Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Lenovo 320-15lkb - NM-B242 - não liga bq24780s

Avalie este tópico:


Diego Mr

Posts em destaque

bom dia irmaos:

Peguei esse equipamento, não tem consumo, desarme e o pq312 está danificado. Eu troco e para minha surpresa ainda não consome.
então o que eu faço é forçar a ignição injetando 19v no pr301. e liga o vídeo perfeitamente.
s-l1600.thumb.jpg.f74f612da929f3c62a2b17a5c556ec06.jpgs-l1600(1).thumb.jpg.a11a3eee09594209434f54c29d14f69a.jpg

 

paso as mediçaos do charger: bq24780s

1 acin     0v
2 acp      0v
4 acdrv    0v
5 acok     0v
6 acdet    2.8v
24 bq24780_vdd 0v
28 vcc   2.4v

o que mais posso fazer aqui? reemplazar o charger?

muito obg

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diego Mr alterou o título para lenovo 320-15lkb- placa NM-B242 - nao liga bq24780s
En 1/3/2023 a las 11:58, LEONTEC dijo:

@Diego Mr , aperta o botão power e meça o pino 2 do PQ6, veja se está chegando tensão nesse pino?

vc tava certo senhor. tou perdido nem conta me di.

retire o pr314 e deu 19v só que não vai pro ic, tava aberto em 500ohms.
agora troquei por um novo de 10ohms e a voltagem é 1.7v agora: S

entao levante o capacitor pc315 e voltagem e mesmo.

resta mudar o charger? 

eu levantei o charger e aghora tem 18.5v em capacitor e resistor.

Editado: por Diego Mr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo indica que seja o charger mesmo, ja que retirou e as tensões apareceram, depois da troca, se atente a tensão de 3V circuito de +Rtc, pois a tensão baixa ou algum problema nela, impede o charger de liberar o Acdrv, que é a tensão do gate do pq312. @LEONTEC Consegue atestar essa minha informação?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods , não vejo relação do circuito RTC com esse circuito do BQ24780.

 

Pelo teste que ele realizou injetando 19v direto na linha de V20B+, ele tirou uma dúvida sobre um possível curto na linha B+ ou outro circuito. Fazendo a placa ligar, ele concluiu que o problema estava no circuito charger. Sem essa alimentação principal no pino 28 BQ, o mesmo não gera a tensão necessária para saturar os mosfet da entrada e também não gera a tensão LDO do pino 24.   

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado!! Procurei um post pouco mais antigo em que participo, mas não encontrei. Eu ja tive essa experiência em 2 placas Acer, com essa  questão da tensão de 3V do circuito Cmos ruim, fazia com que a tensão do gate não aparecia, e a solução foi justamente apenas troca a bateria de C-mos. Até me explicaram pelo esquema mas era em 2020, estava começando aprender a leitura, então não sei se essa questão passava pelo charger. Mas o sinal AcDrv, só surgiu depois da troca da bateria de 3V. Uma dica util p mim, obrigado mais uma vez.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods , já peguei situação semelhante com placas da Dell... Sobre uma explicação mais profunda desse problema, não saberei passar de forma esclarecedora, pois também tenho algumas dúvidas sobre o porque disso acontecer. Mas acredito que possa ter algo com PCH não recebe alimentação do RTC junto com o cristal quando tem alguma falha nessa linha (circuito). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods , VIN chega ao pino ACDET que é o pino que identifica a fonte AC, geralmente essa tensão chega nesse pino através de uma divisor resistivo. VIN alimenta o CI pelo pino VCC que pode também receber BATT+ que é a linha da fonte DC, com isso, o integrado gera a tensão LDO pino 24 e também inicia com os pulsos PWM no pino 4 (ACDRV) que parece ser 5V somando com os 19V nos capacitores ligado os pinos gate de cada mosfet que resultam em 24V. Se todos esses pinos estejam recebendo as suas devidas alimentações e tudo esteja certinho, isso já basta para que esse circuito funcione de forma adequada deixando passar os 19V para o restante da placa. 

 

As vezes, o problema na linha de carregamento do bateria, já deixa a entrada 19V em corte!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Lenovo 320-15lkb - NM-B242 - não liga bq24780s

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...