Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Lenovo ideapad 330-15ikbr/ nm-b451/ em curto sem video

Avalie este tópico:


mauriciomaira

Posts em destaque

Boa noite pessoal… estou com esse notebook q estava totalmente morto, nao ligava nem carrega, desmontei e vi q a tensão do carregador só chegava até a entrada do mosfet de alta mas dali n passava … após uma longa análise encontrei um capacitor em curto e ao remover o notebook voltou a vida por 2 dias e enquanto carregava acabou morrendo novamente… entrou em curto total dnovo e só tinha tensão no mosfet de alta… novamente fiz a análise e próximo a região do capacitor estava com um pequeno aquecimento.. identifiquei o pq1001 em curto, referência qa3118… ao remover o notebook voltou a vida mas sem imagem dessa vez… creio q ser pela falta do mosfet mas fiz isso só p testar dessa vez… sabem me informar um substituto p esse mosfet? N encontrei em sucata o mesmo nem no mercado livre… outra coisa… o carregador marca tensão 20v mas geralmente está em 23.5v chegando até 25.5v… será essa a causa da queima constante do notebook? O mosfet de alta recebe essa tensão e sai a mesma tensão até o mosfet de baixa… n deveria ser menor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Jhones disse:

@mauriciomaira amigo, o carregador está com tensão incorreta e provavelmente seja o causador desses problemas. Esse mosfet é duplo, canal N, é um AON6982 

Vc saberia me informar a tensão correta desse carregador ou algum macete p diminuir? N quero ter q comprar um novo agora… e em relação ao mosfet n encontrei p venda esse aon6982…. O mais próximo q encontrei foi o aon6912a… serviria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mauriciomaira Então, se você medir no conector de entrada da fonte ele dá os 25V ? se sim, isso tá muito errado, mas se na entrada no conector do carregador apresenta os 19/20V e após o o mosfet está dando os 25 então é pq tens uma pwm, e para medir a tensão correta somente com um scop

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Ascent Tecnologia e info disse:

@mauriciomaira Então, se você medir no conector de entrada da fonte ele dá os 25V ? se sim, isso tá muito errado, mas se na entrada no conector do carregador apresenta os 19/20V e após o o mosfet está dando os 25 então é pq tens uma pwm, e para medir a tensão correta somente com um scop

sim... na entrada do conector varia de 23.5v ate 25.5v...maior parte do tempo fica em 23.5v... mas as vezes chega em 25.5v... as dfuas vezes q entrou em curto esatva com carregador conectado... e o mosfet de alta e baixa recebe essa tensao e passa a msm tensao p o restante da placa... vi em outro topico q deveria entrar 23v p saturar o mosfet de alta e sair 19v mas a trensao q entra eh a q sai... fiz a medida em algumas bobinas e recebem a msm tensão q vem do mosfet... tanto q o conector da bateria deveria chegar por volta de 8.5v p carregar mas quando da o pico de 25v chega uma tensao de 9.5v nele

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mauriciomaira Entrar 23 V para saturar é apenas no gate ok. Não depende do carregador. Se a fonte é 20 V e esta marcando 25V, esta errado, deve se troca-la, pela importância, ou faz um reparo ou troque, essa hipótese de macete para diminuir, esqueça. Uma dica. Tirou o capacitor, ligou, teste um pouco e ja providencie um com as mesma características. Alguns falam que usar sem não tem problema, mas acredite, ele estar ali é pq é necessário. Faz parte de um 'arranjo' de capacitores para filtrar altas frequencias, então qq alteração, pode atrapalhar, mas sabendo que a fonte esta com 25V, vc ja achou o problema provavelmente. Só cuidado com a bateria fraca do seu multimetro para não mascarar essas medidas. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Rods disse:

@mauriciomaira Entrar 23 V para saturar é apenas no gate ok. Não depende do carregador. Se a fonte é 20 V e esta marcando 25V, esta errado, deve se troca-la, pela importância, ou faz um reparo ou troque, essa hipótese de macete para diminuir, esqueça. Uma dica. Tirou o capacitor, ligou, teste um pouco e ja providencie um com as mesma características. Alguns falam que usar sem não tem problema, mas acredite, ele estar ali é pq é necessário. Faz parte de um 'arranjo' de capacitores para filtrar altas frequencias, então qq alteração, pode atrapalhar, mas sabendo que a fonte esta com 25V, vc ja achou o problema provavelmente. Só cuidado com a bateria fraca do seu multimetro para não mascarar essas medidas. Boa sorte.

coloquei outro capacitor no lugar... mas msm assim entrou em curto novamente estando no carregador..entao creio q a alteração venha do carragador msm..o mosfet q entrou em curto so encontrei no aliexpress... esse AON6982 que o jhones falou n encontrei p venda..so encontrei o AON6912a.. n sei se serve... foi o mais proximo das espeficações do original q encontrei... 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mauriciomaira Compare os datasheets amigo, veja.

Ambos, Canal N, 30V mas observe que trabalham com limites de corrente diferentes. Nosso amigo Jhones tem mais experiência nisso e consegue talvez te dar uma resposta melhor, mas para mim é uma diferença grande. Não possui placas de sucata para procurar?

 

2023-02-03 (1).png

2023-02-03.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Rods disse:

@mauriciomaira Compare os datasheets amigo, veja.

Ambos, Canal N, 30V mas observe que trabalham com limites de corrente diferentes. Nosso amigo Jhones tem mais experiência nisso e consegue talvez te dar uma resposta melhor, mas para mim é uma diferença grande. Não possui placas de sucata para procurar?

 

2023-02-03 (1).png

2023-02-03.png

Infelizmente n tenho… nenhuma das sucatas q tenho aqui trabalham com esse tipo de mosfet… são placas mais antigas… comparei o datasheet deles e vi esse detalhe da corrente de ambos mas infelizmente o AON6982 n tem p venda nem no mercado livre nem Shopee… só encontrei no aliexpress e o prazo p eu receber aqui eh em média 30 dias… um tempo muito alto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Rods disse:

Componentes procure aqui, talvez encontre.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Entre em contato, as vezes ele lhe ajuda até com essa equivalencia.

 

Encontrei nesse site q vc me indicou… n conhecia… confiável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Jhones disse:

@mauriciomaira infelizmente tem componentes que só acha na china mesmo, é explicar para o cliente sobre essa indisponibilidade no mercado brasileiro e que não tem outra alternativa que não seja esperar.

Consegui no site q o rods indicou… vou fzr o pedido por lá… comprar logo 2 p desencargo de consciência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

boa noite... chegou o mosfet mas infelizmente ainda n deu certo... agr o notebook liga e desliga intermitente acionando somente os leds, após uns 4 minutos nesse loop ele começa girar cooler, aquece processador mas so fica nisso, cooler dispara e n da imagem... a tela chega a querer acender mas n passa disso.. pensei em regravar bios mas n tenho o arquivo..alguem teria? creio q aqui no forum tenha mas n tenho credito

 

Editado: por mauriciomaira
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rods disse:

Grave apenas a main Bios por enquanto, acredito que nessa placa a EC esteja dentro do SIO.

fiz a gravação mas o sintoma permaneceu... toda area dos mosfets proximos ao q estava em curto esta com aquecimeto alto... a ponto de queimar o dedo... creio ter algum curto generalizado naquela area mas infelizmente n vou ter peças de reposição para trocar eles... por enquanto vou ter q desistir dessa placa.. quando aparecer alguma sucata com peças de msm modelo tento novamente.. obrigado todos por ajudar... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, mauriciomaira disse:

fiz a gravação mas o sintoma permaneceu... toda area dos mosfets proximos ao q estava em curto esta com aquecimeto alto... a ponto de queimar o dedo... creio ter algum curto generalizado naquela area mas infelizmente n vou ter peças de reposição para trocar eles... por enquanto vou ter q desistir dessa placa.. quando aparecer alguma sucata com peças de msm modelo tento novamente.. obrigado todos por ajudar... 

amigo, muitas vezes é fácil encontrar o culpado em um curto, antes de ligar o note coloque  um pouco de álcool isopropílico no local e ligue o note, fique cuidando o local que o componente que esta em curto vai secar rapidinho o álcool, ou use uma câmera térmica ou ainda encontre o local do curto com o multímetro e remova algum capacitor ou bobina desse circuito em curto e injete tensão no local, sempre tomando cuidado para injetar tensão menor que o circuito e baixa corrente, eu costumo injetar 1V e 1A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/02/2023 às 13:57, Donini II disse:

amigo, muitas vezes é fácil encontrar o culpado em um curto, antes de ligar o note coloque  um pouco de álcool isopropílico no local e ligue o note, fique cuidando o local que o componente que esta em curto vai secar rapidinho o álcool, ou use uma câmera térmica ou ainda encontre o local do curto com o multímetro e remova algum capacitor ou bobina desse circuito em curto e injete tensão no local, sempre tomando cuidado para injetar tensão menor que o circuito e baixa corrente, eu costumo injetar 1V e 1A.

encontrei o culpado mas n tenho peça de reposição... e p ficar comprando pela internet nem sempre compensa.. como a plca eh minha vou dzar de lado por enquanto ate aparecer uma sucata q tenha peças de msm tipo...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...