Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo Master C6300 liga e trava no Post, Fonte incompatível [ENCERRADO]

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá pessoal,

 

estou com um problema com um mini PC/NUC Positivo Master C6300

Não consigo achar a fonte desse pc pra comprar nem na porta da esperança, ele usa fonte com aquele pino agulha mais fino igual de notebooks Dell, com uma fonte do Dell ele até liga mas da esse erro no Post e não deixa passar disso.

 

Quando ele está ligado eu tenho 3.27v nesse pino ID.

 

Alguém já pegou uma maquina dessas e tem ideia de como posso burlar essa proteção ou adaptar pra enganar?

20230811_182043 (Médio).jpg

20230811_182103 (Médio).jpg

 

20230811_182030 (Médio).jpg

20230811_182226 (Médio).jpg

Editado: por Daniel Plácido
finalizar tópico
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Daniel Plácido disse:

A fonte Dell tem 19.5V 3.34A

Creio que o problema é o ID e não a tensão e corrente da fonte, porque se alimentado com uma fonte de bancada ocorre o mesmo problema.

Estou verificando aqui a potência em watts o máximo da original é 90 w muito estranho acredito que não seja a fonte 

Screenshot_2023-08-12-10-24-19-132_com.google.android.apps.docs.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Daniel Plácido nesse vídeo tem um exemplo pro Dell, talvez a ideia serve pro Positivo.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/08/2023 às 12:48, jackfider disse:

Olá @Daniel Plácido nesse vídeo tem um exemplo pro Dell, talvez a ideia serve pro Positivo.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Não deu certo, o sistema de proteção desse Positivo deve ser diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Daniel Plácido . Se você apertar F11 ele e escolher o SSD ele continua com o boot? Se continuar procure no BIOS alguma opção para ignorar esse aviso. Os notebooks da Dell também param a inicialização com esse aviso, mas há uma opção no BIOS que desabilita o aviso e continua normalmente com o boot.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, JoeRob disse:

Olá @Daniel Plácido . Se você apertar F11 ele e escolher o SSD ele continua com o boot? Se continuar procure no BIOS alguma opção para ignorar esse aviso. Os notebooks da Dell também param a inicialização com esse aviso, mas há uma opção no BIOS que desabilita o aviso e continua normalmente com o boot.

Não, ele desliga depois de alguns segundos, não sai dessa tela nem com reza brava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Posilixo está cada vez pior.
Há mais uma possibilidade, alguns notebooks da HP tinham um sistema parecido com esse, mas ao contrário dos DELL eles não usavam um chip de identificação na fonte. Aparentemente o sistema da HP era baseado no valor da tensão que a fonte mandava pelo pino central. Dê uma olhada no post abaixo e veja se lhe ajuda. Mas cuidado, aplicar tensão no pino central desse computador pode causar danos a placa mãe.

Sugiro começar com o esquema que usa apenas o resistor de 330k do positivo da fonte para o pino central, se não funcionar tente usar um resistor de 33k entre o pino central e o negativo da fonte.
Os outros esquemas aplicam uma tensão entre 6V e 6,3V ao pino central e como eu disse existe o risco de danificar a placa, use por sua conta e risco.

Editado: por JoeRob
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Daniel Plácido alterou o título para Positivo Master C6300 liga e trava no Post, Fonte incompatível

Com a fonte informada a maquina funcionou.

Medindo entre o neutro e o ID com multímetro não tem tensão nenhuma, fui tentar medir com a maquina ligada e ela agora voltou a dar o erro de fonte, devo ter fechado curto entre o VCC e o ID e agora queimou o circuito da placa, desisto dessa tranqueira vai pra sucata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Daniel Plácido alterou o título para Positivo Master C6300 liga e trava no Post, Fonte incompatível [ENCERRADO]
  • 4 meses depois...
  • 1 mês depois...
Em 28/08/2023 às 11:29, Daniel Plácido disse:

Com a fonte informada a maquina funcionou.

Medindo entre o neutro e o ID com multímetro não tem tensão nenhuma, fui tentar medir com a maquina ligada e ela agora voltou a dar o erro de fonte, devo ter fechado curto entre o VCC e o ID e agora queimou o circuito da placa, desisto dessa tranqueira vai pra sucata.

DANIEL aqui vc disse que com a fonte informada a máquina funcionou, vc podia me dizer qual fonte vc comprou por gentileza? Estou com mesmo problema, me ajuda aí meu amigo. Obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...