Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Gigabyte - GA 970 Gaming - Reconhece mas não utiliza a quantidade total de memória

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Bom dia, amigos. O PC com a placa da descrição não utiliza a quantidade total de memória instalada, ainda que reconhecida. Como poderão ver em foto em anexo, o sistema operacional instalado é de 64bits. Já fiz atualização de BIOS pra versão mais recente, não resolveu. Não é defeito em slot porque todos reconhecem a memória trocando-as de posição. A placa de vídeo é offboard, então essa parte que não está sendo utilizada pelo sistema, não está sendo direcionada pra VGA. Já pegaram problema semelhante e conseguiram resolver? Pode ser defeito no chipset?

20230408_111453.jpg

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/04/2023 às 14:50, Rods disse:

Bom dia! Ja sim amigo. Vc precisa talvez instalar todos os controladores, principalmente o chipset da placa mãe. Não tente achar defeito antes de ter ctza de ter todos os controladores instalados.

Expandir  

Bom dia, amigo. Obrigado por responder. Na verdade esse equipamento eu já havia formatado o HD e feito instalação dos drivers através do WU (eu esqueci de mencionar). Mesmo assim, vou fazer a instalação dos drivers através do site do fabricante e vê se muda alguma coisa.

Link para o comentário

@Rods @João Gabriel Gonçalves @Gilson Macedo @ajbrasil Bom dia, amigos. Atualização de BIOS foi a primeira coisa a ser feita, a quantidade de memória instalada aparece no SETUP do BIOS, as configurações estão corretas. Depois formatei novamente o SSD, instalei Windows atualizado e instalei os drivers pelo WU, não resolveu, então baixei os drivers do próprio site do fabricante, ficou a mesma coisa. Já rodei sistema através de live CD, reconhece toda a quantidade de memória instalada, mas só usa a quantidade indicada na imagem, não é endereçamento de memória, até o arquivo de paginação eu desativei pra testes. Os slots todos reconhecem as memórias, já conectei as memórias em todos os slots. Eu não tenho nada mais pra suspeitar além de algum problema no chipset da placa.

Link para o comentário

Bom dia!! Se após tudo que fez não resolveu, o seu problema vai estar no processador amigo, Vai ter que ter um outro ai para testar, é muito fácil de ser o processador do que o chipset, não tenho o esquema em mãos dessas placa, mas provavelmente o diagrama de blocos vai mostrar as memórias sendo controladas por ele. Ja tive problemas assim, mais de um e com AMD.

Link para o comentário

Boa tarde, amigos. Como bem disse o nosso amigo @Rods, é muito provável que o defeito seja no controlador de memória do processador. Eu havia esquecido já desse detalhe que esses novos processadores gerenciam e controlam a memória. Só que nesse caso, fica inviável eu fazer testes agora, pois não possuo processador compatível. Tem um cliente que ficou de me trazer um PC com processador AMD pra eu analisar, talvez se ele for compatível, eu possa ver isso.

• Joinha 1
Link para o comentário

@Rods No meu caso, amigo. É falta de interesse mesmo, pois 90% dos Pcs que recebo, usam processador intel, raramente recebo AMD, por conta disso sempre empurrei com a barriga o fato de precisar ter processadores AMD disponível pra testes, além do fato de que processador Intel, só recebi até hoje um com defeito, e fez eu pensar que com os AMD também fosse a mesma coisa em questão de durabilidade, por isso nunca me incomodei em possuir processador AMD.

Link para o comentário

Amigos, bom dia. O cliente me relatou depois que havia desmontado o PC pra fazer uma limpeza, e após isso ficou dessa forma, então eu removi o processador e me deparei com 2 pinos tortos. Com a ajuda do microscópio, eu consegui volta-los pra posição correta, e as memórias passaram a ser usadas de forma correta. Muito obrigado à todos! ;)

• Joinha 3
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...