

Link para o comentário

15 minutos atrás, JAROD disse:

Frank,  conforme a @Priscila Cristiane comentou acima, o problema é que o processador não aceita desabilitar esta função.  Fiz algumas medições com o nobreak em rede, em bateria com carga e sem carga mas nada conclusivo. Acredito que o processador pegue a leitura do IC6A para verificar se existe carga na saída ou não, porém as leituras de tensões nestes pinos não foram conclusivas.

Opá!!  Entendi JAROD.  Pois é...  Conforme você também pode ver na foto do meu processador, não é nem SCMC15004 e nem SCMC021401 que Priscila citou e sim um PIC16F886. Em pesquisa na rede, não consegui saber se essas referencias citadas por Priscila seriam compatíveis com o meu. Vi umas postagem aqui nesse fórum que a principio haveriam disponibilidade do esquema elétrico, porém, não consigo ter acesso ao download por restrições. Meio complexo isso. kkk....   Bom! De qualquer forma seguindo em busca da solução. JAROD, mais uma vez agradeço sua atenção dispensada. 

Link para o comentário

@Frank Neroz olá boa tarde, PIC16F886 são todos iguais, oq muda é a etiqueta q vai colada encima do micro, no caso o seu está sem, mais é certeza q é o SCMC15004 q está na placa pelo fato de estarem com os transistores Q13 e Q14 (2807),  vc teria q trocar para o micro com a versão SCMC021401 como disse.

Se não trocar não vai adiantar ficar trocando peças.

Link para o comentário

@Priscila Cristiane Haaa... Entendi. Realmente havia uma melequinha em cima do PIC e agora que comentou ser uma etiquete, então essa melequinha era a cola da etiqueta que não estava mais lá, que pena. kkkk.... Bom!   Pelo visto está parecendo que terei que fazer uma carga resistiva qualquer para plugar na saída dele até chegar no mínimo do battery save...       

Priscila, mais uma vez agradeço sua atenção dispensada.
Tenha uma boa tarde!

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

@Frank Neroz Prezado, tive a oportunidade de consertar mais alguns destes modelos e realizar uma análise mais profunda do funcionamento.

Fiz alguns testes relacionados ao funcionamento do nobreak em si e sobre esta questão de desabilitar o save battery  e cheguei a algumas conclusões.

Caso ainda tenha interesse, retorne.

Link para o comentário

• curtolo alterou o título para SMS Manager net4+ 1400BiFX - Desativar função SAVE BATTERY

@JAROD Grannnde prezado! Sim, tenho total interesse e já vou antecipadamente agradecendo o seu esforço sobre o assunto. Pesquisei bastante sobre o assunto, mas não consegui avançar muito, pois sempre esbarro em falta de algum equipamento de bancada. kkk...   Ex: Não tenho osciloscópio para busca sinal pwm etc...  Mas, diga-me há uma luz no fim do túnel?

Link para o comentário

A questão é....  o nobreak tem várias proteções, que são feitas pelos circuitos LM324. O IC6 (C) que está no destaque de parte do esquema é o responsável por enviar informações da corrente consumida pelo nobreak, além de monitorar um termostato (creio eu). 

Como eu sempre retiro a placa do nobreak (é totalmente soquetada) para fazer os testes dos componentes, percebí que ao alimentar a placa com uma fonte, ela nunca desliga, não aciona o save battery. E isso se deve ao fato do conector CN6 estar desconectado.   Quando conecta o cabo ou fecha o circuito entre os pinos 1 e 2 do conector, o save battery aciona e desliga a placa. Acredito que já deva ter sacado o que deve fazer....   mas faça vários testes antes de deixar o nobreak desta forma...   qualquer coisa estamos aí para auxiliar.

Link para o comentário

Esse resistor é para ajuste da corrente.

O que sugiro é desligar um dos fios que vai para o termostato do transformador....  o teu nobreak não vai desligar pelo save battery.... mas é preciso testar e ver se não vai apresentar outros problemas....   pelo que testei, o nobreak funciona normal, porém se houver aquecimento no transformador ele vai estar sem proteção....  precisa fazer a alteração e monitorar para ver como ele se comporta.  Eu sugiro montar um circuito auxiliar para monitorar a temperatura e desligar o transformador em caso de sobreaquecimento.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...