Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise MACBOOK PRO A1502 / 820-4924-A / Não liga o cooler

Avalie este tópico:


Israel Limonge

Posts em destaque

Olá a todos.... desde já agradeço a atenção daqueles que poderem me ajudar.

Recebi um macbook com uma falha de tela azul; depois de um tempo de uso ele apresentava tela azul e desligava.

Desmontei o equipamento pra fazer uma inspecção visual e encontrei uma oxidação em dois capacitores (C3285/C3286) que corroeram todo.

Eu removi os componentes danificados e limpei toda a crosta que a corrosão causou na placa e usando uma placa doadora eu retirei os dois capacitores pra colocar nesta placa que estou pedindo ajuda.

O equipamento ate liga, apresenta video porem o cooler não liga e o dissipador fica fervendo por falta da ventilação.

Testes Realizados.

*Trocaram o SSD por um novo antes de enviarem o equipamento pra mim.

*trocado o cooler (sem sucesso)

*feito reset SMC

Foi encontrado essas tensoes :

conector do cooler 

1  -- 5v

2  --0v

3  --3,3v

4  --0v

5  --0v

Sem título.png

Sem título2.png

alguem tem alguma ideia de o que poderia ser??

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, claudio cortez disse:

se vc tive um microscopio da uma sacada ja peguei um assim era trilha rompida 

Verdade, também pode ser essa possibilidade que é mais certeza do que o mosfet, muito difícil de causar defeito. É só checar a continuidade do pino 2 para o componente.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, claudio cortez disse:

essas ,placas da linha mac dao muito problema de trilhas rompidas pela placa ser cinza em muito dos casos e complicado ver a olho nu por isso um microscopio digital e indispesavel nessa analise 

Se o mosfet estivesse em curto que é o problema mais provável a fan estaria em velocidade anormal e não parada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Israel Limonge disse:

Q6060 

1- 3.3V

2-0.04mv

3-0.04mv

Esse macbook muito provavelmente ele só acionará a fan quando precisar, a fan fica desligado até que precise pra resfriar. Você pode fazer o teste esquentando um pouco a área do chip que ele resfria. Como de costume no 4924, o ventilador não gira até que a CPU atinja ~80°C. Você pode fazer o teste ligando no modo SMC bypass que o macbook desativa todos os sensores e irá girar a fan em velocidade alta.

Editado: por FábioJSilva86
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, FábioJSilva86 disse:

Esse macbook muito provavelmente ele só acionará a fan quando precisar, a fan fica desligado até que precise pra resfriar. Você pode fazer o teste esquentando um pouco a área do chip que ele resfria. Como de costume no 4924, o ventilador não gira até que a CPU atinja ~80°C. Você pode fazer o teste ligando no modo SMC bypass que o macbook desativa todos os sensores e irá girar a fan em velocidade alta.

como faz isso de ligar em modo smc bypass?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que o SMC_FAN_0_CTL deveria liberar uma tensão de 3v que iria alimentar o source do q6060, e que passaria para o dreno chegando ao pino 2 do J6050. Neste caso a minha desconfiança está no SMS com defeito ou solda fria. Você poderia remover o Q6060 e jogar 3v no pino 2 do J6050.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Israel Limonge disse:

como faz isso de ligar em modo smc bypass?

O desvio do SMC é um modo em que vários recursos do SMC são desativados (sensores em particular), você desconecta toda a energia, pressiona o botão liga / desliga, conecta o Magsafe e mantém o botão liga / desliga pressionado por 5 a 10 segundos.  Os ventiladores devem funcionar na velocidade máxima.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/06/2023 às 22:32, FábioJSilva86 disse:

O desvio do SMC é um modo em que vários recursos do SMC são desativados (sensores em particular), você desconecta toda a energia, pressiona o botão liga / desliga, conecta o Magsafe e mantém o botão liga / desliga pressionado por 5 a 10 segundos.  Os ventiladores devem funcionar na velocidade máxima.

eu fiz esse teste como sugeriu e o fan ligou na potencia maxima.......

com isso sabemos que o q6060 esta funcionando.

seria entao problema de solda fria no smc como sugeriu nosso colega @@Gilson Macedo ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Israel Limonge disse:

eu fiz esse teste como sugeriu e o fan ligou na potencia maxima.......

com isso sabemos que o q6060 esta funcionando.

seria entao problema de solda fria no smc como sugeriu nosso colega @@Gilson Macedo ???

Não, como falei sobre a fan. Ela só vai ligar se atingir temperatura 80 graus. Não se preocupe com isso a menos que o sistema está desligando por aquecimento. Essa placa é assim mesmo.

Editado: por FábioJSilva86
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, FábioJSilva86 disse:

Não, como falei sobre a fan. Ela só vai ligar se atingir temperatura 80 graus. Não se preocupe com isso a menos que o sistema está desligando por aquecimento. Essa placa é assim mesmo.

achei que a placa ligava o fan assim que o macbook ligava

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...