Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer Aspire 4739/ DA0ZQHMB6C0 rev: c liga e desliga

Avalie este tópico:

nilsaooo

Posts em destaque

Bom dia pessoal!

Estou com essa placa na bancada, ela chegou com uma forte oxidação no LED 3 e LED5, e após fazer uma limpeza, a placa chegou a dar vídeo, aparecendo a logo da Acer. Desliquei ela, e fui ajeitá-la melhor na carcaça e aí, passou a não funcionar mais.

Tenho tensôes estáveis no PU5.

PU5 - (PWM de 3 e 5v) - 3v e 5v (Não tenho o Pgood, pino 23, achei estranho)

Bom, medindo a sequencia de power da placa, vi que a +3V_S5 chega uma tensão de 0.68v e a placa desliga.

2023-08-22_095756.thumb.jpg.7e17ce641a4e9dea0ab1f686407f1905.jpg

Analisando o circuito da +3V_S5, vi que no PQ17 eu tenho os 3.3V após o start, até a placa se desligar. O que estranhei foram os pontos 1, 2 e 3 comentados abaixo. 

Ponto 1 - Faz sentido eu ter 6.3V, mesmo as resistencias (PR140 e PR141) estando com 1M cada?

Ponto 2 - Faz sentido eu ter 12.8V, mesmo a resistencia PR256 estar com 24K?

Ponto 3 - Faz sentido eu ter 6.5V, onde eu teria que ter, pelo meu entendimento, mais de 15V?

Obrigado galera!

Fui medir2023-08-22_095703.thumb.jpg.7326453cbd8dfd958e9b26f26101fb25.jpg

Editado: por nilsaooo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nilsaooo está correto sobre o divisor resistivo, o que pode estar ocorrendo é uma fuga em algum dos mosfets ativados por essa tensão, e como você relata uma tensão menor na linha +15V, suspeito que posa ser o mosfet PQ19 que esteja derrubando essas tensões, sugiro remover ele da placa e verificar o comportamento das tensões. Grato.

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 28/08/2023 às 13:14, Carlos Porto disse:

@nilsaooo está correto sobre o divisor resistivo, o que pode estar ocorrendo é uma fuga em algum dos mosfets ativados por essa tensão, e como você relata uma tensão menor na linha +15V, suspeito que posa ser o mosfet PQ19 que esteja derrubando essas tensões, sugiro remover ele da placa e verificar o comportamento das tensões. Grato.

Legal @Carlos Porto vou fazer isso. Além disso, percebi que o CI que geram os +3VCPU e +5VCPU não estava gerando o PGOOD. Analisando ele ali, fazendo as medições, do "nada" a placa startou e não desligou, vi que o PGOOD naquele momento tinha subido, mas quando desliguei e tentei ligar, nada...... já tirei o CI e comprei, estou aguardando chegar um novo. Posto o resultado assim que eu fizer os testes. Obrigado!

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...