Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

MACBOOK PRO A1502 / 820-4924-A / Não liga o cooler

Featured Replies

Postado

Olá a todos.... desde já agradeço a atenção daqueles que poderem me ajudar.

Recebi um macbook com uma falha de tela azul; depois de um tempo de uso ele apresentava tela azul e desligava.

Desmontei o equipamento pra fazer uma inspecção visual e encontrei uma oxidação em dois capacitores (C3285/C3286) que corroeram todo.

Eu removi os componentes danificados e limpei toda a crosta que a corrosão causou na placa e usando uma placa doadora eu retirei os dois capacitores pra colocar nesta placa que estou pedindo ajuda.

O equipamento ate liga, apresenta video porem o cooler não liga e o dissipador fica fervendo por falta da ventilação.

Testes Realizados.

*Trocaram o SSD por um novo antes de enviarem o equipamento pra mim.

*trocado o cooler (sem sucesso)

*feito reset SMC

Foi encontrado essas tensoes :

conector do cooler 

1  -- 5v

2  --0v

3  --3,3v

4  --0v

5  --0v

Sem título.png

Sem título2.png

alguem tem alguma ideia de o que poderia ser??

Postado
  • Autor
3 horas atrás, claudio cortez disse:

se vc tive um microscopio da uma sacada ja peguei um assim era trilha rompida 

onde?

1 hora atrás, Gilson Macedo disse:

@Israel Limonge O primeiro passo é verificar o Q6060. Ov no pino 2 não aciona esse cooler de modo algum.

como?

Postado

Ao ligar o notebook verifique quantos volts que aparece na seta vermelha com azul que marquei.

eletronica br.jpg

Postado
22 horas atrás, claudio cortez disse:

Verdade, também pode ser essa possibilidade que é mais certeza do que o mosfet, muito difícil de causar defeito. É só checar a continuidade do pino 2 para o componente.

Postado

essas ,placas da linha mac dao muito problema de trilhas rompidas pela placa ser cinza em muito dos casos e complicado ver a olho nu por isso um microscopio digital e indispesavel nessa analise 

Editado: por claudio cortez

Postado
6 minutos atrás, claudio cortez disse:

essas ,placas da linha mac dao muito problema de trilhas rompidas pela placa ser cinza em muito dos casos e complicado ver a olho nu por isso um microscopio digital e indispesavel nessa analise 

Se o mosfet estivesse em curto que é o problema mais provável a fan estaria em velocidade anormal e não parada.

Postado
  • Autor

@Patrick007eu encontrei 0.04mv nesse ponto

Em 02/06/2023 às 02:22, Patrick007 disse:

Ao ligar o notebook verifique quantos volts que aparece na seta vermelha com azul que marquei.

eletronica br.jpg

Postado
  • Autor
Em 01/06/2023 às 13:06, claudio cortez disse:

testei continuidade e nao tem trilha rompida

Postado
  • Autor
Em 01/06/2023 às 18:00, Gilson Macedo disse:

Verifica as tensões do q6060.

Q6060 

1- 3.3V

2-0.04mv

3-0.04mv

Postado
3 horas atrás, Israel Limonge disse:

Q6060 

1- 3.3V

2-0.04mv

3-0.04mv

Esse macbook muito provavelmente ele só acionará a fan quando precisar, a fan fica desligado até que precise pra resfriar. Você pode fazer o teste esquentando um pouco a área do chip que ele resfria. Como de costume no 4924, o ventilador não gira até que a CPU atinja ~80°C. Você pode fazer o teste ligando no modo SMC bypass que o macbook desativa todos os sensores e irá girar a fan em velocidade alta.

Editado: por FábioJSilva86

Postado
  • Autor
22 horas atrás, FábioJSilva86 disse:

Esse macbook muito provavelmente ele só acionará a fan quando precisar, a fan fica desligado até que precise pra resfriar. Você pode fazer o teste esquentando um pouco a área do chip que ele resfria. Como de costume no 4924, o ventilador não gira até que a CPU atinja ~80°C. Você pode fazer o teste ligando no modo SMC bypass que o macbook desativa todos os sensores e irá girar a fan em velocidade alta.

como faz isso de ligar em modo smc bypass?

Postado

Creio que o SMC_FAN_0_CTL deveria liberar uma tensão de 3v que iria alimentar o source do q6060, e que passaria para o dreno chegando ao pino 2 do J6050. Neste caso a minha desconfiança está no SMS com defeito ou solda fria. Você poderia remover o Q6060 e jogar 3v no pino 2 do J6050.

Postado
11 minutos atrás, Israel Limonge disse:

como faz isso de ligar em modo smc bypass?

O desvio do SMC é um modo em que vários recursos do SMC são desativados (sensores em particular), você desconecta toda a energia, pressiona o botão liga / desliga, conecta o Magsafe e mantém o botão liga / desliga pressionado por 5 a 10 segundos.  Os ventiladores devem funcionar na velocidade máxima.

Postado
  • Autor
Em 09/06/2023 às 22:32, FábioJSilva86 disse:

O desvio do SMC é um modo em que vários recursos do SMC são desativados (sensores em particular), você desconecta toda a energia, pressiona o botão liga / desliga, conecta o Magsafe e mantém o botão liga / desliga pressionado por 5 a 10 segundos.  Os ventiladores devem funcionar na velocidade máxima.

eu fiz esse teste como sugeriu e o fan ligou na potencia maxima.......

com isso sabemos que o q6060 esta funcionando.

seria entao problema de solda fria no smc como sugeriu nosso colega @@Gilson Macedo ???

Postado
53 minutos atrás, Israel Limonge disse:

eu fiz esse teste como sugeriu e o fan ligou na potencia maxima.......

com isso sabemos que o q6060 esta funcionando.

seria entao problema de solda fria no smc como sugeriu nosso colega @@Gilson Macedo ???

Não, como falei sobre a fan. Ela só vai ligar se atingir temperatura 80 graus. Não se preocupe com isso a menos que o sistema está desligando por aquecimento. Essa placa é assim mesmo.

Editado: por FábioJSilva86

Postado
  • Autor
12 minutos atrás, FábioJSilva86 disse:

Não, como falei sobre a fan. Ela só vai ligar se atingir temperatura 80 graus. Não se preocupe com isso a menos que o sistema está desligando por aquecimento. Essa placa é assim mesmo.

achei que a placa ligava o fan assim que o macbook ligava

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.