Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dell Inspiron 15-5557/BAV00 LA-D051P(MB)/curto na placa, não ligava

Avalie este tópico:


ROBERTRONICO

Posts em destaque

Olá amigos, sou novo por aqui, não tenho muito conhecimento técnico, mas tenho bastante prática adquirida com vários anos de experiências, curiosidade e sorte.

 

Estou com um notebook DELL Inspirion 15-5557 que não ligava. O primeiro sintoma apresentado era que ao ligar o carregador, o LED do carregador apagava, indicando um curto na placa mãe.

Abri o notebook, fiz uma inspeção visual e percebi ao toque do dedo, um calor sendo gerado próximo ao conector da bateria do notebook, que a propósito, também é próximo ao conector da bateria da BIOS.

Com o olhar mais atento e minucioso nesta região, percebi um capacitor cerâmico "esfarelando" por ali.

Pois bem... Como eram 2 capacitores aparentemente idênticos, um "bom" e outro "esfarelando", decidi arrancar fora o que estava esfarelando pra ver se o curto acabava.

Tirei ele com o alicate, nem usei o ferro de soldas e conectei o carregador que desta vez, não apagou o LED. Deduzi... Acabou o curto mesmo.

Montei ele sem colocar outro capacitor no lugar, coloquei o HD e a memória de volta pra ver se iniciava de boa e realmente ligou tudo direitinho. Fechei o rapaz.

CONTUDO... Tem vezes que agora conecto o carregador e ele não chega a apagar o LED, mas fica piscando e não carrega e pra carregar direito, tenho q conectar o carregador com o notebook desligado, porque se conectar com ele ligado, às vezes funciona e às vezes não.

Disso tudo vem a dúvida que é quase certeza...

Isso é falta do capacitor, não é?
Alguém poderia ajudar a descobrir de quantos pF e a voltagem do capacitor e onde consigo uma sucata pra tirar (carregador de celular, monitor lcd e etc...), porque não tenho como comprar pela internet (ML) apenas esse capacitor, não compensa o frete.

 

Obrigado

 

Roberto Teixeira - ROBERTRONICO

5557.png

Editado: por ROBERTRONICO
tirar as letras maiúsculas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ROBERTRONICO estes são os capacitores PC7 e PC8, que filtram a linha de tensão +17.4V_BATT+ e +17.4V_BATT++, ou seja é a tensão da bateria, o que ao meu ver não causaria os sintomas que você está verificando na placa. Seria interessante mais testes, ligando só no carregador, ligando apenas na bateria, conectando primeiro bateria e depois o carregador, conectando primeiro o carregador e depois a bateria, e ir verificando como se comportam as tensões, a de entrada e a da bateria. Grato.

 

 

Captura de tela 2023-08-16 155923.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ROBERTRONICO analisando melhor o boardview verifiquei que os capacitores mencionados não são os da linha +17.4V_BAT++ e sim os da linha +17.4V_BATT+, situados na saída do circuito de charge, o que realmente pode afetar a tensão de carregamento, até porque existe um circuito de proteção justamente nessa saída. Veja na imagem:

 

 

Captura de tela 2023-08-16 162306.png

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ROBERTRONICO , a título de informação. Com base em uma das regras aqui do fórum. " 2.4 Mensagens em letras MAIÚSCULAS poderão ser editadas sem aviso prévio" isso inclui também o titulo do tópico o qual você mesmo pode atualizar. ok?

 

Sobre o seu relato no primeiro post especificamente na parte que você menciona o LED da fonte apagando, (desarmando a fonte o que parece ser), vejo forte indicio de curto na linha +19VB, e adianto que uma fonte de bancada é o equipamento indicado para ajudar na analise do defeito por você relatado. Não cheguei a lê todo post mas, essa parte já me diz muita coisa.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • ROBERTRONICO alterou o título para Dell Inspiron 15-5557/BAV00 LA-D051P(MB)/curto na placa, não ligava

@Carlos Porto Boa noite. Voltei hj nesse notebook e percebi q eu havia mencionado o capacitor errado, pois quando eu adicionei a dúvida ao fórum, eu não estava com a placa em mãos. O tal capacitor que esfarelou não tem serigrafia na placa mas desconfio q ele seja o PC767, correto? Eu sou humilde pra pedir ajuda e assumir que não sei exatamente qual o valor do capacitor e nem como faço pra pesquisar pra comprar. Tenho q buscar por "680P_0603_50V7K" ? Isso significa q o capacitor é de 680 picoFarads por 50 volts?

defeito.thumb.jpg.dbe9da539bb8eb695f9006d03330e98f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, ROBERTRONICO disse:

@Carlos Porto @LEONTEC Boa noite. Voltei hj nesse notebook e percebi q eu havia mencionado o capacitor errado, pois quando eu adicionei a dúvida ao fórum, eu não estava com a placa em mãos. O tal capacitor que esfarelou não tem serigrafia na placa mas desconfio q ele seja o PC767, correto? Eu sou humilde pra pedir ajuda e assumir que não sei exatamente qual o valor do capacitor e nem como faço pra pesquisar pra comprar. Tenho q buscar por "680P_0603_50V7K" ? Isso significa q o capacitor é de 680 picoFarads por 50 volts?

defeito.thumb.jpg.dbe9da539bb8eb695f9006d03330e98f.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Porto Boa tarde. O PC760 é de 10uF 25v? Pq o q vc circulou foi o PC765 q parece ser de 0.1uF 25v

1 hora atrás, Carlos Porto disse:

@ROBERTRONICO desculpe a demora, agora com a imagem dá pra ver o capacitor corretamente. É o PC760, pelo esquema todos tem a mesma especificação, só muda mesmo o tamanho. Grato.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global
Em 21/08/2023 às 21:25, ROBERTRONICO disse:

não sei exatamente qual o valor do capacitor e nem como faço pra pesquisar pra comprar

Amigo, procure um capacitor do mesmo tamanho e cor em alguma placa sucata e substitua.   Não terá problema quanto a isso.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...