Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Lenovo z40-70 - Nm-a273 - não possui tensão no CPU, memória e GPU.

Avalie este tópico:


BrN0204

Posts em destaque

Fala pessoal, bom dia. Estou com uma dúvida e preciso de ajuda, estou com a placa mãe de um notebook aqui comigo (nm-a273) que está sem tensão de memória, processador e GPU, todas as outras tensões estão presentes na placa como 5v, 3.3, tensão de BIOS, super IO.

Estou perdido e preciso de uma luz, se puderem me dar uma ajuda eu agradeço 🙏

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • BrN0204 alterou o título para Notebook Lenovo z40-70, placa mãe Nm-a273 não possui tensão no CPU, memória e GPU.
2 horas atrás, BrN0204 disse:

que está sem tensão de memória

O circuito que gera a tensão que alimenta a memoria deveria subir logo depois que as LSP chegam ao SIO, e o mesmo enviara o sinal SYSON. Pergunto se ao pressionar o botão power a tensão que alimenta ele vai para nível baixo ? Detalhe melhor sua análise sobre as tensões que sobem depois do power (botão de ligar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LEONTEC disse:

O circuito que gera a tensão que alimenta a memoria deveria subir logo depois que as LSP chegam ao SIO, e o mesmo enviara o sinal SYSON. Pergunto se ao pressionar o botão power a tensão que alimenta ele vai para nível baixo ? Detalhe melhor sua análise sobre as tensões que sobem depois do power (botão de ligar).

Quando eu aperto o botão Power não acontece nada, não desce tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LEONTEC disse:

O circuito que gera a tensão que alimenta a memoria deveria subir logo depois que as LSP chegam ao SIO, e o mesmo enviara o sinal SYSON. Pergunto se ao pressionar o botão power a tensão que alimenta ele vai para nível baixo ? Detalhe melhor sua análise sobre as tensões que sobem depois do power (botão de ligar).

Eu fiz a remoção de um capacitor em curto na linha dos 5 volts, a placa voltou a ligar e e todas suas tensões voltaram ao normal, ela ligou e tudo, testei com a tela e deu vídeo normal, assim que desliguei o notebook, removi a tela desconectei da da energia, quando fui testar denovo um tempo depois, as tensões do CPU, memória e GPU simplesmente sumiram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, BrN0204 disse:

Quando eu aperto o botão Power não acontece nada, não desce tensão.

Se as vezes que tenta ligar a placa e percebe que a tensão do botão de ligar não zera, o problema já vai está nesse circuito, pois essa tensão tem que ir para nível logico baixo para iniciar o despertar das fontes da placa.

13 horas atrás, BrN0204 disse:

Eu fiz a remoção de um capacitor em curto na linha dos 5 volts

Mas você disse no seu primeiro post que a placa teria as tensões 3.3v e 5V presentes, e se de fato linha estivesse com algum capacitor em curto, não seria o caso desse capacitor levar todo linha para gnd? Não seria problema entre botão power e SIO ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, LEONTEC disse:

Se as vezes que tenta ligar a placa e percebe que a tensão do botão de ligar não zera, o problema já vai está nesse circuito, pois essa tensão tem que ir para nível logico baixo para iniciar o despertar das fontes da placa.

Mas você disse no seu primeiro post que a placa teria as tensões 3.3v e 5V presentes, e se de fato linha estivesse com algum capacitor em curto, não seria o caso desse capacitor levar todo linha para gnd? Não seria problema entre botão power e SIO ? 

Vou te contar desde o início do problema, quando peguei a placa, eu notei que nos dois mosfets de entrada estavam com tensões muito altas no 4° pino, coisa q não é normal acontecer certos? E por causa disso não tinha nenhuma tensão presente na placa. Aí tudo bem, identifiquei o capacitor em curto na linha dos 5v e o removi, quando removi a placa deu sinal de vida, tensão do gate dos mosfet de entrada normalizaram, entrou tensão de 3.3v e 5v, e a placa ligou, fui testar pra ver se estava dando vídeo na tela normal e até aí tudo certo, a máquina ligou normal, desliguei a placa, desconectei da energia, desconectei a tela e deixei a máquina de lado, fui procurar um capacitor pra substituir o que eu havia retirado, só que antes de eu repor o componente, eu conectei a placa na fonte só pra fazer umas últimas medições e ver se estava tudo certo, aí que entra o b.o, a placa deixou de acender o led que indicava que a placa estava ligando, tensões que de vcore, gpu, memória que antes estavam presentes agora não estão mais. A tensão está presente no botão Power, 3.3v, mas quando fecho o curto no conector para startar a placa ela simplesmente não reage.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Lenovo z40-70 - Nm-a273 - não possui tensão no CPU, memória e GPU.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...