Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Panasonic SA-AK240 - Cooler para de girar quando conecta o auto falante

Avalie este tópico:

Posts em destaque

O system não sai som quando conecta o auto falante e o cooler dele para de girar também, se retirar o auto falante o cooler volta a girar. O som não desliga quando o cooler para, mas não tem som.

EDIT: Este componente dá imagem abaixo estava quebrado ao meio, aparentemente se tratava de uma bobina (embora na imagem diz ser um capacitor). O diodo D5103 também estava avariado, troquei ele e coloquei uma bobina nova, ao ligar deu um estourinho e a bobina abriu... Mas mesmo sem essa bobina o rádio por um acaso deu som depois de trocar esses dois componentes,  a ventoinha começou a ligar somente a partir do volume 30+. No dia seguinte ele não tinha mais som e a ventoinha não ligava mais também, e agora ele dá erro F61 quando aumenta o volume. Eu já tinha notado antes, mas no Q5103 e Q5104 (segunda imagem) o coletor de ambos tem uma resistência alterada, ora da 60~70ohms e outra hora aumenta para 100+, vi que essa linha se trata do DCDET, mas não sei quem gera essa tensão. Eu não tenho as tensões corretas de acordo com o esquema elétrico. Em vez de ter 28.54v e -30v eu tenho 29v~29.1v e -34v. Troquei o mosfet que regula a tensão de -30v e permaneceu como -34v. A fonte está mandando uma tensão de 44v e -44v.

image.png.ca8ab52f936c3a3f4e6f8b32befb7dec.pngimage.png.a42f67bfb8c0686e68316c4e2d998275.png

Editado: por MarceloRibeiroF94
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

@MarceloRibeiroF94 desculpa a demora.

o componente c5181 não pode ser um indutor porque estará aterrando o -b da fonte. Confina novamente o Q5102 pois ele  sofreu todo “tranco” do curto ao colocar um indutor no lugar do c5181.

A falha f61 esta relacionado ao estágio de saída, ou ausência de alimentação. Cooler desconectado também causa isso.

Ao ligar o aparelho verifique qual tensão no dreno de Q5102 e no source de q5101

• Joinha 1
Link para o comentário

@ohm Boa noite. Eu cheguei a trocar o Q5102 ontem, coloquei um MDF8N60, embora seja 2A a menos que o RDN100 que estava antes, mas o problema continuou. As tensões no Q5101 e Q5102 estão diferentes agora, a uns dias atrás o dreno tinha -24v, depois subiu para -34 após trocar o diodo D5103 e agora está -40v. Segue as tensões dos dois transistores.

Q5102: Gate = -45.2~-45.3v
Dreno = -40~-40.3v
Source = -51.2v
Q5101: Gate 36.8~38.2v
Dreno = 50.5v
Source = 34.9v

Link para o comentário

@ohm O Q5102 aparentemente está bom, não tinha curto. O zener eu não sei te dizer, o original dizia A03 nele, pesquisei e não achei nada sobre. 

Eu medi os componentes, não encontrei nenhum curto ou algum resistor aberto. Eu tô achando as tensões dessa fonte muito altas, antes era 44 e -44v, agora já passou para 54 e -54v, eu armei ela sem a placa do amplificador e a principal antes e agora e ela liberou essas tensões (-44v e 44v antes, 54 e -54v agora). Como no esquema não diz quais são as tensões corretas, eu não consigo ter uma certeza, mas que ela tá meio estranha, provavelmente está. 

Link para o comentário

@MarceloRibeiroF94 

17 horas atrás, MarceloRibeiroF94 disse:

Q5102 aparentemente está bom

volte ele para a placa.

Eu medi os componentes, não encontrei nenhum curto ou algum resistor aberto.

os transistores e mosfet's foram removidos da placa para testar? Uma pequena fuga não é percebido com ele no circuito.

O zener eu não sei te dizer, o original dizia A03 nele, pesquisei e não achei nada sobre. 

é importantíssimo colocar o mesmo valor. Agora de noite que conseguir pesquisar... O valor correto é zener de 3,9v. Providencie um desse valor.

Como no esquema não diz quais são as tensões corretas, eu não consigo ter uma certeza, mas que ela tá meio estranha, provavelmente está.

tensões geradas por transformador. Não preocupe com elas. Nossa atenção será na fonte simétrica que alimenta a saída. o Ic amplificado de audo possui proteção ovp (de tensão alta) por isso está sem áudio.

Aguardo respostas para seguirmos a analise.

• Joinha 1
Link para o comentário

@ohm Boa noite, muito obrigado por estar me ajudando :) 

Retirei os componentes para análise. O Q5101 e Q5102 não estão em curto, mas eu não consegui armar eles, não sei se é pelo motivo do meu multímetro não fornecer voltagem suficiente, eu uso um Aneng SZ02. Nos transistores e diodos utilizei um multímetro analógico para detectar fuga e encontrei o Q5109 com fuga entre base e emissor, o Q5108 com fuga entre base e emissor, já o Q5110 eu não soube muito bem se ele estava ruim ou bom por se tratar de um transistor digital, mas encontrei uma possível fuga entre base e coletor e entre base e emissor, novamente, possivelmente minha análise dele está incorreta. Na parte de diodos encontrei o D5103 com fuga, os diodos D5105, D5104, D5102, D5101 e D5121 estão sem fuga.

Link para o comentário

@ohm Olá. Um dos RDN está com fuga no diodo interno dele, o outro não, mas o que não tem fuga no diodo ao ser armado, não demora 2s e ele já começa a subir a resistência novamente, eu vi no datasheet e acho que pode ser por que o VDS dele é de 10v, enquanto que no MDF8N60 que eu tenho aqui é igual ao seu próprio VGS que é 3v. Eu creio que seja por isso que o mosfet não fique armado, mas não tenho certeza. Eu utilizei um multímetro analógico.image.png.259b8061cfad48b44b4b2f12700d920b.png

image.thumb.png.64b25ef0140d0ac324db70f073faef4a.png

Link para o comentário

@ohm Boa noite. As tensões agora parecem estar OK. -28.4v e 30v, o DCDET está em 4.8v, mas o som ainda dá F61 aleatoriamente, não sei o motivo, ele funciona, sai som, ao desligar e ligar de novo um tempo depois ele pode dar F61 ou não. O conector do auto falante pode ter algo haver com isso? Ele está com mau contato para detectar o fio do auto falante, mas nunca vi dar F61 por causa disso.

Link para o comentário

@MarceloRibeiroF94 que bom que tivemos progresso. Não esqueça de mencionar as pecas que foram trocadas ate agora para ajudar outros.

O eletro ventilador dele está funcionando normalmente?

20 horas atrás, MarceloRibeiroF94 disse:

O conector do auto falante pode ter algo haver com isso?

não.

Verifique integridade de q5103, q5104, r5413, r5313, r5111,  e na outra placa, q2948, q2949.

Link para o comentário

@ohm O ventilador só liga quando aumenta o volume 30+, abaixo disso ele se mantém desligado, pode ser que quando fechar o rádio ligue com o volume menor, mas não sei ao certo. Troquei o RDN100 (Q5102) responsável pela tensão negativa do amplificador, o diodo zener D5103 de 3.9v e o zener D5108 de 5.7v. Vou verificar os componentes e retorno. Quando dá F61 o amplificador não gera PWM, como eu não tenho osciloscópio, verifico se tem PWM quando a tensão que sai do amplificador fica "infinita" no multímetro, esse método aparentemente funciona, mas não posso confirmar pela falta do osciloscópio. 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...