Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer Nitro AN515-51 - MB LA-E911P Rev.1B- Não liga

Avalie este tópico:

prcalemao

Posts em destaque

Bom amigos chegou esse Nitro que segundo cliente parou de ligar do nada....desmontei o note e vi que a tensão está parando nos mosfets de alta logo na entrada morrendo no PQ303 onde não estavam sendo habilitado e parando a tensão no pino5... retirei o resistor PR304 ai sim a tensão passou pelos mosfets PQ303 ~ PQ304 morrendo nos Pads 1,2 do Resistor PR304 nos Pads 3,4 a resistência está baixa em comparação aos Pads 1,2.... resolvi injetar tensão desse lado mas nada aqueceu, não encontrei nenhuma Bobina ou capacitor em curto, não consegui encontrar o culpado... testei com a fonte de bancada e a original mas sem sucesso, se alguém tiver alguma ideia agradeço

estou usando esse esquema

Editado: por prcalemao
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal o gate do PQ303 e do PQ304 são acionados pelo sinal ACDRV_CHGR que vem do pino 4 do PU301. que no caso quando retiro PR304 ele aciona e tem a tensão de 25v, se colocar fica zerado

O pino 4 aciona os gates dos MOSFETs de entrada, os quais enviam a tensão de entrada para o PU301 através do pino 3 que aparece a tensão de 19.5v, o ACOK no pino 5 aparece a tensão 3.3v

mas isso sem o resistor, com resistor não passa do PQ303

Alguma luz ai amigos, já estou sem onde e o que verificar

Link para o comentário

@prcalemao , 

Em 24/07/2023 às 17:53, prcalemao disse:

Boa noite amigos.... tinha dado uma pausa nessa placa,voltei nela fui abrindo uns jumpers e agora se eu injetar tensão no Pad do resistor que fica colado ao PQ304  aqueceu na região onde fica o PQ8011 /PU808 essa linha alimenta a CPU fiquei nessa duvida

Parece ter um "curto" na linha de 19V. Sem a PR304 você injetou tensão e aqueceu a região do PQ8011, note que ali chega 19V também. Abre o PJ301 e injeta tensão do zero, subindo, no pad 2 e verifica se há algum consumo, deve ter, porque você disse que a região do PQ8011 esquenta. Então dá uma atenção lá, verifique quem está esquentando, muito provável que o curto esteja por lá.

Nota: quando você tira a PR304 ainda sim o PU301 é alimentando por causa do PD301, note que lá entra 19V independente dos mosfets de entrada.

Editado: por Rogerio Nascimento
  • Joinha 1
Link para o comentário

18 horas atrás, Rogerio Nascimento disse:

@prcalemao , 

Parece ter um "curto" na linha de 19V. Sem a PR304 você injetou tensão e aqueceu a região do PQ8011, note que ali chega 19V também. Abre o PJ301 e injeta tensão do zero, subindo, no pad 2 e verifica se há algum consumo, deve ter, porque você disse que a região do PQ8011 esquenta. Então dá uma atenção lá, verifique quem está esquentando, muito provável que o curto esteja por lá.

Nota: quando você tira a PR304 ainda sim o PU301 é alimentando por causa do PD301, note que lá entra 19V independente dos mosfets de entrada.

essa placa o PJ301 já é aberto o que liga é a PL302..... então removi a PL e fui injetar tesão bem no ponto marcado com a seta.... e aqueceu o processador  e a região ali do PQ811 mesmo com apenas 2V subi até 5v a mesma coisa, isso sem o resistor da placa PR304

acer.thumb.jpg.1726f5430252b2feddaefd4b2878b8ee.jpg

Levantei a PL809 (no lado da seta) e o curto sumiu

To ficando cada vez mais confuso e o cliente cobrando kkkkkk

acer1.thumb.jpg.846721d481ab0f3b7f2de28d1cb3c15b.jpg

Link para o comentário

17 minutos atrás, prcalemao disse:

essa placa o PJ301 já é aberto o que liga é a PL302..... então removi a PL e fui injetar tesão bem no ponto marcado com a seta.... e aqueceu o processador  e a região ali do PQ811 mesmo com apenas 2V subi até 5v a mesma coisa, isso sem o resistor da placa PR304

acer.thumb.jpg.1726f5430252b2feddaefd4b2878b8ee.jpg

Levantei a PL809 (no lado da seta) e o curto sumiu

To ficando cada vez mais confuso e o cliente cobrando kkkkkk

acer1.thumb.jpg.846721d481ab0f3b7f2de28d1cb3c15b.jpg

no lado da seta o curto sumiu é isso? injete tensão nesse lado ai do pad da bobin sem a flecha, o curto esta ai.

e tambem sem essa bobina coloque o resistor novamente e veja se a placa liga normalmentesem bateria é claro pois esse setor ai é a fonte de carregamento 

o curto esta nesse setor ai e sem ele a placa deve ligar normal sem o carregador 

Link para o comentário

9 minutos atrás, WJinformatica2016 disse:

no lado da seta o curto sumiu é isso? injete tensão nesse lado ai do pad da bobin sem a flecha, o curto esta ai.

e tambem sem essa bobina coloque o resistor novamente e veja se a placa liga normalmentesem bateria é claro pois esse setor ai é a fonte de carregamento 

o curto esta nesse setor ai e sem ele a placa deve ligar normal sem o carregador 

Boa tarde meu amigo, no caso a Bobina que vc diz pra injetar a tensão é a PL809 ?

Link para o comentário

@prcalemao , nota que a PL809 está no circuito do PU801, e no pino 15 é pra chegar +19VB_CPU, veja se esse pino está em curto com o GND. Caso esteja, sugiro sacar o PU801 e ver se sai o curto. Quando você diz que levantou a PL e curto sumiu ele está do outro lado dela, provável que esteja no PU801. Checa isso ai e posta aqui o resultado.

Link para o comentário

24 minutos atrás, Rogerio Nascimento disse:

@prcalemao , nota que a PL809 está no circuito do PU801, e no pino 15 é pra chegar +19VB_CPU, veja se esse pino está em curto com o GND. Caso esteja, sugiro sacar o PU801 e ver se sai o curto. Quando você diz que levantou a PL e curto sumiu ele está do outro lado dela, provável que esteja no PU801. Checa isso ai e posta aqui o resultado.

O pino 15 do PU801 não tem curto ao GND nem resistência baixa

No PU801 alguns pinos na escala de Bip apitam mas a resistência pode estar normal na escala de 200 Ohms
Pino10 8.6 Ohms

Pino29 12 Ohms

Pino38 9.6 Ohms

Pino48 16 Ohms

Link para o comentário

20 minutos atrás, Rogerio Nascimento disse:

@prcalemao , Ok. Vamos reiniciar dessa parte: Quando levantou a PL 809, o curto ficou do outro lado, correto? Injeta tensão do zero, subindo devagar nesse lado do curto, deve haver consumo na fonte, veja se esquenta algum componente.

Na foto onde está a PL809 eu levantei bem do lado onde esta a seta que vai direto pro processador, ali a resistência está uma 8.6 Ohms não sei se isso significa curto, com ela levantada injeto tensão tanto naquele ponto onde tem a PL302 ou no pad do resistor que retirei PR304 e não tem consumo nenhum na fonte, mas se baixar a PL809 a tensão cai e sobe o consumo..

Pior que eu acho que deu ruim aqui, vi que nessa PL809 a tensão que injeta aparece nela ou seja acho que o processador foi pro espaço porque qdo retirei o Resistor PR304 e injetei tensão ali pode ter matado ele pq eu ainda não tinha levantado essa PL809

Link para o comentário

2 minutos atrás, WJinformatica2016 disse:

@prcalemao quando tu coloca a bobina do processador e3 injeta tensão

quanto de tensão estas injetando? 

e dai mede a bobina do processador injetando tensão na escalça de tensão e veja se tem tensão na bobina e se sim quanto?

eu comecei injetando 1V a 2A, mas com ela levantada subi até os 19V e nela chegou nessa tensão....

por isso deduzo que pode ter dado ruim, pq antes de levantar ela, qdo retirei o PR304 eu cheguei a injetar 12v pq nada aquecia até chegar nessa tensão

Link para o comentário

@prcalemao , irmão, vamos de novo. Antes de tudo vamos ver o que mede teu multímetro como um curto, coloca ele na escala de 200Ω. Agora junta as duas ponteiras formando o curto, quando mede no visor? Esse valor seria um curto "aboluto", como se quando for medir por exemplo um capacitor em curto daria esse valor. 

No caso do setor do processador eu acho suspeito de curto uma resistência abaixo de 3Ω.

Uma outra coisa sobre injetar tensão, quando temos suspeita de curto, devemos injetar tensão do zero, mesmo que seja numa linha de alta, caso o curto se confirme a corrente aumenta ao máximo da fonte e a tensão cai pra zero. E também respeitar o limite que a linha suporta, se está na linha dos 3v, não vai injetar tensão superior a isso, por exemplo.

• Joinha 1
Link para o comentário

20 minutos atrás, Rogerio Nascimento disse:

@prcalemao , irmão, vamos de novo. Antes de tudo vamos ver o que mede teu multímetro como um curto, coloca ele na escala de 200Ω. Agora junta as duas ponteiras formando o curto, quando mede no visor? Esse valor seria um curto "aboluto", como se quando for medir por exemplo um capacitor em curto daria esse valor. 

No caso do setor do processador eu acho suspeito de curto uma resistência abaixo de 3Ω.

Uma outra coisa sobre injetar tensão, quando temos suspeita de curto, devemos injetar tensão do zero, mesmo que seja numa linha de alta, caso o curto se confirme a corrente aumenta ao máximo da fonte e a tensão cai pra zero. E também respeitar o limite que a linha suporta, se está na linha dos 3v, não vai injetar tensão superior a isso, por exemplo.

Tenho 2 multímetros aqui, até conferi nos 2 pra ver se não tinha comido bola, mas os dois na escala de 200Ω juntando as ponteiras dá 00.5Ω

No começo da Analise eu não tinha encontrado curto em lugar nenhum, até porque no começo onde tinha a resistência mais baixa era na linha do processador mas como estava na casa dos 5.8Ω pra mim era normal, foi onde retirei o PR304 e vi que a tensão da fonte passou pelos 2 mosfets de alta mas morrendo ali.... foi qdo nesse lado do resistor comecei a injetar tensão onde subiu a tensão chegando próximo dos 12V que o consumo começou a subir.... abri alguns jumpers ligados a essa linha pra ver se achava esse curto, mas só parou de apresentar consumo qdo levantei a PL809

Link para o comentário

Em 29/07/2023 às 12:31, prcalemao disse:

é o lado da seta, seguindo trilha na MB ela vai pro processador, mas a resistência pra mim está boa 8.6Ω

Ok. Pela medição 8,6Ω não acredito que deva estar em curto, esse lado da PL +VCC_SA vai alimentar o UC11 diretamente, então é normal ele esquentar quando tem tensão ali.

Faz assim: Deixa a PL809 levantada, coloca de volta todos os outros componentes da placa, agora injeta tensão na PR304, devagar e subindo até o limite da linha 19V, caso não haja consumo. Agora dá uma checada no PQ811 veja se tem tensão no pino 10.

Link para o comentário

3 horas atrás, Rogerio Nascimento disse:

Ok. Pela medição 8,6Ω não acredito que deva estar em curto, esse lado da PL +VCC_SA vai alimentar o UC11 diretamente, então é normal ele esquentar quando tem tensão ali.

Faz assim: Deixa a PL809 levantada, coloca de volta todos os outros componentes da placa, agora injeta tensão na PR304, devagar e subindo até o limite da linha 19V, caso não haja consumo. Agora dá uma checada no PQ811 veja se tem tensão no pino 10.

Fui injetando tensão até chegar aos 19v, mas sem consumo nenhum... segue foto de onde apareceu tensão que foi apenas 19v nesses pontos amarelos

acer2.jpg.530b0e95f80a60a8d58a57a2aa3f1136.jpg

Link para o comentário

@prcalemao , nessa PL809, não é pra passar 19v, se aconteceu isso é bem provável que a CPU foi avariada, essa resistência de 8Ω pode ser a soma de alguns componentes  na linha de +VCC_SA, não atestando que a CPU está boa. O problema está nesse meio ai PQ811/PU808, mas se a CPU "morreu" nem vale a pena insistir.

@LEONTEC, que achas?

• Joinha 1
Link para o comentário

1 hora atrás, Rogerio Nascimento disse:

@prcalemao , nessa PL809, não é pra passar 19v, se aconteceu isso é bem provável que a CPU foi avariada, essa resistência de 8Ω pode ser a soma de alguns componentes  na linha de +VCC_SA, não atestando que a CPU está boa. O problema está nesse meio ai PQ811/PU808, mas se a CPU "morreu" nem vale a pena insistir.

@LEONTEC, que achas?

1 hora atrás, LEONTEC disse:

@Rogerio Nascimento , tem muita chance de ser problema no processador. Tem um driver e um mosfet duplo que devem ser analisados ou mesmo serem substituídos para tirar desencargos.

Já estava pensando nisso... como comentei acima, mesmo abrindo uns jumpers eu não tinha levantado a PL809... qdo comecei injetando tensão no PR304 só apresentou consumo qdo chegou nos 12V, mas creio agora tentar trocar esses 2 componentes e ver no que dá

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...